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EDUCAÇÃO

Partiu Estágio convoca primeira turma de universitários em 2020

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Foto: Reprodução Internet
O governador Rui Costa anunciou na noite desta terça-feira (4), durante o #PapoCorreria, a publicação de uma nova lista de convocados do Programa Partiu Estágio. Ao todo, 847 estudantes universitários serão chamados a atuar na administração estadual, com postos de trabalho na capital e interior do estado. A lista dos convocados estará disponível para consulta nesta quarta-feira (5), no site institucional da Secretaria da Administração (Saeb). Esta é a primeira convocação do ano para o programa.
Os estudantes selecionados terão dez dias úteis para apresentar documentação exigida em edital no órgão onde irão atuar, no período de 7 a 20 de fevereiro. O chamamento será encaminhado por e-mail. Estudantes que não apresentarem a documentação completa, ou não se apresentarem dentro do prazo estipulado, perderão a vaga de estágio automaticamente.
Os selecionados participaram do terceiro edital do programa, lançado em setembro de 2019, que ofereceu 2.838 oportunidades de estágio para 110 cursos de graduação presenciais e EAD de instituições com sede/polo de ensino na Bahia, somando mais de 20 mil inscritos. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail partiuestagio@saeb.ba.gov.br.
O Partiu Estágio tem a reserva de 10% das vagas ofertadas para portadores de deficiência física, como o previsto pela Lei 11.788/2008. Sobre o quantitativo de vagas não reservadas, tiveram prioridade universitários inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), seguidos daqueles que tenham estudado todo o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral na rede privada.
O programa é uma iniciativa da administração estadual baiana que garante acesso a oportunidades de estágio a estudantes universitários de instituições estaduais, federais e privadas com sede na Bahia e que ainda não conseguiram se inserir no mercado de trabalho. O contrato de estágio tem duração de um ano, sem possibilidade de prorrogação, exceto quando o estudante é deficiente físico.
A carga horária é composta de quatro horas diárias de atividades supervisionadas, chegando a 20 horas semanais, distribuídas de acordo com a necessidade da administração pública. Além da bolsa-estágio, os universitários terão direito a auxílio-transporte e 30 dias de recesso remunerado, proporcionais.
Lista com a documentação necessária:
– Comprovante de residência
– Original e cópia da Carteira de Identidade
– Original e cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF)
– Original e cópia de Carteira de Identidade do representante legal, ou do Termo de Guarda expedida por autoridade judicial, se for o caso
– Declaração da Instituição de Ensino informando semestre letivo, duração do curso, percentual cursado, turno de estudo, curso de formação e sua modalidade presencial (Anexo II do Edital)
– Comprovante de matrícula e frequência da Instituição de Ensino
– Declaração própria de que não exerce atividade remunerada em órgão público
– Original e cópia do Título de Eleitor, se for o caso
– Original e cópia do Certificado de Reservista, se for o caso
– Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)
– Comprovação de inscrição no CadÚnico, se for o caso
– Histórico escolar do Ensino Médio ou declaração emitida pela instituição de nível médio, no caso dos candidatos que tenham sido selecionados pelo critério de ter estudado todo o Ensino Médio em Escola Pública ou como Bolsista integral
– No caso de pessoas portadoras de deficiência, deverá ser apresentado um Relatório Médico comprovando a deficiência

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EDUCAÇÃO

Universidade para Todos prorroga inscrições até sexta-feira (27)

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Foto: Reprodução Internet

Foram prorrogadas, até sexta-feira (27), as inscrições para o Universidade para Todos (UPT). Desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), em parceria com as universidades públicas UNEB, UEFS, UESB, UESC e UFRB, o programa, que oferta 12.105 vagas, tem o objetivo de contribuir para o acesso dos estudantes ao Ensino Superior. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no Portal da Educação.

De acordo com o cronograma, o resultado dos selecionados será divulgado no dia 1º de dezembro. O período de matrículas será de 3 a 7 de dezembro e as aulas iniciam no dia 8 de dezembro.

O UPT é voltado para estudantes matriculados, em 2020, no 3º ano do Ensino Médio Regular estadual ou municipal (ou suas modalidades correspondentes) ou no 4º ano da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio das redes estadual ou municipais (ou suas modalidades correspondentes), além de egressos do Ensino Médio estadual ou municipal do Estado da Bahia.

