Conecte-se conosco

MOBILIDADE

Falta de informação sobre linhas de ônibus causa prejuízo

Publicado a

em

onibus
Foto: Reprodução Internet

As mudanças no itinerário de 22 linhas de ônibus, que passavam pelo corredor exclusivo da Ligação Iguatemi-Paralela (LIP), geraram transtornos para os usuários do transporte público, nesta segunda-feira, 6, primeiro dia após a interdição da via. A ausência de informação sobre o ponto de parada das linhas foi o problema destacado pelos passageiros.

O aposentado Eládio de Souza, 67 anos, foi pego de surpresa com a mudança. Após passar cerca de 40 minutos no ponto da praça Newton Rique, foi informado pela reportagem de A TARDE, que estava no ponto errado.

“Não tem um papel dizendo os ônibus que param aqui e quais não. Falta alguém pra chegar e informar direito. Fiquei quase 40 minutos aqui esperando. Ainda bem que sou aposentado, porque se trabalhasse, teria prejuízos”.

No caso dele, o ônibus pretendido era com destino para a Pituba, que poderia ser: 1611 – Paripe x Pituba, 1616 – Plataforma x Pituba, 1634 – Alto de Coutos x Pituba e 1644 – Base Naval x Pituba, que param no ponto do Centro Empresarial Iguatemi.

Assim como Eládio, Marcos Roberto Santos, 52 anos, também esperou pelo coletivo no ponto errado. “A mudança é até aceitável, porque é para uma melhorar, mas em relação a informação, não é suficiente, poderia estar melhor organizado. Só descobri hoje sobre a interdição. Vim pelo metrô, passei lá e o acesso estava fechado. Vim para cá e não achei ninguém para dar informação”.

Marcos Roberto esperou por 50 minutos no ponto da praça Newton Rique por um ônibus para a Pituba que só está parando no Centro Empresarial Iguatemi. Ele, também, só foi informado pela equipe do A TARDE.

Adaptação

Para o secretário de Mobilidade de Salvador (Semob), Fábio Mota, é normal que esse impacto aconteça, no início, mas a mudança é necessária para finalização das obras do BRT. Ele também acredita que até o final da semana as pessoas estarão adaptadas. “Houve uma falha de não ter a relação dos ônibus nos pontos, que já está pronta, mas vamos colocar. Foi o primeiro dia. É natural que tenha reclamação”.

O titular da Semob ainda explicou o motivo de 18 linhas serem deslocadas para o ponto em frente à praça Newton Rique e as outras quatro para o Centro Empresarial Iguatemi que, segundo o secretário, é a grande alteração. “As linhas do Centro Empresarial Iguatemi, não têm como parar no mesmo lugar das demais, do ponto de vista estrutural. Uma vez que elas seguem pela Tancredo Neves, não dá para parar no ponto criado na praça”. Além das linhas que estão parando no Centro Empresarial Iguatemi, outras sofreram alterações e estão parando no ponto criado na praça. Veja a relação no quadro ao lado.

A interrupção do tráfego ocorreu para acelerar a construção de um viaduto que vai ligar o metrô ao BRT, que tem previsão de entrega nos próximos seis meses. O corredor exclusivo, que era acessado pelos coletivos nas proximidades do GBarbosa, recebia linhas provenientes da avenida Bonocô, Rótula do Abacaxi e avenida Barros Reis.

As 22 linhas que passavam pelo corredor exclusivo fazem paradas no ponto do Detran/GBarbosa, sentido Shopping da Bahia. Após passar pelo local, 18 linhas seguem para o ponto criado na praça Newton Rique e as quatro restantes estão parando no ponto do Centro Empresarial Iguatemi.

 

Informações

O maior Portal de Notícias e Entretenimento de Cajazeiras e região. O que você gostaria de saber "A gente mostra todo mundo vê"

Advertisement