Connect with us

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Águas Claras e Castelo Branco voltam a ter medidas restritivas

Published

on

Foto: Reprodução Internet

Os bairros de Águas Claras e Castelo Branco voltarão a passar por medidas de restrição para combate ao novo coronavírus a partir deste domingo (30), pelo prazo inicial de sete dias. O anúncio foi feito pelo prefeito ACM Neto na manhã de hoje (28), durante a entrega da requalificação da Prainha do Lobato.

Na ocasião, o prefeito comunicou ainda a prorrogação das operações regionalizadas em Plataforma e Santa Cruz. Já Pernambués, São Cristóvão e Nordeste de Amaralina ficarão com o horário do comércio reduzido. As ações terão duração de pelo menos mais uma semana.

“Estabelecemos no Nordeste de Amaralina uma regra que testamos ao longo da última semana e que consideramos que deu certo. Além de ações de proteção à vida da Prefeitura, delimitamos no bairro o horário de funcionamento das atividades econômicas, das 10h às 16h, para não proibir o dia inteiro. Só que a localidade ainda não reduziu o número de casos de Covid-19 e tem registrado 33% de casos positivos todos os dias através dos testes rápidos realizados”, afirmou ACM Neto.

“Agora, vamos incluir nesse padrão, nessa nova metodologia testada e aprovada no Nordeste de Amaralina, os bairros de São Cristóvão, onde o índice de casos positivos chegou a 32% dos testes rápidos, e Pernambués , que registrou 28% de casos positivo. Essas duas regiões, que estavam com comércio inteiramente fechados, passarão a ter abertura das atividades econômicas das 10h às 16h”, acrescentou o chefe do Executivo municipal.

Vale reforçar que o funcionamento do comércio no Nordeste de Amaralina, São Cristóvão e Pernambués deve respeitar também o que determinado pelos protocolos gerais e setoriais. Por exemplo, bares e restaurantes continuarão abrindo a partir de meio-dia. Só que, ao invés de encerrar o expediente às 23h, esses espaços terão que fechar às 16h.

Retornos – Águas Claras e Castelo Branco novamente entrarão nas medidas de apoio e proteção à vida, devido ao grande aumento de casos de contaminação de coronavírus. “Nos últimos sete dias, o bairro que mais teve casos da doença em Salvador foi Águas Claras, que ficou à frente de Pernambués. Castelo Branco está na terceira posição”, explicou o prefeito.

Águas Claras soma 1.385 casos da Covid-19, sendo 830 somente em agosto. Nos últimos 30 dias, foram contabilizados 861 casos e, nos últimos sete dias, 108. Castelo Branco, por sua vez, alcançou a marca de 919 casos da doença, sendo 386 apenas neste mês. Nos últimos 30 dias, a localidade obteve 403 casos confirmados e, nos últimos sete dias, 88.

Restrições plenas – Portanto, Águas Claras, Castelo Branco, Plataforma e Santa Cruz estarão com restrições plenas. Nem as atividades liberadas para reabrir nas fases um e dois da retomada podem funcionar presencialmente. Ou seja, restaurantes e bares, por exemplo, não podem reabrir, a não ser com sistema delivery. Só podem funcionar presencialmente atividades essenciais, a exemplo de supermercados, panificadoras, farmácias, bancos e açougues, entre outros.

Além disso, em todos os bairros com medidas restritivas regionalizadas serão feitas as ações de proteção à vida, envolvendo a distribuição de máscaras de proteção para a comunidade e de cestas básicas para ambulantes e feirantes, realização de testes rápidos para detecção do coronavírus, medição de temperatura, higienização de ruas, combate ao mosquito Aedes aegypti e assistência social através do Cras Itinerante.

Faça um comentário

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Testagem para Covid-19 nas escolas estaduais do subúrbio chega na reta final

Published

on

Foto: Reprodução

A aplicação dos testes para o novo coronavírus nas escolas estaduais do Subúrbio Ferroviário de Salvador chega nos últimos dias, com a realização do procedimento pelos profissionais de saúde até quinta-feira (24). Nesta segunda-feira (21), a testagem contemplou os estudantes, professores e funcionários do Colégio Estadual de Praia Grande e do Colégio Estadual Nelson Mandela, localizados no bairro de Periperi. A iniciativa integra a segunda etapa do projeto desenvolvido pelo Governo do Estado, envolvendo 28 escolas localizadas na região. 

O estudante Erik Santos, 20, 8º ano, foi cedo ao colégio onde estuda para fazer seu teste. “Esta iniciativa é muito importante para testarmos se estamos ou não contaminados, pois muita gente está morrendo de Covid-19. Fiz logo o teste, porque devo cuidar da minha saúde e dos familiares que moram comigo”, afirmou.

Quem também já foi testada para o novo Coronavírus foi a funcionária de apoio do colégio, Renilda Lopes. Para ela, a testagem é essencial neste momento. “É muito importante que os funcionários façam a testagem para que haja mais tranquilidade e segurança no ambiente de trabalho”, salientou. Para o vigilante Wailson dos Santos, que trabalha no Colégio Estadual Nelson Mandela, a testagem foi rápida e eficiente. “Acabei de fazer o meu teste e gostei muito do atendimento, pois não demorou e foi muito simples. Estou muito satisfeito”, revelou.

