Connect with us

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Para evitar aglomeração, atendimento do Bolsa Família é suspenso

Published

on

Foto: Reprodução Internet

O atendimento para os serviços do Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC) estão suspensos desde a última segunda-feira. Trata-se de uma das medidas de prevenção e controle do novo coronavírus em Salvador. A ideia é evitar aglomerações e diminuir a circulação de pessoas.

O funcionamento em regime especial se estende a todas as unidades e serviços sócio-assistenciais da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre). Confira programação abaixo.

De acordo com a secretária da Sempre, Ana Paula Matos, medidas ainda mais restritivas se tornaram necessárias por causa do momento decisivo de combate à proliferação do vírus:

“Com muita responsabilidade, tratamos esse momento, que será determinante para minimizarmos o impacto que a doença terá na nossa cidade. Antecipamos as ações de prevenção antes mesmo do decreto do prefeito ACM Neto, com o objeto de contribuir para diminuir as transmissões”, disse.

Confira abaixo o funcionamento dos serviços de atendimento ao público, de acordo com as novas medidas preventivas:

Gerência Geral do Cadastro Único (GGCU)

O atendimento para os serviços do Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC) estão suspensos. O benefício Auxílio Funeral será realizado pelo telefone e WhatsApp, através do número (71) 99623-2915, de domingo a domingo, das 8h às 17h. Haverá atendimento presencial para o Auxílio Moradia, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, na sede do Centro Unificado de Inclusão, Desenvolvimento, Assistência e Referência Social (Cuidar), na Rua Miguel Calmon, 28, Comércio.

Diretoria de Proteção Social Básica (DPSB)

O plantão de atendimento dos 28 Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) espalhados pela cidade será realizado em polos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. Os CRAS que atuarão em regime de plantão, das 9h às 15h, funcionarão de duas a três vezes por semana.

Diretoria de Proteção Especial (DPSE)

Nos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS), haverá plantão regionalizado na unidade do Garcia, de segunda a sexta-feira. Nos Centros de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centros POP), o atendimento começa mais cedo, às 7h, e vai até as 17h. Já no Serviço Especializado para Pessoas com Deficiência (Centro Dia), o plantão será exclusivo para apoio às famílias até a finalização da distribuição de cestas básicas e fraldas.

Coordenadoria de Segurança Alimentar (COSAN)

No Restaurante Popular Cuidar, em São Tomé de Paripe, o atendimento ao público será das 11h às 13h30, de segunda a sexta-feira, com prioridade para idosos e pessoas com deficiência. O programa Prato Amigo funcionará das 9h às 15h, também de segunda a sexta-feira.

Informações do G1

Faça um comentário

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Governo prorroga até 30 de janeiro decreto que proíbe shows e aulas

Published

on

Foto: Camila Souza/Arquivo GOVBA

O Governo do Estado decidiu prorrogar o decreto que suspende shows e aulas nas unidades de ensino das redes pública e privada em toda a Bahia. A prorrogação será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (16) e vale até o dia 30 de janeiro de 2021.

O decreto proíbe ainda a realização de atividades com público superior a 200 pessoas, como passeatas, feiras, circos, eventos científicos, desportivos e religiosos. Shows e festas, públicas ou privadas, seguem proibidos independentemente do número de participantes.

Cerimônias de casamento e solenidades de formatura podem ser realizadas desde que limitadas a até 200 pessoas. A parte festiva desses eventos não está permitida.

Faça um comentário
Continue Reading

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Prefeita Moema Gramacho anuncia início da vacinação contra Covid-19 em Lauro de Freitas

Published

on

Foto: Reprodução

Foi no final da missa solene de celebração pelos 413 anos da Paróquia de Santo Amaro de Ipitanga, nesta sexta (15), que a prefeita Moema Gramacho anunciou o início da vacinação contra a Covid-19 para a próxima quarta-feira (20). “O plano de vacinação já está pronto e no começo da próxima semana vamos apresentar o cronograma e informar os postos de vacinação”.

Feliz por estar comemorando 413 anos de um trabalho de aproximação com Deus em Lauro de Freitas, a prefeita pediu também ao santo, padroeiro da cidade, que abençoe os vereadores e secretários deste mandato, presentes na celebração, para que possam continuar buscando fazer o melhor para a cidade e seus munícipes.

