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Micro ônibus da STEC começam a integração no próximo dia 21

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Foto: Reprodução Internet

A integração entre os veículos que fazem parte do Sistema de Transporte Especial Complementar (STEC), os famosos “amarelinhos”, com os ônibus convencionais e o metrô, começa a valer no dia 21 desse mês.

Porém, cerca de 30% dos 254 veículos da frota não estão aptos a fazer a integração e serão remanejados para linhas que não são atendidas pelos outros modais de transporte. Eles também serão identificados para não causar confusão entre os passageiros.

“Só serão os veículos que tem até oito anos e com acessibilidade. Os outros vão continuar rodando em outras linhas sem integrar e terão um prazo de 120 dias para se adaptarem. Estarão em linhas próprias que não vão passar nem por ônibus nem por metrô, como por exemplo: Hospital do Subúrbio x Paripe, que é uma linha que não tem metrô e nem ônibus para integrar’, explicou o secretário de Mobilidade Fábio Mota ao Varela Notícias.

Mota também revelou que os testes com os equipamentos vão começar na próxima segunda-feira (09) e que pode haver prorrogação da data de início da integração caso haja algum problema técnico.

Vicente Abreu, um dos diretores da Cooperativa dos Permissionários do Subsistema de Transporte Especial Complementar do Município de Salvador (Coopstecs), acredita que a operação possa diminuir o prejuízo dos permissionários.

“A gente espera parar de perder dinheiro. A expectativa é de melhora. Do jeito que está não podia ficar”, disse Abreu.

 

 

Informações: Informe Pirajá

 

 

 

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“Estamos trabalhando para cumprir o prazo”, diz CSN sobre circulação de ônibus climatizados

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Foto: Reprodução Internet

A Concessionária Salvador Norte (CSN) terá menos de 48 horas para apresentação do contrato de compra de cerca de 50 ônibus climatizados, que deverão circular em Salvador até o mês de maio. Decisão foi anunciada nesta quarta-feira, 4, após reunião entre representantes de empresas de ônibus, da prefeitura de Salvador e do Ministério Público da Bahia (MP-BA).

Anteriormente, a empresa tinha prazo de até outubro do ano passado para a circulação dos ônibus com ar. Caso a nova data não seja cumprida, a CSN poderá pagar multa.

Procurada pela reportagem do Portal A TARDE, a concessionária pontuou que está buscando cumprir a data determinada. “Estamos trabalhando para cumprir o prazo”, pontuou a CSN, por meio de assessoria.

Amarelinhos

No encontro, também foi pactuada a integração dos micro-ônibus de transporte complementar, conhecido como ‘amarelinhos’. Os veículos devem estar integrados ao metrô e ao sistema de transportes coletivos no dia 21 deste mês.

 

informações do A Tarde

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Obras do BRT mudam trânsito e transporte público na Av. ACM a partir desta semana

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Para dar continuidade às obras do primeiro trecho do BRT, a Prefeitura fará alterações viárias e no itinerário linhas ônibus que circulam pela via principal da Avenida ACM, no sentido Lucaia. As mudanças de trânsito começam nesta quinta-feira (30), enquanto que as alterações no sistema de transporte público têm início no sábado (01).

Entre as mudanças que já começam na quinta está o fechamento do retorno localizado nas proximidades da Rua da Polêmica. Com isso, será aberto um novo retorno, mais à frente, nas proximidades do Edifício Cidadela. O fluxo de veículos será ordenado através de semáforos, como já acontece atualmente. Para utilizar o retorno, os veículos deverão acessar a via marginal nas proximidades da Rua da Polêmica. Essa mudança será definitiva.

Outra alteração definitiva, também a partir desta quinta, vai ser retirada de todo o estacionamento Zona Azul da via marginal da avenida. As vagas serão retiradas paulatinamente, até o dia 3 de fevereiro, quando não será mais possível utilizar o local para estacionamento. Agentes da Transalvador estarão pela região para tirar dúvidas e orientar os condutores sobre as mudanças.

Coletivos – As alterações no sistema de transporte público começam no sábado (01), após o início das alterações viárias promovidas pela Transalvador. No total, 35 linhas que circulam pela Avenida ACM passarão a rodar pela via marginal, no sentido Lucaia, entre a Igreja Universal e a Ladeira da Cruz da Redenção.

De acordo com a Secretaria de Mobilidade (Semob), as alterações afetarão 22 linhas oriundas da Rótula do Abacaxi e outras sete que descem o Viaduto Raul Seixas, além de seis que estão fazendo retorno próximo ao Shopping da Bahia.

