Connect with us

CAJAZEIRAS E REGIÃO

CHUVA: Cajazeiras tem 47 ocorrências

Published

on

Nas últimas 72 horas choveu 88,7 mm na região de Cajazeiras.

De acordo com o boletim da Defesa Civil de Salvador (Codesal), atualizado ás 20h, desta quinta(21), Cajazeiras registrou 47 ocorrências por conta das chuvas, entre elas 15 deslizamentos de terra e 14 ameaça de deslizamentos.

Com a mudança no tempo nos últimos dias, a capital baiana já tem acumulado 150 mm de chuva nas recentes 72 horas. Por conta desse volume, as sirenes de alerta e alarme foram acionadas pela Defesa Civil de Salvador (Codesal) em algumas comunidades. A atitude, segundo o diretor da Codesal, Sosthenes Macedo, visa manter as famílias longe do risco de acidentes. “O sistema foi acionado para que as pessoas entendam que devem continuar fora das suas casas por conta do risco de deslizamentos  e desabamentos”, reforçou o gestor. 

De acordo com o aviso meteorológico do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), a previsão do tempo para esta sexta-feira (22) é de céu nublado com chuvas fracas a moderadas, acompanhadas por rajadas de vento a qualquer hora do dia. Haverá risco para alagamentos e deslizamentos de terra na cidade.


No sábado (23), o tempo não ficará muito diferente. A previsão do Cemadec é que o céu permaneça total ou parcialmente nublado com chuvas fracas a moderadas a qualquer hora do dia. Também há o risco de deslizamentos de terra e alagamentos. 

Faça um comentário

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Palco Aberto Boca de Brasa Casa do Sol celebra a arte do Bairro de Cajazeiras.

Published

on

Foto: Divulgação / Casa do Sol

Música, arte, dança e literatura marcam a IIIª Edição do Palco Aberto Boca de Brasa Casa do Sol que acontecerá no dia 05 de dezembro,  às 15h00,  em formato de live no Youtube Espaço Casa do Sol.

Com o tema Navegando pelo Mundo Reconhecendo Nossa História,  a programação conta  com mostra de resultados das oficinas de teatro, voz-violão, dança e percussão do Projeto Adolescente em Arte-Ação. A proposta  tem como desafio unir arte, educação e mobilização social entre os adolescente. Além de formações específicas nas áreas artísticas também trabalharam temáticas como ancestralidade, territorialidade e identidade.

Grupo de Capoeira Angola Mourão – Foto: Divulgação / Casa do Sol

O Palco Aberto Boca de Brasa Casa do Sol pretende dar visibilidade aos artistas periféricos,  principalmente do bairro de Cajazeiras. Haverá a participação do grupo de dança Ballet Style of Dance, fundado em março de 2016, desenvolve um trabalho com temática diversificada e mistura de ritmos. 

Participa desse encontro, o  Balé da Comunidade, que através da dança pretende elevar a autoestima da população. 

O grupo Soul, tá Crew representará o Levante Popular da Juventude.  Formado por mulheres é um espaço de compartilhamento,  conhecimento,   fortalecimento e empoderamento feminino.  O Ballet Centro promete dar  um show de dança e sentimento. Aqui também tem ginga, com o Grupo de Capoeira Angola Mourão, primeiro grupo de Capoeira Angola do bairro de Cajazeiras.

Balé da Comunidade – Foto: Divulgação / Casa do Sol

Arte ancestral e rima andam jutas.  Da Sol contaremos com o Grupo de Samba de Roda  e o Grupo de Poesia Solstício.

Para fechar a programação os jovens MC’s Cretto, Lila Raio do Sol e Nmares  fazem uma apresentação especial cantando juntes,  rimando e refletindo sobre suas realidades enquanto  jovens negros periféricos.

A Casa do Sol Padre Luís Lintner foi contemplada pelo edital Espaço Cultural Boca de Brasa, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador.

