Connect with us

POLÍTICA

Câmara aprova reforço de R$ 30 mi no combate à Covid-19

Published

on

Foto: Reginaldo Ipê

A Prefeitura Municipal de Salvador terá o reforço de aproximadamente R$ 30 milhões no combate ao novo coronavírus, causador da Covid-19. O Projeto de Lei nº 105/20 com este teor, de autoria do Executivo, foi aprovado por unanimidade pela Câmara, em votação semipresencial, na manhã desta segunda-feira (18). Para acompanhar a aplicação desse recurso na saúde, a Casa criará uma comissão suprapartidária para fiscalizar o direcionamento da verba remanejada da operação de crédito junto à Corporação Andina de Fomento (CAF). A bancada de oposição propôs uma emenda para criar o colegiado fiscalizador.

Ainda na sessão ordinária por videoconferência conduzida pelo presidente Geraldo Júnior (MDB), os vereadores aprovaram 53 indicações com o tema coronavírus, conforme acordo da Ordem do Dia. Cinco vetos do prefeito que sobrestavam a pauta foram mantidos.

Os vereadores aprovaram ainda, por unanimidade, o Projeto de Lei nº 104/20, de autoria do Executivo. A matéria prorroga o abono mensal dos Agentes de Suporte Operacional e Administrativo, em extinção, na área de qualificação de Suporte de Serviços de Copa e Cozinha e dos Profissionais de Atendimento Integrado na Área de Qualificação de Médico, com carga horária de 20 horas semanais, que percebem vencimento na tabela salarial de 20 horas.

Debate

“Temos que criar uma comissão especial suprapartidária para acompanhar a aplicação dos recursos da CAF na saúde”, afirmou o vereador Sidninho (Podemos), líder do bloco de oposição na Câmara. A emenda foi endossada pelos vereadores Edvaldo Brito (PSD), Marta Rodrigues (PT), Marcos Mendes (PSOL), Sílvio Humberto (PSB) e Aladilce Souza (PCdoB).

“Temos que ter muito cuidado com a aplicação dos recursos públicos”, afirmou Edvaldo Brito. Conforme Sílvio Humberto, “a emenda é para garantir a transparência, pois temos que fiscalizar, que é o nosso papel constitucional”.

Segundo Marta Rodrigues, o projeto do Executivo deveria ter um plano de ação sobre a aplicação dos recursos contratados junto à CAF. “A emenda é para garantir a aplicação dos recursos dentro de um plano de ação de combate à Covid-19”.

Mesmo entendimento foi ressaltado pela colega Aladilce Souza. “Não podemos dar um cheque em branco ao Executivo. Tem que ter um plano de ação de aplicação desses recursos”, defendeu.

Já o vereador Marcos Mendes alertou para o uso indevido de recursos públicos na saúde, conforme vem mostrando o noticiário, aproveitando a pandemia. “Temos preocupação, sim, com o que será feito com o dinheiro da CAF”.

No entendimento do vereador Claudio Tinoco (DEM), a Casa já fiscaliza o Executivo por meio da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização.

Ainda na sessão ordinária, o vereador Cezar Leite (PRTB) destacou a atuação dos pares de forma suprapartidária na aprovação das matérias para combater a propagação do novo coronavírus em Salvador.

O vereador Sérgio Nogueira (PSDB) também ressaltou a aprovação das matérias que vão ajudar no combate à Covid-19. Ele subiu à tribuna do Plenário Cosme de Farias para defender o prefeito ACM Neto, visto pelo mesmo como “o melhor prefeito do Brasil”.

Faça um comentário

POLÍTICA

Eleições 2020: Fala Cajazeiras irá divulgar Agenda dos Candidatos do bairro

Published

on

Foto: Reprodução Internet

Com a intenção de deixar os eleitores de Cajazeiras e região bem informados sobre as Eleições 2020 no bairro, o Portal Fala Cajazeiras inicia em outubro o Programa Cajazeiras Politica 2020. A inciativa vai contar com uma séria de ações referente à política na região sempre com temas diversos.

A equipe de jornalismo vai noticiar as principais informações sobre os candidatos do bairro, assim como os Vereadores que atuam na região e estão tentando a reeleição.

