Connect with us

CAJAZEIRAS E REGIÃO

CHIKUNGUNYA: Cresce número de casos em Cajazeiras

Published

on

Os números de Dengue, Chikungunya e Zika são alarmantes na região.

Mesmo com a atenção voltada para o novo coronavírus, Cajazeiras ainda luta contra um antigo inimigo, o mosquito aedes aegypti. Até o dia 04 deste mês, foram notificados 67 casos de Chikungunya. Esses números cresceram mais de 100% se comparado ao mesmo período do ano passado, que só 2 casos foram registrados no bairro.

Na Fazenda Grande 2, moradores da rua Remanescente A, estão sofrendo com a doença no local. Segundo eles, um esgoto a céu aberto seria o criadouro do mosquito na localidade. moradores já tiveram chikungunya, dengue e zika.

Com o período chuvoso e o esgoto correndo a céu aberto, as pessoas estão com medo de novos casos da doença no local. Nas casas todo cuidado é pouco, para eliminar o foco do mosquito em casa, os moradores efetuam rondas diariamente para combater acúmulo de água parada. Além de usar produtos que são usados para que o mosquito não se prolifere.

Sobre o esgoto, procuramos a embasa, em nota a mesma informou, que irá enviar uma equipe para verificação.

ARBOVIROSES

De acordo com a secretaria municipal de saúde, no distrito sanitário de Cajazeiras, até o dia 04 de maio foram notificados 43 casos de Dengue; 67 Chikungunya e 1 caso de Zika. Em 2019, no mesmo período 51 casos de Dengue; 2 casos de Chikungunya e 0 casos de Zika.
As Arboviroses são as doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela,transmitidos pelo mosquito Aedes Aegypti.

COMBATE

Enquanto a solução para a covid é o isolamento, para tratar da dengue e chikungunya é necessário uma aproximação, para que os agentes possam fiscalizar a casa das pessoas, já que 90% dos focos estão dentro das residências. Por isso se faz cada vez mais necessário que as pessoas busquem combater o mosquito, por meio da eliminação dos criadouros nas casas, no trabalho e nas áreas públicas.

Faça um comentário

Publicidade:

Advertisement

politica

Cajazeiras e Região

error: Copyright © - Grupo Fala Cajazeiras ®