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Projeto seleciona jovens para capacitação de monitor de turismo

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Foto: Jefferson Peixoto/Secom

O Projeto Jovem Monitor de Turismo, realizado pelo Parque Social em parceria com a Prefeitura, está com inscrições abertas para seleção de adolescentes entre 16 e 17 anos, matriculados ou que já concluíram o ensino médio na rede pública de ensino, para oferecer capacitação teórica e prática na área de turismo. O procedimento acontece até 6 de março e pode ser efetuado de modo presencial na sede do Parque Social (localizada no Parque da Cidade, Itaigara), no Escritório Social, na Rua Chile (Centro), ou através do formulário disponível no site www. parquesocial. org .

O projeto selecionará 50 jovens, que participarão de oficinas de autoconhecimento, relações interpessoais, expressão oral e escrita, noções básicas de inglês e espanhol, empreendedorismo social, interação com os turistas e turismo de base comunitária. Além disso, os jovens também vão ter contato com a construção e ressignificação de roteiros, aulas de campo e palestras com temas transversais relacionados ao turismo.

As atividades acontecerão pelo período de nove meses no edifício do Escritório Social, sempre às terças e quintas-feiras, com encontros que durarão três horas. Após a conclusão do projeto, os participantes recebem certificado de Monitor de Turismo.

Histórico – Criado em 2017, o Jovem Monitor de Turismo visa estabelecer uma conexão entre o universo jovem e o potencial de transformação da realidade local a partir do Turismo de Base Comunitária. A gerente de projetos do Parque Social, Joana Kary, explica que a iniciativa tem proporcionado inclusão social, participação cidadã e oportunidades aos jovens de se inserirem no mercado de trabalho.

“Geralmente recebemos jovens que nunca fizeram uma formação além da escola. Quando terminam a capacitação, eles passam a ter um plano de vida, a conhecer a própria cultura, a ter pensamentos críticos e valorização maior da cidade”, pontua.

 

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Simm divulga vagas de emprego e orientações profissionais pelo Instagram

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Os trabalhadores que buscam por uma primeira oportunidade laboral ou que desejam retornar ao mercado de trabalho contam com o auxílio do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Trabalho Esportes e Lazer (Semtel), mesmo durante a pandemia. Do mês de abril até 22 de junho foram disponibilizadas pelo Simm aproximadamente 1.630 vagas de trabalho para diversas áreas de atuação e variados níveis de formação profissional.

Neste período foram oferecidas, por exemplo, oportunidades para gerente financeiro, cozinheiro, supervisor hospitalar, instalador de acessórios para caminhão, auxiliar de depósito e açougueiro. Apenas esta semana, o serviço está com mais 18 postos de trabalho para serem preenchidos. As vagas e requisitos para ocupá-las podem ser consultadas através do perfil do perfil da Semtel no Instagram (@semtelsalvador).

Cuidados – Para evitar aglomerações e colaborar com a saúde dos trabalhadores e servidores que atuam no Simm o atendimento ao público foi modificado durante a pandemia. Através do Instagram, o interessado identifica as vagas no qual se encaixa no perfil e entra em contato com o teleatendimento do Simm através do telefone (71) 3202-2003. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

A partir deste contato, o serviço municipal agenda a primeira entrevista com o núcleo de psicologia e, em caso de aprovação, encaminha o candidato para efetuar a última etapa da seleção na empresa que disponibilizou o posto de trabalho. A entrevista no Simm é realizada em sala ampla com, no máximo, cinco candidatos por vez.

Dicas – Através do perfil da secretaria no Instagram, além da oferta de vagas, os candidatos também têm acesso a conteúdos úteis para quem busca novas oportunidades de emprego. Também podem ser encontradas na página dicas valiosas sobre postura profissional na entrevista e no ambiente de trabalho.

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Coronavírus: hospitais de retaguarda abrem 360 vagas de emprego

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Foto: Reprodução Internet

A Fundação da Associação Bahiana de Medicina (Fabamed) será a organização social responsável pelo gerenciamento do Hospital Santa Clara e do antigo Hotel Riverside, que foi transformado em um hospital. As unidades serão retaguarda estadual para tratamento de pacientes com infecção pela covid-19. A instituição venceu a licitação realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesab), e assume a administração, operacionalização e execução das ações e dos serviços de saúde.

No total, as duas unidades contabilizam 169 leitos clínicos, que serão ocupados mediante encaminhamento da Central Estadual de Regulação, o que significa que não receberá pacientes por demanda espontânea. 
O antigo Hotel Riverside, em Lauro de Freitas, foi adquirido pelo Governo do Estado em 2019 e passou por adequações estruturais para ser transformado em uma unidade hospitalar. Já o Hospital Santa Clara, em Salvador, foi requisitado pelo Governo do Estado para reforçar o atendimento dos pacientes e o combate ao coronavírus (Covid-19).

Vagas
Para iniciar o funcionamento dos hospitais, a Fabamed abriu um processo de inscrição e formação de banco de dados para mais de 15 cargos da área de saúde e também administrativos. Ao todo, mais de 360 vagas estão abertas para profissionais com nível fundamental, médio e superior, a exemplo de Técnico de Enfermagem, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Farmacêutico, Engenheiro Clínico, Maqueiro, Motorista, Roupeiro, Recepcionista, Auxiliar Administrativo, dentre outros.

Os salários variam de R$ 1,1 mil a R$ 4 mil. Os interessados em participar do processo devem mandar o currículo para o e-mail recrutamento.fabamed@gmail.com.

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Saeb prorroga convocação do Partiu Estágio

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A Secretaria da Administração do Estado (Saeb) prorrogou o prazo para os novos convocados do Programa Partiu Estágio. Os 847 estudantes universitários, da capital e interior do estado, poderão realizar a entrega da documentação exigida até esta sexta-feira (28). A prorrogação é em decorrência do recesso de Carnaval no serviço público baiano, que retomou o expediente nesta quinta (27).
O grupo foi convocado no dia 5 de fevereiro por e-mail, mensagens de celular e ligações por telefone para ocupar vagas ofertadas pelo terceiro edital do programa, publicado em setembro de 2019. A lista completa dos selecionados pode ser consultada no site institucional da Saeb. Estudantes que não apresentarem toda a documentação exigida, ou não se apresentarem dentro do prazo, perderão a vaga de estágio automaticamente.
Este edital somou mais de 20 mil inscritos, que concorreram a uma das 2.838 oportunidades de estágio para 110 cursos de graduação presenciais e EAD de instituições com sede/pólo de ensino na Bahia. Dúvidas sobre a seleção ou sobre as regras do Programa devem ser encaminhadas para o e-mail partiuestagio@saeb.ba.gov.br.
O programa é uma iniciativa da administração estadual baiana que garante acesso a oportunidades de estágio a estudantes universitários de instituições EAD e presenciais, estaduais, federais e privadas com sede na Bahia e que ainda não conseguiram se inserir no mercado de trabalho. O contrato de estágio tem duração de um ano, sem possibilidade de prorrogação, exceto quando o estudante é deficiente físico.




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