Connect with us

POLÍTICA

Bruno Reis lidera corrida eleitoral; Veja

Published

on

Foto: Reprodução/A TARDE

O vice-prefeito Bruno Reis (DEM) foi o único candidato a oscilar positivamente acima da margem de erro e lidera a corrida eleitoral em Salvador com 43% das intenções de voto, conforme novo levantamento A TARDE/Potencial Pesquisa, realizado entre os dias 15 e 20 de outubro. Candidato do prefeito ACM Neto (DEM), Bruno tem 49% dos votos válidos. Para vencer no primeiro turno, precisa conseguir nas urnas mais da metade dos votos válidos (excluídos os votos em branco e nulos).

Os outros três candidatos que melhor pontuaram estão empatados tecnicamente. Major Denice (PT) tem 8%, Pastor Sargento Isidório (Avante) aparece com 6% e Olívia Santana (PCdoB), com 5%.

Em seguida, Cezar Leite (PRTB) obteve 2%, enquanto Hilton Coelho (PSOL) e Bacelar (Podemos) tiveram 1%, cada um. Celsinho Cotrim (Pros) e Rodrigo Pereira (PCO) não pontuaram. Os indecisos são 21%, brancos e nulos somam 13% e 1% não quis responder.

Registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº BA-09090/2020, a pesquisa tem margem de erro de 3,46 pontos percentuais.

Esta é a primeira rodada da pesquisa realizada depois do início da campanha e da propaganda eleitoral. No primeiro levantamento, Bruno apareceu com 35% das intenções de voto, Sargento Isidório e Olívia Santana com 10% cada, e Major Denice (PT) tinha 7%.

Para o estatístico e especialista em marketing eleitoral Zeca Martins, sócio da Potencial Pesquisa, Bruno tem obtido êxito em se apresentar ao eleitorado como aquele que dará prosseguimento à atual administração municipal, bem avaliada por 70% da população. “A percepção das pessoas é de que vai existir essa continuidade. É como se fosse uma reeleição”, compara.

“Bruno cresceu de uma pesquisa para outra. Foi a única oscilação que mudou de patamar, e positivamente. Esse resultado não dá vitória no primeiro turno, mas está bem próximo. Está no limite de ter ou não (segundo turno). É um cenário bem difícil para os adversários, que terão que entender os melhores caminhos para aumentar o voto”, completa.

O levantamento também revela, destaca o diretor da Potencial, a dificuldade de Denice, candidata do governador Rui Costa (PT), em assumir o posto de adversária do vice-prefeito em um eventual segundo turno. “Até então, ela não conseguiu se deslocar daquele grupo para ser a pessoa que disputaria um segundo turno”, diz Martins.

Além de crescer oito pontos percentuais na estimulada, Bruno subiu ainda mais na espontânea – quando não são mencionados os nomes dos postulantes – passando de 21% em setembro para os atuais 36%. Ao mesmo tempo, houve recuo de 44% para 32% dos indecisos, o que sugere que uma larga fatia daqueles que não tinham candidato estão aderindo à candidatura do democrata. Além disso, Neto foi citado somente por 1% dos entrevistados, quando na rodada anterior foi a opção de 5% das pessoas ouvidas.

Entre os postulantes, o vice-prefeito é ainda o que tem o maior potencial eleitoral, já que 56% dos entrevistados responderam que com certeza votariam ou poderiam votar nele para prefeito. Aliado a isso, figura como aquele com menor rejeição – 27% afirmaram que não votariam nele de forma alguma.

A segunda rodada da pesquisa reforça que Isidório e Bruno são os dois candidatos mais conhecidos, com taxas de desconhecimento, respectivamente, por 12% e 16% do eleitorado. Em sua primeira disputa eleitoral, Denice conseguiu se tornar mais conhecida, com resultados semelhantes a Olívia Santana e Hilton Coelho. Responderam que não conhecem suficientemente a major 32% dos entrevistados, mesmo índice da deputada do PCdoB. Em relação ao psolista, 31% disseram não conhecê-lo bem.

Tão conhecido quanto Bruno, Isidório continua, por outro lado, sendo o candidato com maior rejeição. Entre os entrevistados, 68% disseram que não votariam no pastor de jeito nenhum

Regiões

Das 10 áreas pesquisadas, o candidato do DEM lidera com folga em nove, empatando tecnicamente com Isidório em Valéria, onde o vice-prefeito tem 29% das intenções de voto e o deputado, 25%. A região, no entanto, representa somente 3% do eleitorado da capital baiana.

A divisão territorial foi a mesma das prefeituras-bairro: Brotas/Centro, Subúrbio/Ilhas, Cajazeiras, Itapuã/Ipitanga, Cidade Baixa, Barra/Pituba, Liberdade/São Caetano, Cabula/Tancredo Neves, Pau da Lima e Valéria.

Bruno obteve seus maiores percentuais em Pau da Lima (56%) e Cajazeiras (55%), regiões que representam, respectivamente, 7% e 6% do eleitorado. Foi também em Cajazeiras que Denice teve seu melhor resultado, sendo mencionada por 18% dos entrevistados. Na Barra/Pituba, Olívia e Cezar conseguiram seus melhores índices, com 10% e 6% das intenções de voto na região, respectivamente.

Bacelar se saiu melhor em Cabula/Tancredo Neves, com 4%. Hilton ficou com 2% dos votos na Cidade Baixa e em Itapuã/Ipitanga. Celsinho, por sua vez, só pontuou em duas áreas, com 2% em ambas – Cajazeiras e Itapuã/Ipitanga. E o candidato do PCO foi citado somente por 2% dos entrevistados da Cidade Baixa.