As linhas provenientes da rótula são:

0207-Massaranduba/Itaigara
0218-Ribeira/Pituba
0342-Vale dos Rios/Circular A
0344-Vale dos Rios/Circular B
0422-Pero Vaz/Itaigara,
0426-Santa Mônica/ Pituba
0518-Sussuarana/CAB /Eng. Velho de Brotas
0713-Santa Cruz/Calçada/Bonfim
0907-Boca do Rio/Ribeira,
0914-Vale dos Rios/Stiep R3
0915-Vale dos Rios/Stiep R4,
0933-Rio das Pedras/ Praça da Sé
1220-Mata Escura/Pituba
1301-Estação Pirajá/Brotas
1320-Pau da Lima/Nordeste
1341-Estação Pirajá/Barra 2
1386-Nova Brasília/Barra
1538,01 e 02- Conjunto Pirajá 1/Pituba
1622-Alto do Cabrito/Boa Vista do Lobato/ Pituba
1643-Fazenda Coutos/Pituba
1645 01 e 02- Alto da Terezinha/Rio Sena/ Pituba
1652- São João do Cabrito/Pituba

Já as que passam pelo viaduto são:

0102-Barbalho/Iguatemi
0421-Pero Vaz/Pituba
0813-Pituba/Vila 2 de Julho/Trobogy
1052-Estação  Mussurunga/ Barra 2 1129-Cabula 6/Pituba
1231 e 01-Sussuarana/Barra 2
1386-Nova Brasilia/Jardim Nova Esperança/Barra

As seis linhas que fazem o retorno próximo ao Shopping da Bahia, sentido Lucaia, terão seus itinerários alterados passando pela marginal da Avenida ACM, na altura da MC Donald´s, seguindo pela Avenida Paulo VI (ao lado do Hiper Posto), Rua Wanderley Pinho, fazendo o retorno de volta à Avenida Paulo VI, pegando novamente a marginal da Avenida ACM.

Esses veículos que circulam nessas linhas terão como parada o ponto do entrada do Alto do Saldanha (antiga Comercial Ramos). Abaixo a relação dessas linhas:

1614 Mirantes de Periperi – Itaigara
0715 Lapa – Santa Cruz
0710 Santa Cruz – Aquidabã
0520 Cosme de Farias – Vale dos Rios
1018 Alto do Coqueirinho – Campo Grande
0714 Santa Cruz – Campo Grande R1

Pontos – Essas mudanças irão afetar cerca de 300 ônibus em horário de pico. O ponto de ônibus que funciona ao lado do viaduto Raul Seixas, defronte à Praça Newton Rique, será desativado e passará a ser no passeio em frente à Igreja Universal. Uma segunda parada, na altura das concessionárias Baviera e Citroen, será realocada para frente do Sine Bahia.

O ponto que fica no lado oposto ao MC Donald´s será desativado e reinstalado logo depois da entrada da Rua da Polêmica, perto do posto Shell. Uma última parada de ônibus localizada na passarela que fica defronte à Comercial Ramos será reposicionada para a marginal, o que dá aproximadamente 30 metros de distância, apenas.

Passarela – Nessa localidade, é bom frisar, a passarela que liga a Comercial Ramos ao Hospital Teresa de Lisieux será demolida. De acordo com o Consórcio BRT, uma nova estrutura provisória atenderá aos pedestres que precisam fazer uso do equipamento para atravessar a avenida. Consequentemente, o ponto em frente ao hospital (sentido Shopping da Bahia) será deslocado para poucos metros à frente, sem afetar a rotina dos transeuntes e usuários de ônibus.

Novo modal – As intervenções do primeiro trecho do BRT, que compreendem trecho de 2,9km de extensão ligando o Loteamento Cidade Jardim (Parque da Cidade) à região do Shopping da Bahia (Estação de Integração BRT/Metrô), estão previstas para serem totalmente concluídas até o final deste ano. O investimento é de R$ 212.781.070,50, com recursos oriundos de financiamento junto à Caixa Econômica Federal.

A implantação do novo modal vai possibilitar a criação de linhas exclusivas para o transporte público (sistema BRT), automóveis e bicicletas, em corredores de tráfego próprios e segregados que vão reduzir o tempo do soteropolitano no trânsito e melhorar a mobilidade em regiões críticas. O sistema será integrado ao metrô e prevê ainda a construção de viadutos e elevados paralelos para implantação das estações. Os primeiros viadutos, na região do Itaigara, já foram concluídos e entregues.

 

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Motociclistas lideram internações no SUS por acidentes de trânsito

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Segundo dados do governo federal, a cada dez atendimentos por acidente de trânsito em hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS), oito envolvem motociclistas. Jovens, com idades entre 20 e 39 anos, são as principais vítimas. Os números fazem parte da pesquisa Viva Inquérito 2017, realizada a cada três anos pelo Ministério da Saúde.

Em 2018, os acidentes de trânsito causaram 183,4 mil internações, que custaram R$ 265 milhões ao SUS. No ano anterior, o número de internações foi de 181,2 mil, com custo de R$ 259 milhões. Mais de 50% dos casos estavam relacionados a motociclistas.

Para reduzir a violência nas vias, principalmente com motos, foi lançada no final de 2019 a Operação Integrada Rodovida, que segue até o Carnaval. A ação é articulada entre órgãos federais, estaduais e municipais, que atuam nas áreas de saúde, segurança, transporte e trânsito.

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