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CAJAZEIRAS E REGIÃO

Força-tarefa interdita estabelecimento em Cajazeiras no feriado prolongado

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Foto: Reprodução Internet

No feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida, período entre a sexta-feira (9) e ontem (12), a força-tarefa da Prefeitura, liderada pela Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) e com o apoio da Polícia Militar, realizou 2.439 vistorias e 14 interdições. Entre os estabelecimentos interditados estão 12 bares em Pituaçu, Calçada, São Marcos, Itapuã, Stella Maris, Tororó, Imbuí, Pituba, Rio Vermelho, Garcia e Barra; um depósito de bebidas em Pituaçu; e um comércio de rua com mais de 200 m² em Cajazeiras. As interdições ocorreram em cumprimento aos decretos municipais que estabelecem protocolos geral e específicos para o funcionamento dos estabelecimentos no período de retomada das atividades.

A intenção é garantir que as medidas de proteção contra o coronavírus, como o uso de máscara, disponibilização de álcool em gel, respeito ao distanciamento e ao horário de funcionamento, continuem sendo adotadas. As equipes da Sedur têm saído às ruas das 8h às 2h da madrugada, percorrendo todas as regiões da cidade.

Desde o dia 24 de julho, quando as atividades econômicas, culturais e religiosas começaram a ser retomada, até ontem (12), a força-tarefa liderada pela Sedur já realizou 41.433 vistorias, 290 interdições, cassou sete alvarás de funcionamento e dispersou 30 aglomerações. Os bares foram os estabelecimentos com maior número de interdições. Ao todo, foram 191 entre os dias 10 de agosto e ontem (12). Os bairros com maior número de bares, restaurantes e similares interditados foram São Marcos (18), Barra (14), Ribeira (12), Barris e Rio Vermelho (com 11 nos dois bairros) e Garcia (10).

Poluição sonora – A operação Silere, realizada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), fez 89 vistorias em 28 bairros da cidade. As vistorias resultaram na apreensão de 49 equipamentos. Também foram emitidos 17 autos de infração e 17 termos de apreensão de bens. Os bairros com maior número de denúncias entre os últimos dias 9 e 11 foram Paripe, Liberdade, Itapuã e São Marcos. As quatro fontes sonoras mais denunciadas foram veículos particulares (28,5%), residência (23,3%), áreas públicas (16,7%) e bares, restaurantes e boates (14,5%). A população pode continuar denunciando o desrespeito às normas de proteção e combate ao coronavírus por meio do Disque Coronavírus 160 e Fala Salvador 156.

“Este ano, durante os cinco primeiros meses da pandemia, tivemos recorde de denúncias de poluição sonora, com um aumento de 70% nas reclamações, se comparado ao mesmo período de 2019. Com o reforço na Operação Silere, realizada pela Semop e apoio da Polícia Militar, conseguimos reduzir em 58% o número de ocorrências nos dois últimos meses, de agosto para setembro. Nossa expectativa é que as pessoas se conscientizem cada vez mais sobre a necessidade de reduzir os níveis de poluição sonora neste momento de pandemia e, consequentemente, as aglomerações”, destaca o secretário da pasta, Marcus Passos.

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SAC altera funcionamento das unidades por conta do feriadão

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O SAC altera o funcionamento das unidades por conta do feriadão. Na sexta-feira (30), em comemoração ao Dia do Servidor Público, o atendimento às pessoas fica suspenso em quase toda a rede. As exceções são os postos SAC Pau da Lima, Pernambués, Liberdade e Servidor, em Salvador; Camaçari, na região metropolitana; e Itabuna, no sul do estado. Na segunda-feira (2), Dia de Finados, todos os postos da rede ficam fechados.

O atendimento em toda a Rede SAC é 100% agendado. Para marcar um atendimento basta acessar o SAC Digital através do www.sacdigital.ba.gov.br ou baixar o aplicativo disponível para Android e iOS, seguindo o passo a passo para cadastro. Para outras informações, a Saeb ainda disponibiliza o site institucional do SAC e o call center: 0800 071 5353 ou 4020-5353.  

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Estudantes da rede estadual recebem a 4ª Parcela do vale-alimentação estudantil

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Foto: Claudionor Jr/Secretaria da Educação

Os estudantes da rede estadual de ensino de toda a Bahia já estão realizando compras com a quarta parcela do vale-alimentação, cujo crédito, no valor de R$ 55 por estudante, foi liberado nesta segunda-feira (26). Nesta nova parcela, assim como nas três anteriores, foram destinados mais R$ 44 milhões, totalizando um investimento de R$ 176 milhões de recursos próprios do Estado.

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, destacou a importância do benefício. “Mesmo em um momento de perda de arrecadação no Estado, o Governo da Bahia destina mais R$ 44 milhões para o auxílio vale-alimentação, visando a segurança alimentar dos estudantes da rede estadual: aproximadamente 800 mil. Além disto, a iniciativa contribui para movimentar a economia, em todos os 417 municípios baianos, distritos e povoados”.

