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Praia de Piatã continuará interditada por mais sete dias

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Crédito da Foto: Aratu On

A partir desta quarta-feira (7), as praias de Boa Viagem e Cantagalo, de segunda a sexta-feira, e de Amaralina, de terça a sexta-feira, voltarão a ter o acesso liberado ao público. A interdição prosseguirá por mais sete dias na praia de Piatã, por ainda registrar episódios de aglomeração no fim de semana, mesmo com a proibição do uso. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (5) pelo prefeito ACM Neto, durante assinatura da ordem de serviço para reconstrução do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Lírio do Vale, no Vale dos Lagos.

“Tivemos um fim de semana de relativa tranquilidade nas praias, um sábado considerado exemplar com pouquíssimos casos. Ontem tivemos um probleminha maior na região de Piatã e Itapuã, mas, em geral, as coisas foram mais tranquilas do que no fim de semana anterior, deixando uma mensagem positiva para que possamos avançar nas ações”, avaliou ACM Neto.

O prefeito ainda avaliou a situação da Covid-19 em Salvador, que apresentou aumento da média móvel em 10% no número de casos na semana passada, o que reforça a necessidade das pessoas seguirem os protocolos sanitários. . “Não é nada que deva nos assustar, mas deve nos colocar em observação, acendendo a luz amarela a todos nós. Vemos através do noticiário internacional a França fechar bares, a Espanha decretar lockdown e os Estados Unidos registrar aumento do número de casos. Tudo isso serve para reforçar a nossa atenção e preocupação”.

Outro apelo é para que as pessoas continuem usando a máscara ao sair de casa. “O que mais me preocupa é ver muita gente sem máscara na rua, em todos os cantos. Uma sensação de relaxamento que é natural depois de tanto tempo, mas é necessário ver o que está acontecendo lá fora, em outros países. A pior coisa para a gente seria ter que retroceder ao que já conquistamos”, alertou ACM Neto.

Fiscalização – A Guarda Civil Municipal (GCM) atuou com efetivo reforçado para a fiscalização na orla de Salvador, no final de semana. Cerca de 160 agentes municipais estiveram presentes em mais 60km de litoral, fazendo um trabalho para conscientizar a população sobre impossibilidade do uso das praias, que seguem interditadas aos sábados, domingos e feriados.  

No entanto, houve algumas situações de desrespeito ao decreto municipal. Embora o trabalho da Guarda seja o de orientação e conscientização, quatro pessoas tiveram que ser conduzidas para a delegacia após desacatar agentes que estavam cumprindo seu papel. Duas ocorrências foram registradas em Amaralina e outras duas em Cantagalo, na Cidade Baixa.

A fiscalização para monitorar o acesso às praias da capital baiana integra a operação “Devagar, Devagarinho” e conta ainda com o suporte de mais de 30 viaturas, duas bases móveis, motocicletas e quadriciclos.

A ação também conta com apoio de fiscais da Secretaria de Ordem Pública (Semop), Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar), além de Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) e Polícia Militar

Apesar das quatro conduções, o sábado (3) nas praias da capital foi considerado bastante tranquilo, como ressaltou ACM Neto. A população se mostrou colaborativa, e diversos banhistas e frequentadores atenderam de imediato a solicitação dos agentes para deixar a faixa de areia. Situação similar aconteceu no domingo (4), apesar da Guarda ter tido mais trabalho neste dia. A fiscalização conseguiu manter as praias controladas, sendo necessário reforçar as equipes apenas no final de tarde.  

Funcionamento – Vale lembrar que as praias do Buracão e Paciência, no Rio Vermelho, bem como a do Porto da Barra, seguem sem permissão de acesso mesmo nos dias úteis e ainda sem previsão de reabertura.

Já as praias de São Tomé de Paripe, Tubarão, Ribeira e Itapuã continuam podendo receber banhistas de terça a sexta (isso porque elas costumam ser muito procuradas às segundas) e a utilização das demais que não estão interditadas está autorizada de segunda a sexta, em horários livres e com exceção sempre de feriados.   

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SAC altera funcionamento das unidades por conta do feriadão

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O SAC altera o funcionamento das unidades por conta do feriadão. Na sexta-feira (30), em comemoração ao Dia do Servidor Público, o atendimento às pessoas fica suspenso em quase toda a rede. As exceções são os postos SAC Pau da Lima, Pernambués, Liberdade e Servidor, em Salvador; Camaçari, na região metropolitana; e Itabuna, no sul do estado. Na segunda-feira (2), Dia de Finados, todos os postos da rede ficam fechados.

O atendimento em toda a Rede SAC é 100% agendado. Para marcar um atendimento basta acessar o SAC Digital através do www.sacdigital.ba.gov.br ou baixar o aplicativo disponível para Android e iOS, seguindo o passo a passo para cadastro. Para outras informações, a Saeb ainda disponibiliza o site institucional do SAC e o call center: 0800 071 5353 ou 4020-5353.  

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Estudantes da rede estadual recebem a 4ª Parcela do vale-alimentação estudantil

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Foto: Claudionor Jr/Secretaria da Educação

Os estudantes da rede estadual de ensino de toda a Bahia já estão realizando compras com a quarta parcela do vale-alimentação, cujo crédito, no valor de R$ 55 por estudante, foi liberado nesta segunda-feira (26). Nesta nova parcela, assim como nas três anteriores, foram destinados mais R$ 44 milhões, totalizando um investimento de R$ 176 milhões de recursos próprios do Estado.