O coordenador de Projetos para a Educação da SEC, Helder Amorim, fez uma avaliação do processo até o momento. “A comunidade escolar entendeu o chamado do Governo da Bahia e vem comparecendo às escolas envolvidas na testagem. Com isto, teremos uma amostra de como está acontecendo a contaminação pelo novo Coronavírus na população educacional, o que nos ajudará na tomada de decisão sobre a retomada, com maior segurança, do ano letivo, mesmo que a data ainda não tenha sido definida”, afirmou.

Confira o calendário atualizado:
– Nesta terça-feira (22), a testagem acontece no Colégio Estadual Professora Maria Anita, no bairro de Praia Grande e no Colégio Estadual Nossa Senhora de Fátima, no bairro de Periperi.

– Na quarta-feira (23), será a vez do Colégio Estadual Lindenbergue Cardoso, localizado no bairro de Praia Grande e do Colégio Estadual Monteiro Lobato, no bairro Fazenda Coutos. 

– No Alto da Terezinha, haverá testagem apenas no Colégio Estadual Sara Violeta, que atenderá a sua própria comunidade escolar, no dia 24 de setembro.

Faça um comentário
Continue Reading

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Dois jovens são assassinados no Porto Seco Pirajá

Published

on

Foto: Reprodução Internet

Dois jovens foram assassinados nas noite do último sábado (19), no viaduto próximo a Brasil Gás, na Rua da Bolívia, Porto Seco Pirajá. As mortes aconteceram por volta das 20h.

De acordo com informações da Polícia Civil, Alisson dos Santos Ferreira e Emerson Ferreira Dias, ambos com 20 anos, foram baleados por homens a abordo de uma moto. Autoria e motivação serão apuradas pela 2ª DH/Central.

informações do VN

Faça um comentário
Continue Reading

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Testagem para novo coronavírus contempla comunidade escolar em Alto de Coutos

Published

on

Foto: Luiz Carrera

O Alto de Coutos foi o bairro que recebeu, nesta sexta-feira (18), a aplicação dos testes para o novo coronavírus, que vem sendo realizada nas escolas estaduais do Subúrbio Ferroviário de Salvador. Os estudantes, professores e funcionários do Colégio Estadual Ana Cristina Mata Pires foram atendidos na própria unidade escolar, como parte da segunda etapa do projeto desenvolvido pelo Governo do Estado. Na segunda-feira (21), a testagem será no Colégio Estadual Praia Grande, em Paripe, com a própria comunidade escolar.

O professor de Matemática Ivan Velloso afirmou que a iniciativa “é fundamental para a nossa segurança, para a gente ter uma base real de como estamos hoje de saúde. E esta ação da SEC pode nos dar uma base oficial do que está acontecendo com a comunidade em relação ao novo coronavírus”.

Para Eliane de Souza, mãe da estudante do 8º ano do Ensino Fundamental, Edilane Vasconcelos, a ação ameniza as dificuldades promovidas pela pandemia. “Sem muitos recursos, não temos condições de oferecer uma testagem para os nossos filhos e fico muito agradecida da escola nos dar esta oportunidade”.

Atendimento 
A testagem, realizada em parceria entre as secretarias estaduais da Educação e da Saúde (Sesab), ocorre de forma centralizada nas escolas denominadas de polos, nos bairros do Lobato, São João do Cabrito, Plataforma, Itacaranha, Alto da Terezinha, São Tomé de Paripe, Paripe, Coutos, Fazenda Coutos, Alto de Coutos, Periperi, Mirantes de Periperi e Vista Alegre de Coutos. O objetivo é facilitar a ida dos estudantes, professores e funcionários e evitar aglomeração. Para o atendimento, todas as unidades escolares foram preparadas com a higienização do local e disponibilização de álcool em gel e pias com sabão para a lavagem das mãos, além da exigência do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Os professores e demais pessoas a serem testados deverão utilizar máscaras de proteção para o acesso aos locais. Ao entrar, todos são direcionados para a higienização correta das mãos. 

Confira o calendário:
Em Periperi, as escolas receberão suas próprias comunidades escolares. No Colégio Estadual Praia Grande, a testagem será no dia 21 de setembro; no dia 22, no Colégio Estadual Nelson Mandela; já no dia 23 ocorre a testagem no Colégio Estadual Nossa Senhora de Fátima. Já no Colégio Estadual Lindembergue Cardoso, os testes serão no dia 24 de setembro. 

– O Colégio Estadual Maria Anita, escola-polo do bairro Mirantes de Periperi, receberá sua própria comunidade escolar no dia 23 de setembro. 

– No Alto da Terezinha, haverá testagem apenas no Colégio Estadual Sara Violeta, que atenderá a sua própria comunidade escolar, no dia 24 de setembro.

– E em Vista Alegre de Coutos, a escola-polo Colégio Estadual Monteiro Lobato, receberá, também, no dia 24 de setembro, sua própria comunidade escolar.




Faça um comentário
Continue Reading

Publicidade:

Advertisement

politica

AS MAIS LIDAS DA SEMANA

error: Copyright © - Grupo Fala Cajazeiras ®