Inscrição – No ato da inscrição, o candidato deverá fazer opção para um único município, local de funcionamento e turno que deseja cursar, bem como preencher integralmente o formulário de inscrição. O candidato informará, obrigatoriamente, o número do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e criará uma senha de seis a oito dígitos, o que dará origem a um nome de usuário para acesso ao endereço de inscrição. Além de poder fazer alterações sobre a inscrição pelo sistema, o candidato também poderá tirar dúvidas sobre o processo pelo telefone 0800 285 8000 ou pelo email: upt@educacao.ba.gov.br.

Seleção – Para a seleção e preenchimento das vagas, serão observadas a opção formulada pelo candidato no requerimento de inscrição, quanto ao município, local de funcionamento e turno que deseja cursar, e o aproveitamento escolar resultante do cálculo das médias finais obtidas nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, transcritas pelo candidato no ato da inscrição.

Resultado e matrícula – A relação oficial dos candidatos selecionados será disponibilizada na internet, no mesmo endereço de inscrições e, também, nos sítios das universidades públicas (UEFS, UESB, UESC, UNEB e UFRB). O candidato contemplado e convocado efetuará a sua matrícula na data a ser definida pelas universidades parceiras. A mesma será realizada de forma on-line, em plataforma específica adotada pelas universidades parceiras citadas e divulgada amplamente pelas universidades e no site da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

Aulas não presenciais – Devido à pandemia do novo Coronavírus, o programa iniciará suas atividades de forma não presencial. Os estudantes selecionados terão 6h diárias de estudo acompanhados por monitores, com atividades regulares e complementares, utilizando recursos digitais ou Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), como plataformas digitais, videoaulas, aulas on-line ao vivo, lives semanal com conteúdos preparatórios, concurso de redação, simulados, aulões virtuais interdisciplinares, repositório de aulas, trilhas de aprendizagem e outros.

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EDUCAÇÃO

Candidatos do Enem que contraírem Covid-19, terão segunda chance para fazer a prova

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Hoje (24), Camilo Mussa, presidente substituto do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), declarou que candidatos ao Enem 2020 que contraírem Covid-19, poderão realizar a prova depois.

A orientação passada é ligar para a central de atendimento do Inep (0800 616161), e informar sobre a doença até um dia antes da prova. Caso, não ligue antes , o candidato deverá registrar o problema anexando laudo médico na Página do Participante.

Os candidatos terão a prova reaplicada nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2021, mesma data em que o Enem será aplicado a pessoas com privação de liberdade.

 

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Inscrições abertas no Senai Bahia para mais de 700 bolsas de estudo

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O Senai Bahia abriu as inscrições para o processo seletivo 2021.1 para os cursos técnicos. No total, são 6.460 vagas ofertadas para cursos presenciais e semipresenciais. Dessas, 735 vagas são destinadas aos candidatos do Programa de Bolsas de Estudo, sendo 580 bolsas de estudo oferecidas para os cursos presenciais e as outras 155 para os cursos semipresenciais.

Essas bolsas são destinadas a estudantes que obtiveram pontuação média igual ou superior a 500 pontos no Enem – Exame Nacional do Ensino Médio – nos anos de 2015, 2016, 2017, 2018 ou 2019 e que declararem baixa renda. Os candidatos têm até 9 de dezembro para fazer a inscrição.

Aos pagantes, as matrículas estarão disponíveis até o dia 20 de dezembro. As matrículas são online pelo site (www.tecnicosenai.com.br). Aqueles que fizerem a matrícula até o dia 20 de dezembro terão 60% de desconto na matrícula (1ª mensalidade), além de 30% de desconto em todas as mensalidades pagas até o dia 5 de cada mês, até o final do curso. 

Para quem se candidatar ao curso técnico pago, também há a chance de pedir o crédito estudantil, com ou sem fiador. O estudante pode optar por pagar metade da mensalidade durante o curso e o restante depois de formado.

Devido à pandemia da Covid-19, os cursos presenciais e as atividades práticas dos cursos semipresenciais estão se realizando de forma remota, ao vivo pela internet, na plataforma educacional Meu SENAI.

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