AGENDA POLÍTICA – Toda a semana a partir do dia 27 de setembro, período que inicia oficialmente a Campanha Eleitoral 2020, agenda política dos candidatos será divulgada na Categoria Eleições 2020 em Cajazeiras dentro do site Fala Cajazeiras.

ENTREVISTAS E LIVES – Uma série de entrevistas com os candidatos da região está prevista para acontecer durante o período da campanha eleitoral. Ainda sem dia definido as entrevistas acontecerão de forma on-line e possivelmente presencial, seguindo todos os protocolos de segurança

BOLETINS DIÁRIOS – As eleições 2020 em Cajazeiras, vai contar também com Boletins informativos com conteúdo relevante a politica na região para deixar o eleitor sempre bem informado sobre os eventos políticos em Cajazeiras.

A edição especial da editoria de política do site Fala Cajazeiras, vai deixar os eleitores bem informados, e preparados para tomar a decisão certa nas urnas.

Faça um comentário
Continue Reading

POLÍTICA

Ciro elogia DEM e chama ACM Neto a construir “centro político” para disputa nacional em 2022

Published

on

Foto: Reprodução Internet

O presidente nacional do PDT, Ciro Gomes, elogiou o DEM, partido presidido pelo prefeito de Salvador, ACM Neto, e conclamou o democrata a cumprir uma liderança nacional e auxiliar na construção de um centro político como alternativa eleitoral em 2022 no Brasil.

Segundo o pedetista, a aliança entre DEM e PDT na capital baiana “vai valer como uma semente de uma construção que não é fácil, mas absolutamente grave e necessária para o Brasil”.

Ciro participou virtualmente na manhã desta segunda-feira, 14, da convenção municipal do PDT. A chapa apoiada por Neto será formada pelo vice-prefeito Bruno Reis (DEM) e a ex-secretária municipal de Promoção Social Ana Paula Matos (PDT).

“Precisamos construir um projeto alternativo a essa quadra de desmantelo, entreguismo, destruição das nossas riquezas. Tudo isso exige que os homens públicos deixam um pouco as suas diferenças de lado para construir uma saída alternativa, dizendo como vamos salvar a economia brasileira”, discursou Ciro, candidato derrotado na eleição presidencial de 2018.

Ao elogiar o DEM, Ciro disse que a legenda “tende a se alinhar nos grandes momentos às forças progressistas” e que “às vezes as pessoas usam a superfície” para criticar a sigla. O pedetista citou ainda o ex-senador Antônio Carlos Magalhães, um “velho amigo”, apesar dos desentendimentos.

Sobre a aliança, Ciro afirmou: “Estamos fazendo história em Salvador. Espero que o povo de Salvador possa entender, com a generosidade que lhe é característica”. “Temos a convicção de que Salvador tem hoje uma administração bem avaliada pelo povo, uma das melhores das capitais de todo o Brasil. Não podemos deixar que isso dê para trás por demagogia política, por ódio ou radicalismo. Se alguém tem moral para oferecer uma coisa nova, é aquele que entregou”, disse.

Faça um comentário
Continue Reading

POLÍTICA

Neto exalta Republicanos e fala em parceria por avanços em Salvador

Published

on

“Terei o cuidado para não envolver política com os assunstos institucionais da prefeitura”, Foi com essa frase que o prefeito ACM Neto iniciou o discurso sobre a parceria do DEM com o Republicanos. Neto afirmou que o partido sempre foi um parceiro do DEM nos projetos de avanços para Salvador.

“As transformações na cidade têm a participação do Republicanos. É um sonho construído desde 2008, oportunidade que eu não consegui chegar à prefeitura”, ressaltou.

Neto destacou ainda os deputados Márcio Marinho, vice-presidente do Republicanos, e João Roma, também do partido, como as grandes lideranças nos projetos para Salvador, em Brasília.

“As posições se revezam na política e o que importa é o objetivo comum. Esse é o espírito do Republicanos. O poder tem que ser instrumento para transformar a vida das pessoas e o partido foi imprescindível nesse trabalho”, pontuou.

Faça um comentário
Continue Reading

Publicidade:

Advertisement

politica

AS MAIS LIDAS DA SEMANA

error: Copyright © - Grupo Fala Cajazeiras ®