Connect with us

POLÍTICA

“A atenção básica tem que alcançar ainda mais os que precisam dela”, diz Ireuda Silva

Published

on

“A atenção básica tem que alcançar ainda mais os que precisam dela”, diz Ireuda ao instituir Frente Parlamentar em Defesa da Saúde

Salvador ganhou mais um importante mecanismo na busca por mais políticas públicas e melhorias na qualidade da saúde pública. Foi instituída na manhã desta sexta-feira (06) a Frente Parlamentar em Defesa da Saúde, na Câmara Municipal de Salvador, após projeto da vereadora Ireuda Silva (Republicanos). Na ocasião, também foram empossados dirigentes de entidades civis.

“Nós sabemos o que temos que fazer, que é fortalecer as ações para melhorar a saúde”, afirmou Ireuda, acrescentando que “a atenção básica é fundamental e precisa alcançar ainda mais os que precisam dela” e, neste sentido, defendeu “a união do Estado e do Município” para aprimorar o sistema como um todo.

Desde o início do mandato, Ireuda tem se notabilizado por seu trabalho em defesa da mulher, no combate ao racismo e a todos os tipos de intolerância e discriminação. Além disso, com um trabalho social amplo e reconhecido por toda a sociedade e a classe política, a republicana acredita que não dá para querer cuidar das pessoas mais necessitadas sem deitar um olhar especial à saúde – um dos principais problemas enfrentados pelos brasileiros.
Para se ter uma ideia, o Brasil ficou em 89º lugar em uma pesquisa sobre a qualidade o acesso à saúde, muito abaixo de países como Argentina e Uruguai, apenas para citar exemplos da América Latina.

Agora, está prestes a perder o selo de erradicação do sarampo por conta da incidência de novos casos nos últimos meses. “É óbvio dizer que quem está sofrendo com isso não são os ricos, mas aqueles mais pobres, de baixa renda, as mulheres e os negros. No Brasil, a falta de acesso à saúde e a má qualidade do serviço existente são retratos da exclusão social e uma linha divisória entre os mais pobres e os mais ricos”, avalia Ireuda.

No projeto original, apresentado na Câmara de Salvador, a republicana afirma que “se faz necessária a Frente para que possa contribuir com a defesa da saúde municipal, através da criação de novas políticas públicas, bem como o aperfeiçoamento das já existentes, além de exercer a fiscalização do serviço de saúde de nosso Município, sendo que todas as atividades serão desenvolvidas respeitando a competência da cidade”.

Além disso, “a Frente Parlamentar será um espaço de interlocução entre os vereadores e a sociedade civil, dentre outras pessoas interessadas em contribuir com o desenvolvimento da saúde, com o objetivo de efetivar o direito à saúde do cidadão”.

O novo colegiado será presidido pela própria Ireuda e terá a vereadora Marta Rodrigues na vice, que destacou “precarização da saúde com o desmonte do SUS, o que “acaba sobrecarregando as Unidades de Pronto Atendimento e os hospitais”.

Na mesa, o vereador Luiz Carlos (Republicanos) parabenizou a iniciativa de Ireuda, afirmando que o projeto já está dando resultados. “A Frente Parlamentar surgiu há pouco tempo e mesmo com esse pouco tempo já tem dado bastante resultado. Estou no meu segundo mandato na Câmara e digo que o segredo para ter bons resultados é ouvir a população. Com certeza estarei à disposição para juntos unirmos forças e resolvemos os problemas da saúde de nossa cidade”, disse.

Por sua vez, a vereadora Aladilce Souza ressaltou o caráter apartidário da Frente. “Nosso objetivo é unir as agremiações partidárias em defesa da saúde e reforçar a fiscalização das políticas de saúde”, disse.
A cerimônia contou ainda com Danilo Farias, representante do secretário de Saúde de Salvador, Léo Prates. Também fez parte da mesa de trabalho o presidente do Sindicato das Empresas do Segmento Óptico e Optométrico do Estado da Bahia, Juarez Gonçalves da Hora.

Por fim, foram empossados dirigentes da Associação Baiana das Pessoas com Doença Falciforme, da Associação dos Renais Crônicos da Bahia, dos Lúpicos Organizados da Bahia, da Associação dos Transplantados da Bahia, do Instituto Vencendo o Câncer, da Associação dos Renais Crônicos de Salvador, dentre outras entidades civis.