Para o acesso ao benefício, o estudante deve usar o mesmo cartão utilizado anteriormente, com a bandeira Alelo. As compras podem ser realizadas em mais de 18 mil estabelecimentos. O recurso é destinado, exclusivamente, para a compra de gêneros alimentícios, como feijão, arroz, macarrão, carne, frango, frutas, verduras, café e leite, sendo que a aquisição dos alimentos é de livre escolha dos estudantes.

A dona de casa Tatiana Silvestre Lima, 37 anos, mãe do estudante Henrico Augusto Silvestre, 14, que possui deficiência auditiva e cursa o 6º ano, no Colégio Estadual Mestre Moa do Katendê, em Salvador, foi cedo com o filho, na unidade da Cesta do Povo do bairro Ogunjá, para fazer as compras de alimentos. “Gostei muito da iniciativa do governo em nos beneficiar com mais uma parcela do vale-alimentação. Este valor de R$ 55 vai ajudar muito nas despesas de casa”, disse.

Quem também já garantiu a compra foi a estudante Ana Clara de Jesus, 20, 3º ano, do Colégio Estadual Cidade de Curitiba, em Salvador. “Moro sozinha com a minha mãe, que é aposentada, e este benefício ajuda muito nas despesas, pois priorizo alimentos como feijão, arroz, café, açúcar e macarrão, entre outros, que servem para nós duas”, disse, após utilizar o vale-alimentação na Cesta do Povo do Ogunjá.

Orientações

A Secretaria da Educação do Estado reforça a orientação para que vá ao supermercado apenas um membro da família, seguindo todas as normas de segurança, como o uso de máscaras de proteção individual, em função da pandemia pelo novo Coronavírus. Em caso de dúvidas, o estudante pode entrar em contato com a escola onde está matriculado. A secretaria também disponibiliza os canais da Ouvidoria pelo 0800 284 0011, pelo e-mail ouvidoria@educacao.ba.gov.br ou pelo Fale com a Ouvidoria, disponível no Portal da Educação.

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Atendimento por videochamada no SAC inclui serviços do Procon-BA

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Foto: Débora Fernandes/Saeb

A pandemia do novo coronavírus mudou a vida das pessoas e antecipou futuros. Agora, o cidadão pode usar o celular ou computador, agendar dia e horário, e receber atendimento do SAC sem sequer sair de casa. Isso é possível e faz parte do presente. A partir de segunda-feira (26), a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA) também passa a atender por meio de chamada de vídeo na Rede SAC. O objetivo é orientar, analisar e intermediar reclamações individuais de consumidores. O atendimento deve ser agendado através do SAC Digital.

“Após o agendamento, o Procon-BA entrará em contato com o consumidor por telefone ou e-mail para análise da documentação e descrição dos fatos, visando dar o melhor encaminhamento à demanda. O nosso objetivo é ampliar ainda mais o atendimento e a solução de problemas dos consumidores”, explica a diretora de Atendimento do Procon-BA, Adriana Menezes.

Além do atendimento do Procon-BA, a Rede SAC já disponibiliza, desde o mês de agosto, atendimentos do Planserv e do Centro de Atendimento Previdenciário (Ceprev). Um exemplo é o caso de Durcilene Santos, 57 anos, que é uma das quase 600 pessoas com pedidos de pensão recepcionados pela Superintendência de Previdência (Suprev) desde o início da pandemia.

Atendimento

Moradora da cidade de Aparecida de Goiânia, em Goiás, distante mais de 1,6 mil quilômetros de Salvador, a dona de casa teve sua solicitação acolhida apesar de residir em outro estado do país, através de chamada de vídeo. “Entrei no site do SAC Digital para realizar o agendamento e fui atendida por vídeo na hora marcada. Gostei muito, pois foi bem rápido e a atendente muito atenciosa”, ressalta Durcilene.

O atendimento por videochamada para serviços do Ceprev já registrou 285 atendimentos. Os três mais solicitados foram pensões previdenciárias e 2ª via do contracheque, com 94 atendimentos cada um, seguidos de isenção de Imposto de Renda, com 77 solicitações. Quanto ao Planserv, foram registrados até agora 377 atendimentos, sendo 63 para solicitação de Movimentação Cadastral e 314 para isenção de biometria.

Como fazer

O primeiro passo é acessar o SAC Digital ou baixar o aplicativo SAC Digital. Depois, basta pesquisar na plataforma o serviço desejado. Em seguida, é preciso escolher uma data disponível e agendar o horário de preferência. Após isso, o SAC envia uma confirmação por e-mail ou mensagem de celular, junto com o link para a vídeo-chamada. É necessário ter computador ou celular com acesso à internet para realizar o atendimento.

O atendimento por chamada de vídeo pode ser expandido de acordo com o êxito nessa primeira fase de funcionamento. “Temos planos de ampliar para outros serviços, oferecendo mais comodidade e segurança para nossos usuários. Vamos avaliar o funcionamento nessa fase para planejar um aumento do número de serviços nessa modalidade de atendimento por vídeo”, afirma a diretora Operacional do SAC, Nilza Rios.

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