Connect with us

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Ladeira que liga Faz. Grande 2 à Av. Assis Valente tem o acesso modificado

Published

on

Foto: Fala Cajazeiras

Por conta das obras para construção do Parque Pedra de Xangô, a ladeira que faz ligação entre Avenida Assis Valente à Fazenda Grande 2 teve o acesso modificado. O trânsito de veículos no local continua normal, porém para quem sobe ou desce a ladeira tem utilizar uma via de acesso alternativa.

Projeto – Com ações de edificação, pavimentação e drenagem, o projeto desenvolvido pela FMLF busca criar um suporte adequado e uma espacialidade flexível, que possa adequar-se aos diversos formatos possíveis. Haverá um espaço destinado para exposições com elementos simbólicos das religiões de matrizes africana e indígena, trilhas a céu aberto e anfiteatro, tudo com o uso de materiais de baixo impacto ambiental e de alto valor ecológico.

Também estão previstos auditório, área administrativa, sanitários e estabelecimentos comerciais voltados para o parque. Além disso, o projeto propõe trazer de volta o espelho d’água que circundava a pedra. “Este é um momento histórico por toda a luta que foi empreendida pelo povo de terreiro para que estivéssemos aqui. Este foi um projeto muito especial e importante, construído conjuntamente através de várias reuniões e oficinas realizadas em Cajazeiras”, pontuou a presidente da fundação, Tânia Scofield.

Intervenções previstas no PDDU – A área das intervenções urbanísticas envolvem 67.163,06m², contemplando a criação da via de monitoramento e o desvio da Avenida Assis Valente, criando no entorno da Pedra de Xangô uma zona de amortecimento paisagístico. Para execução de obras para urbanização estão previstos serviços de terraplanagem, drenagem, pavimentação do sistema viário e da praça, paisagismo, construção de arquibancadas, escadas, pontilhões e vertedouro, além da instalação de equipamentos e mobiliários urbanos.

As edificações ocuparão uma área de 546,30m², oferecendo espaços para exposições, auditório, área administrativa, sanitários, lanchonete e loja. Vale lembrar que o parque foi criado no novo PDDU, de 2016, por sugestão da Secis. Ele também é uma das sete áreas de lazer que serão entregues até 2020 pela Prefeitura, através do programa Salvador Capital da Mata Atlântica.

Faça um comentário

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Testagem para Covid-19 nas escolas estaduais do subúrbio chega na reta final

Published

on

Foto: Reprodução

A aplicação dos testes para o novo coronavírus nas escolas estaduais do Subúrbio Ferroviário de Salvador chega nos últimos dias, com a realização do procedimento pelos profissionais de saúde até quinta-feira (24). Nesta segunda-feira (21), a testagem contemplou os estudantes, professores e funcionários do Colégio Estadual de Praia Grande e do Colégio Estadual Nelson Mandela, localizados no bairro de Periperi. A iniciativa integra a segunda etapa do projeto desenvolvido pelo Governo do Estado, envolvendo 28 escolas localizadas na região. 

O estudante Erik Santos, 20, 8º ano, foi cedo ao colégio onde estuda para fazer seu teste. “Esta iniciativa é muito importante para testarmos se estamos ou não contaminados, pois muita gente está morrendo de Covid-19. Fiz logo o teste, porque devo cuidar da minha saúde e dos familiares que moram comigo”, afirmou.

Quem também já foi testada para o novo Coronavírus foi a funcionária de apoio do colégio, Renilda Lopes. Para ela, a testagem é essencial neste momento. “É muito importante que os funcionários façam a testagem para que haja mais tranquilidade e segurança no ambiente de trabalho”, salientou. Para o vigilante Wailson dos Santos, que trabalha no Colégio Estadual Nelson Mandela, a testagem foi rápida e eficiente. “Acabei de fazer o meu teste e gostei muito do atendimento, pois não demorou e foi muito simples. Estou muito satisfeito”, revelou.

O coordenador de Projetos para a Educação da SEC, Helder Amorim, fez uma avaliação do processo até o momento. “A comunidade escolar entendeu o chamado do Governo da Bahia e vem comparecendo às escolas envolvidas na testagem. Com isto, teremos uma amostra de como está acontecendo a contaminação pelo novo Coronavírus na população educacional, o que nos ajudará na tomada de decisão sobre a retomada, com maior segurança, do ano letivo, mesmo que a data ainda não tenha sido definida”, afirmou.