Faça um comentário

O maior Portal de Notícias e Entretenimento de Cajazeiras e região. O que você gostaria de saber "A gente mostra todo mundo vê"

POLÍTICA

Eleições 2020: Fala Cajazeiras irá divulgar Agenda dos Candidatos do bairro

Published

on

Foto: Reprodução Internet

Com a intenção de deixar os eleitores de Cajazeiras e região bem informados sobre as Eleições 2020 no bairro, o Portal Fala Cajazeiras inicia em outubro o Programa Cajazeiras Politica 2020. A inciativa vai contar com uma séria de ações referente à política na região sempre com temas diversos.

A equipe de jornalismo vai noticiar as principais informações sobre os candidatos do bairro, assim como os Vereadores que atuam na região e estão tentando a reeleição.

AGENDA POLÍTICA – Toda a semana a partir do dia 27 de setembro, período que inicia oficialmente a Campanha Eleitoral 2020, agenda política dos candidatos será divulgada na Categoria Eleições 2020 em Cajazeiras dentro do site Fala Cajazeiras.

ENTREVISTAS E LIVES – Uma série de entrevistas com os candidatos da região está prevista para acontecer durante o período da campanha eleitoral. Ainda sem dia definido as entrevistas acontecerão de forma on-line e possivelmente presencial, seguindo todos os protocolos de segurança

BOLETINS DIÁRIOS – As eleições 2020 em Cajazeiras, vai contar também com Boletins informativos com conteúdo relevante a politica na região para deixar o eleitor sempre bem informado sobre os eventos políticos em Cajazeiras.

A edição especial da editoria de política do site Fala Cajazeiras, vai deixar os eleitores bem informados, e preparados para tomar a decisão certa nas urnas.

Faça um comentário
Continue Reading

POLÍTICA

Ciro elogia DEM e chama ACM Neto a construir “centro político” para disputa nacional em 2022

Published

on

Foto: Reprodução Internet

O presidente nacional do PDT, Ciro Gomes, elogiou o DEM, partido presidido pelo prefeito de Salvador, ACM Neto, e conclamou o democrata a cumprir uma liderança nacional e auxiliar na construção de um centro político como alternativa eleitoral em 2022 no Brasil.

Segundo o pedetista, a aliança entre DEM e PDT na capital baiana “vai valer como uma semente de uma construção que não é fácil, mas absolutamente grave e necessária para o Brasil”.

Ciro participou virtualmente na manhã desta segunda-feira, 14, da convenção municipal do PDT. A chapa apoiada por Neto será formada pelo vice-prefeito Bruno Reis (DEM) e a ex-secretária municipal de Promoção Social Ana Paula Matos (PDT).

“Precisamos construir um projeto alternativo a essa quadra de desmantelo, entreguismo, destruição das nossas riquezas. Tudo isso exige que os homens públicos deixam um pouco as suas diferenças de lado para construir uma saída alternativa, dizendo como vamos salvar a economia brasileira”, discursou Ciro, candidato derrotado na eleição presidencial de 2018.

Ao elogiar o DEM, Ciro disse que a legenda “tende a se alinhar nos grandes momentos às forças progressistas” e que “às vezes as pessoas usam a superfície” para criticar a sigla. O pedetista citou ainda o ex-senador Antônio Carlos Magalhães, um “velho amigo”, apesar dos desentendimentos.

Sobre a aliança, Ciro afirmou: “Estamos fazendo história em Salvador. Espero que o povo de Salvador possa entender, com a generosidade que lhe é característica”. “Temos a convicção de que Salvador tem hoje uma administração bem avaliada pelo povo, uma das melhores das capitais de todo o Brasil. Não podemos deixar que isso dê para trás por demagogia política, por ódio ou radicalismo. Se alguém tem moral para oferecer uma coisa nova, é aquele que entregou”, disse.

Faça um comentário
Continue Reading

POLÍTICA

Neto exalta Republicanos e fala em parceria por avanços em Salvador

Published

on

“Terei o cuidado para não envolver política com os assunstos institucionais da prefeitura”, Foi com essa frase que o prefeito ACM Neto iniciou o discurso sobre a parceria do DEM com o Republicanos. Neto afirmou que o partido sempre foi um parceiro do DEM nos projetos de avanços para Salvador.

“As transformações na cidade têm a participação do Republicanos. É um sonho construído desde 2008, oportunidade que eu não consegui chegar à prefeitura”, ressaltou.

Neto destacou ainda os deputados Márcio Marinho, vice-presidente do Republicanos, e João Roma, também do partido, como as grandes lideranças nos projetos para Salvador, em Brasília.

“As posições se revezam na política e o que importa é o objetivo comum. Esse é o espírito do Republicanos. O poder tem que ser instrumento para transformar a vida das pessoas e o partido foi imprescindível nesse trabalho”, pontuou.

Faça um comentário
Continue Reading

AS MAIS LIDAS DA SEMANA

error: Copyright © - Grupo Fala Cajazeiras ®