Levante Popular da Juventude – Foto: Divulgação / Casa do Sol

 

A Casa do Sol

Instituição sem fins lucrativos que atua em Cajazeiras V e entorno, com a missão de “proporcionar um espaço formativo à população mais desfavorecida do bairro, para que no desenvolvimento pleno de suas capacidades e na conquista da participação e dos direitos sociais, cada pessoa se torne sujeito de transformação e de construção de relações igualitárias”.

Oferece propostas educativas e culturais que potencializam os crescimento harmônico  integral de cada sujeito, buscando desenvolver atitudes responsáveis e comprometidas com a própria família, a comunidade, os mais desfavorecidos, o meio ambiente e o próprio País.

Uma das iniciativas da Casa do Sol é o Projeto Adolescente em Arte-Ação:  Oficinas de teatro, música (percussão, canto, violão), dança contemporânea para adolescentes e jovens entre 12 e 18 anos, com vivências de sensibilização estética, práticas das técnicas artísticas, produção artístico-cultural e educação para o desenvolvimento humano.

 

Boca de Brasa

Desde 2013, a Fundação Gregório de Mattos desenvolve ações que visam a promoção e produção cultural pelos diversos pontos da cidade, no intuito de descentralizar as atividades em Salvador. Criado em 1986, o projeto Boca de Brasa visa fomentar a cultura na periferia, com foco na promoção da cidadania, por meio do incentivo às manifestações artísticas dos bairros da capital baiana. Em 2013, a ação recebeu um novo formato, que contempla oficinas gratuitas de diferentes áreas artísticas, bem como formação de gestores. Até 2016, foram realizadas 21 edições, com público total de 42 mil pessoas, 120 oficinas realizadas e 2.300 agentes culturais atendidos em 20 bairros. Em 2017, a FGM lança o edital Espaços Culturais Boca de Brasa, concedendo aporte financeiro a três propostas voltadas ao aprimoramento, dinamização e/ou ampliação das atividades artístico-culturais desenvolvidas em espaços culturais já existentes. Em 2018, esses espaços funcionaram com atividades financiadas pelo edital, sendo considerados Espaços Culturais Boca de Brasa. Em 2019, em sua segunda edição, o edital premia mais quatro espaços da cidade que recebem aporte financeiro onde eles passam a ser identificados, até o mês de junho 2021, como Espaços Culturais Boca de Brasa.

Serviço:

Palco Aberto Boca de Brasa Casa do Sol

Data:  05 de dezembro de 2020, às 15h

Transmissão no Youtube  Espaço Casa do Sol

 

Contato: Tulani Nascimento – Comunicação + 71 9 86601654




Faça um comentário

Continue Reading

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Hospital do Subúrbio é destaque internacional em gestão

Published

on

Foto: Reprodução Internet

Primeiro estado do país a adotar o modelo de gestão hospitalar por meio da Parceria Público-Privada (PPP), a Bahia reúne até quinta-feira (13) representantes brasileiros e de diversos países da América Latina e Europa para discutir o tema. O seminário internacional acontece em Salvador, no Othon Palace Hotel, para a troca de experiências sobre os avanços e as perspectivas da PPP no mundo.

Segundo o secretário-executivo de PPP do Estado, Rogério Princhak, o Hospital do Subúrbio, cujas obras estão em estágio final, é o destaque da iniciativa, realizada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ministério do Planejamento e governo da Bahia. Construído em regime de PPP, o empreendimento “é o primeiro hospital do Brasil e o segundo no mundo administrado e construído dentro desse modelo”.

Princhak explicou que a partir da adoção desse tipo de parceria o foco deixa de ser a obra pública e passa a ser o cidadão. “Isso porque a remuneração ao privado depende dos indicadores de desempenho e da qualidade do serviço oferecido”, pontuou. Além disso, a PPP permite a agilidade na implantação de projetos, “diante da menor burocracia da gestão”.