Confira o calendário atualizado:
– Nesta terça-feira (22), a testagem acontece no Colégio Estadual Professora Maria Anita, no bairro de Praia Grande e no Colégio Estadual Nossa Senhora de Fátima, no bairro de Periperi.

– Na quarta-feira (23), será a vez do Colégio Estadual Lindenbergue Cardoso, localizado no bairro de Praia Grande e do Colégio Estadual Monteiro Lobato, no bairro Fazenda Coutos. 

– No Alto da Terezinha, haverá testagem apenas no Colégio Estadual Sara Violeta, que atenderá a sua própria comunidade escolar, no dia 24 de setembro.

Faça um comentário
Continue Reading

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Dois jovens são assassinados no Porto Seco Pirajá

Published

on

Foto: Reprodução Internet

Dois jovens foram assassinados nas noite do último sábado (19), no viaduto próximo a Brasil Gás, na Rua da Bolívia, Porto Seco Pirajá. As mortes aconteceram por volta das 20h.

De acordo com informações da Polícia Civil, Alisson dos Santos Ferreira e Emerson Ferreira Dias, ambos com 20 anos, foram baleados por homens a abordo de uma moto. Autoria e motivação serão apuradas pela 2ª DH/Central.

informações do VN

Faça um comentário
Continue Reading

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Testagem para novo coronavírus contempla comunidade escolar em Alto de Coutos

Published

on

Foto: Luiz Carrera

O Alto de Coutos foi o bairro que recebeu, nesta sexta-feira (18), a aplicação dos testes para o novo coronavírus, que vem sendo realizada nas escolas estaduais do Subúrbio Ferroviário de Salvador. Os estudantes, professores e funcionários do Colégio Estadual Ana Cristina Mata Pires foram atendidos na própria unidade escolar, como parte da segunda etapa do projeto desenvolvido pelo Governo do Estado. Na segunda-feira (21), a testagem será no Colégio Estadual Praia Grande, em Paripe, com a própria comunidade escolar.

O professor de Matemática Ivan Velloso afirmou que a iniciativa “é fundamental para a nossa segurança, para a gente ter uma base real de como estamos hoje de saúde. E esta ação da SEC pode nos dar uma base oficial do que está acontecendo com a comunidade em relação ao novo coronavírus”.

Para Eliane de Souza, mãe da estudante do 8º ano do Ensino Fundamental, Edilane Vasconcelos, a ação ameniza as dificuldades promovidas pela pandemia. “Sem muitos recursos, não temos condições de oferecer uma testagem para os nossos filhos e fico muito agradecida da escola nos dar esta oportunidade”.

Atendimento 
A testagem, realizada em parceria entre as secretarias estaduais da Educação e da Saúde (Sesab), ocorre de forma centralizada nas escolas denominadas de polos, nos bairros do Lobato, São João do Cabrito, Plataforma, Itacaranha, Alto da Terezinha, São Tomé de Paripe, Paripe, Coutos, Fazenda Coutos, Alto de Coutos, Periperi, Mirantes de Periperi e Vista Alegre de Coutos. O objetivo é facilitar a ida dos estudantes, professores e funcionários e evitar aglomeração. Para o atendimento, todas as unidades escolares foram preparadas com a higienização do local e disponibilização de álcool em gel e pias com sabão para a lavagem das mãos, além da exigência do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Os professores e demais pessoas a serem testados deverão utilizar máscaras de proteção para o acesso aos locais. Ao entrar, todos são direcionados para a higienização correta das mãos. 

Confira o calendário:
Em Periperi, as escolas receberão suas próprias comunidades escolares. No Colégio Estadual Praia Grande, a testagem será no dia 21 de setembro; no dia 22, no Colégio Estadual Nelson Mandela; já no dia 23 ocorre a testagem no Colégio Estadual Nossa Senhora de Fátima. Já no Colégio Estadual Lindembergue Cardoso, os testes serão no dia 24 de setembro. 

– O Colégio Estadual Maria Anita, escola-polo do bairro Mirantes de Periperi, receberá sua própria comunidade escolar no dia 23 de setembro. 

– No Alto da Terezinha, haverá testagem apenas no Colégio Estadual Sara Violeta, que atenderá a sua própria comunidade escolar, no dia 24 de setembro.

– E em Vista Alegre de Coutos, a escola-polo Colégio Estadual Monteiro Lobato, receberá, também, no dia 24 de setembro, sua própria comunidade escolar.




Faça um comentário
Continue Reading

Publicidade:

Advertisement

politica

AS MAIS LIDAS DA SEMANA

error: Copyright © - Grupo Fala Cajazeiras ®