Segmentos

Apesar de liderar entre mulheres e homens, é no eleitorado feminino que Bruno pontua melhor. Ele tem 47% das intenções de voto entre as mulheres e 37% entre os homens.

O vice-prefeito fica em primeiro em todos as faixas etárias, sempre com percentuais na casa dos 40%. Enquanto quase todos os postulantes pontuam de forma equilibrada entre as diferentes idades, o eleitorado de Olívia se concentra entre os mais jovens. A comunista pontua com 13% no grupo entre 16 e 24 anos, 4% entre 25 e 44 anos, 2% na faixa entre 45 e 59 anos e 1% no segmento com 60 anos ou mais.

Faça um comentário

O maior Portal de Notícias e Entretenimento de Cajazeiras e região. O que você gostaria de saber "A gente mostra todo mundo vê"

POLÍTICA

Marcelle Moraes denuncia utilização de gato para churrasco

Published

on

Foto: Antonio Queirós

A vereadora Marcelle Moraes (DEM) pediu a mobilização de autoridades da Prefeitura de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, para apuração do fato e adoção de medidas urgentes diante de um suspeito de assar um gato para comer. Segundo a vereadora, a prática teria sido publicada em rede social por um grupo de amigos e infringe as leis ambientais.

“Fiquei horrorizada porque, ao falar com o provável autor do crime, ele se fez de desentendido e vítima, alegando que a minha indignação não é válida. Um absurdo. Além disso, outros internautas curtiram e comentaram a ação criminosa sem nenhum escrúpulo e amor à vida de um ser indefeso. Onde vamos parar?”, questionou Marcelle.

A parlamentar já mobiliza a esfera jurídica a fim de punir os responsáveis e pede apoio da população para que, caso tenham conhecimento das imagens e dos participantes, busquem o gabinete na Câmara Municipal de Salvador para informar. “Não vou deixar isso em branco, vamos colocar ele na cadeia”, finalizou.




Faça um comentário

Continue Reading

POLÍTICA

Câmara de Salvador manifesta apoio aos trabalhadores da Ford

Published

on

Foto: Reprodução

Em nome da Câmara Municipal de Salvador, o presidente Geraldo Júnior (MDB) manifesta apoio incondicional de todos os vereadores aos trabalhadores e trabalhadoras da fábrica da montadora de veículos Ford pelo “ato unilateral e desrespeitoso da referida empresa de fechar repentinamente suas fábricas no Brasil, especialmente no município de Camaçari, o que causará prejuízos incalculáveis a nossa economia, com efeitos graves diretos na empregabilidade da população baiana e reflexos no setor social”.

O presidente da Casa destaca que no Brasil, agravado pela pandemia do novo coronavírus, o desemprego vem alcançando o índice 14% da população economicamente ativa, o que representa mais de 14 milhões de brasileiros desempregados, aumentando ainda mais o fosso social e as desigualdades entre a população.

“Não podemos aceitar passiva e pacificamente que uma fábrica, que foi beneficiada por isenções diversas desde 2001, feche suas portas sem o menor respeito às instituições públicas e, principalmente, aos trabalhadores diretos e indiretos que dependem daquele parque fabril para sobreviverem”, diz.

Geraldo Júnior ainda destaca a importância de o Congresso Nacional debater e apresentar ao país uma reforma tributária séria e integrada com os diversos setores econômicos, além de normas empresariais modernas e eficientes. “De nada adiantam reformas isoladas, a exemplo da trabalhista e previdenciária, se não forem realizadas de modo integrativo e transversalizado”, frisa.

“A Câmara Municipal de Salvador se coloca claramente a favor dos trabalhadores e trabalhadoras que terão seus empregos suprimidos por uma política nefasta e desrespeitosa dessa empresa multinacional, que deve muito à Bahia e ao Brasil, pelos grandes benefícios que se serviu por duas décadas”, conclui.




Faça um comentário

Continue Reading

POLÍTICA

Alan Sanches pede abertura do plenário da Alba para sessões presenciais

Published

on

Foto: Reprodução

Com as atividades presenciais suspensas desde abril por conta da pandemia do coronavírus, a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) tem operado de forma remota inclusive para sessões especiais e votações.

Com a iminência da chegada de uma vacina, o deputado estadual Alan Sanches (DEM), pediu que a Casa considere a reabertura do plenário para as próximas sessões.

“Defendo que está na hora da Assembleia Legislativa retornar às atividade presenciais. Claro que respeitando as regras sanitárias e colocando a participação virtual dos que estejam no grupo de risco, bem como da imprensa e dos assessores, para não causar aglomeração e elevar as estatísticas, que não é nossa intenção. Mas fazer jus ao papel que nos foi confiado quando fomos eleitos”, disse o democrata.

Sanches justificou ainda que alguns dos colegas de plenário tem frequentado ambientes como bares e restaurantes que abriram com protocolos sanitários e, portanto, poderiam fazer o mesmo nas sessões presenciais.

“Penso que precisamos retornar ao plenário da casa. Existem muitos temas que necessitam de amplos debates, que trazem o amadurecimento dos temas e refletindo em decisões importantes que beneficiam a nossa população”, concluiu.




Faça um comentário

Continue Reading

Publicidade:

Advertisement

politica

AS MAIS LIDAS DA SEMANA

error: Copyright © - Grupo Fala Cajazeiras ®