“Trata-se do primeiro hospital geral construído na Bahia, depois de 20 anos, voltado à população mais pobre, que desponta como um projeto pioneiro de qualidade e sucesso”, afirmou. Outro destaque apontado pelo secretário com relação ao projeto foi o processo de leilão do hospital. “A Bolsa de Valores só realizava leilões de obras para o governo federal. Portanto, a Bahia foi o primeiro estado brasileiro a fazer uma ação desse tipo, que garante, sobretudo, transparência”, observou.

Para o analista sênior de Investimentos da Corporação Financeira Internacional (IFC), Maurício Ribeiro, o projeto do Hospital do Subúrbio é modelo ainda pela agilidade de sua elaboração. “Foi um completo recorde. Começamos em fevereiro de 2009 e finalizamos para leilão em fevereiro deste ano. Quanto mais agilidade, melhor para a população, que ganha os benefícios em menor tempo”, afirmou durante o primeiro painel realizado dentro do seminário, denominado O Papel dos Multilaterais nas PPPs. Dele participaram também o coordenador de PPP do Fundo de Investimento Multilateral (Fomin), David Bloomgarden, e o gerente do BID do Haiti, Agustín Aguerre.

Projeto da BA-093

O analista destacou o projeto da BA-093 (conjunto das rodovias que servem à Região Metropolitana de Salvador, como a CIA-Aeroporto e a Via Parafuso). De acordo com ele, foi o leilão rodoviário mais competitivo, desde 2007, reunindo nove concorrentes e resultando numa tarifa com redução de deságio de 30,77%, “uma das baixas já obtidas também desde 2007”.

Ribeiro disse que todos os projetos na Bahia desenvolvidos em PPPs passam por uma série de estudos de engenharia, socioambientais e balanços técnicos, com aporte de assessorias jurídicas, para resultar em editais competitivos. “A prioridade é disseminar melhores práticas tanto nos editais quanto nos contratos, observando os benefícios à população de baixa renda e contribuindo para as questões climáticas”, explicou.




Faça um comentário

Continue Reading

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Codecon fiscaliza comércio em função da Black Friday

Published

on

Foto: Bruno Concha/Secom

Para que os consumidores tenham seus direitos assegurados durante o período da Black Friday, a Diretora de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) está realizando uma operação fiscalizatória. A data oficial deste evento comercial, marcado pelos grandes descontos nos preços dos produtos, é nesta sexta-feira (27).

O objetivo da operação é a realização de tomadas de preços nos estabelecimentos que comercializam materiais eletrônicos e eletrodomésticos nos principais centros de compras e estabelecimentos que integram o comércio de rua de Salvador. Quatro equipes de fiscais atuaram neste período lavrando relatórios com assinaturas dos fiscais e dos representantes das empresas inspecionadas para a comprovação da visita além da verificação dos preços praticados nos produtos.

A partir daí haverá a conferência dos preços para apurar se de fato houve a redução durante a Black Friday. Desta forma, se ficar constatado que os valores dos produtos sofreram aumento ou continuaram os mesmos praticados, a empresa deverá ser autuada. A prática será considerada ofensa às leis consumeristas.




Deverão ser autuadas as empresas que colocarem no mercado de consumo um serviço em desacordo com a legislação, em decorrência dos artigos que preceituam a publicidade enganosa e ausência de preços, conforme preceitua o disposto do artigo 31 e o artigo 37 do Código de Proteção e Defesa do Consumidor (CDC).

Os consumidores que notarem qualquer irregularidade em uma relação de consumo na cidade podem entrar em contato com a Codecon para efetuar denúncia. O registro pode ser efetuado através do Fala Salvador, no telefone gratuito 156, ou do aplicativo Codecon Mobile

Faça um comentário

Continue Reading

Publicidade:

Advertisement

politica

AS MAIS LIDAS DA SEMANA

error: Copyright © - Grupo Fala Cajazeiras ®