A missa foi celebrada pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, que ressaltou durante toda celebração, entre os cânticos e passagens bíblicas, a importância de ter Santo Amaro de Ipitanga como exemplo de vida. “Santo Amaro viveu na simplicidade, renunciou as coisas supérfluas. Vivia na fé e confiança no Senhor, no caminho da união”. O arcebispo também agradeceu pela maneira carinhosa com que foi recebido por todos em Lauro de Freitas.

Padre Juraci Gomes, pároco da Igreja da Matriz, presenteou a prefeita com um ostensório (peça do culto católico que tem a função de exibir a hóstia) e falou que, independente do momento que estamos vivendo por conta da pandemia, hoje é um dia de alegria e gratidão.

O pároco também relembrou a história da igreja que teve sua pedra fundamental instalada há 453 anos pelos jesuítas, levou 20 anos para ficar pronta e alguns anos depois foi elevada a paróquia. O conjunto arquitetônico foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1944.

A missa terminou com a queima de fogos, que também deu início a carreata. Ao som do refrão “Ó santo Amaro, meu protetor, seguiste a trilha do salvador. Ele chamou-te, ouviste a voz. Ó Santo Amaro, roga por nós!”, os fieis percorreram ruas do Centro levando a imagem e a benção de Santo Amaro de Ipitanga.

As missas receberam público mínimo cadastrado previamente, espeitando os protocolos de prevenção da Covid-19. Atividades que tradicionalmente fazem parte da programação da festa do padroeiro, como o cortejo cultural e show na praça, este ano também não foram realizadas

Faça um comentário
Continue Reading

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Especialistas dão dicas para alunos que farão a prova do Enem: Veja

Published

on

Foto: Reprodução

Com atraso de dois meses na realização por conta da pandemia da Covid-19, a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizada neste domingo (17) e no próximo dia 24 em todo o Brasil. Para evitar a propagação do novo coronavírus, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) dá dicas de proteção aos alunos que farão o exame.

Os cuidados serão redobrados nas salas de aula, com distanciamento entre as cadeiras e disponibilização de álcool em gel para os alunos. A infectologista da SMS, Adielma Nizarala, reforça que é importante cada aluno levar seu álcool em gel e estar sempre usando a máscara, que não deve ser retirada em momento algum na sala de aula.

“Este ano, por causa da pandemia, não será permitido comer ou beber água enquanto faz a prova. Então, recomendo aos alunos que reforcem a alimentação antes da prova com frutas, verduras, carboidratos e bastante hidratação, para que estejam bem dispostos na hora da prova”, diz Adielma.

A infectologista ressalta ainda que caso o aluno precise retirar a máscara por alguma razão ou se alimentar, deve ser solicitado ao fiscal que ele vá ao corredor, o que influencia também no tempo da prova. “Outra coisa importante é que, caso o aluno apresente qualquer sintoma da Covid-19 no dia, ele não deve comparecer ao local do exame.”

Segundo o Ministério da Educação (MEC), de posse de um atestado que confirme a infecção, esses alunos e também portadores de outras doenças infectocontagiosas (a exemplo de sarampo ou rubéola) poderão remarcar a prova.

Preparação – O professor de educação física da rede municipal Flávio Azevedo recomenda aos alunos que relaxem no dia anterior ao exame. “Não adianta querer estudar tudo no dia anterior. Eu recomendo manter a mente equilibrada, sem estresse emocional, procurar fazer atividades ao ar livre como caminhadas, corridas leves, exercícios que mantenham o cérebro oxigenado. Evitar as tensões, com mente sã e corpo são”, declara.

No dia da prova, o professor sugere alongamentos que podem ser feitos na sala de aula, para relaxar o corpo das tensões. “A gente pode trabalhar alongamento mesmo sentado, esticando os braços para um lado e para o outro, puxar o pescoço para baixo e para cima, e respirar pelo nariz e soltar pela boca, pois ajuda a oxigenação do corpo e a aliviar a tensão“, orienta Azevedo.

Faça um comentário
Continue Reading

Publicidade:

Advertisement

politica

AS MAIS LIDAS DA SEMANA

error: Copyright © - Grupo Fala Cajazeiras ®