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, destacou a importância do benefício. “Mesmo em um momento de perda de arrecadação no Estado, o Governo da Bahia destina mais R$ 44 milhões para o auxílio vale-alimentação, visando a segurança alimentar dos estudantes da rede estadual: aproximadamente 800 mil. Além disto, a iniciativa contribui para movimentar a economia, em todos os 417 municípios baianos, distritos e povoados”.

Para o acesso ao benefício, o estudante deve usar o mesmo cartão utilizado anteriormente, com a bandeira Alelo. As compras podem ser realizadas em mais de 18 mil estabelecimentos. O recurso é destinado, exclusivamente, para a compra de gêneros alimentícios, como feijão, arroz, macarrão, carne, frango, frutas, verduras, café e leite, sendo que a aquisição dos alimentos é de livre escolha dos estudantes.

A dona de casa Tatiana Silvestre Lima, 37 anos, mãe do estudante Henrico Augusto Silvestre, 14, que possui deficiência auditiva e cursa o 6º ano, no Colégio Estadual Mestre Moa do Katendê, em Salvador, foi cedo com o filho, na unidade da Cesta do Povo do bairro Ogunjá, para fazer as compras de alimentos. “Gostei muito da iniciativa do governo em nos beneficiar com mais uma parcela do vale-alimentação. Este valor de R$ 55 vai ajudar muito nas despesas de casa”, disse.

Quem também já garantiu a compra foi a estudante Ana Clara de Jesus, 20, 3º ano, do Colégio Estadual Cidade de Curitiba, em Salvador. “Moro sozinha com a minha mãe, que é aposentada, e este benefício ajuda muito nas despesas, pois priorizo alimentos como feijão, arroz, café, açúcar e macarrão, entre outros, que servem para nós duas”, disse, após utilizar o vale-alimentação na Cesta do Povo do Ogunjá.

Orientações

A Secretaria da Educação do Estado reforça a orientação para que vá ao supermercado apenas um membro da família, seguindo todas as normas de segurança, como o uso de máscaras de proteção individual, em função da pandemia pelo novo Coronavírus. Em caso de dúvidas, o estudante pode entrar em contato com a escola onde está matriculado. A secretaria também disponibiliza os canais da Ouvidoria pelo 0800 284 0011, pelo e-mail ouvidoria@educacao.ba.gov.br ou pelo Fale com a Ouvidoria, disponível no Portal da Educação.

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Atendimento por videochamada no SAC inclui serviços do Procon-BA

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Foto: Débora Fernandes/Saeb

A pandemia do novo coronavírus mudou a vida das pessoas e antecipou futuros. Agora, o cidadão pode usar o celular ou computador, agendar dia e horário, e receber atendimento do SAC sem sequer sair de casa. Isso é possível e faz parte do presente. A partir de segunda-feira (26), a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA) também passa a atender por meio de chamada de vídeo na Rede SAC. O objetivo é orientar, analisar e intermediar reclamações individuais de consumidores. O atendimento deve ser agendado através do SAC Digital.

“Após o agendamento, o Procon-BA entrará em contato com o consumidor por telefone ou e-mail para análise da documentação e descrição dos fatos, visando dar o melhor encaminhamento à demanda. O nosso objetivo é ampliar ainda mais o atendimento e a solução de problemas dos consumidores”, explica a diretora de Atendimento do Procon-BA, Adriana Menezes.

Além do atendimento do Procon-BA, a Rede SAC já disponibiliza, desde o mês de agosto, atendimentos do Planserv e do Centro de Atendimento Previdenciário (Ceprev). Um exemplo é o caso de Durcilene Santos, 57 anos, que é uma das quase 600 pessoas com pedidos de pensão recepcionados pela Superintendência de Previdência (Suprev) desde o início da pandemia.

Atendimento

Moradora da cidade de Aparecida de Goiânia, em Goiás, distante mais de 1,6 mil quilômetros de Salvador, a dona de casa teve sua solicitação acolhida apesar de residir em outro estado do país, através de chamada de vídeo. “Entrei no site do SAC Digital para realizar o agendamento e fui atendida por vídeo na hora marcada. Gostei muito, pois foi bem rápido e a atendente muito atenciosa”, ressalta Durcilene.

O atendimento por videochamada para serviços do Ceprev já registrou 285 atendimentos. Os três mais solicitados foram pensões previdenciárias e 2ª via do contracheque, com 94 atendimentos cada um, seguidos de isenção de Imposto de Renda, com 77 solicitações. Quanto ao Planserv, foram registrados até agora 377 atendimentos, sendo 63 para solicitação de Movimentação Cadastral e 314 para isenção de biometria.

Como fazer

O primeiro passo é acessar o SAC Digital ou baixar o aplicativo SAC Digital. Depois, basta pesquisar na plataforma o serviço desejado. Em seguida, é preciso escolher uma data disponível e agendar o horário de preferência. Após isso, o SAC envia uma confirmação por e-mail ou mensagem de celular, junto com o link para a vídeo-chamada. É necessário ter computador ou celular com acesso à internet para realizar o atendimento.

O atendimento por chamada de vídeo pode ser expandido de acordo com o êxito nessa primeira fase de funcionamento. “Temos planos de ampliar para outros serviços, oferecendo mais comodidade e segurança para nossos usuários. Vamos avaliar o funcionamento nessa fase para planejar um aumento do número de serviços nessa modalidade de atendimento por vídeo”, afirma a diretora Operacional do SAC, Nilza Rios.

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