Connect with us

CAJAZEIRAS E REGIÃO

XI Caminhada da Pedra de Xangô reúne cinco mil pessoas em Cajazeiras. Veja Fotos;

Published

on

A Caminhada é um marco de luta, de resistência do povo negro de Cajazeiras, é um símbolo de representatividade para toda Bahia.

Mais de cinco mil pessoas participaram da Caminhada da Pedra de Xangô, na manhã do último dia(09), em Cajazeiras. O tapete branco composto pelo povo de santo começou a se formar no Campo da Pronaica e, seguiu pela avenida Assis Valente, chegando até o local sagrado.

A onze anos, a associação pássaros das água, sob a direção da mãe Iara de Oxum, realiza a caminhada da pedra de Xangô, que este ano trouxe como tema “ Intolerância Não, Respeito Sim! 

 

Sobre a Pedra de Xangô – O monumento era usado por escravos que fugiam das fazendas localizadas na região como esconderijo durante o século passado. Antes conhecida como Pedra do Buraco da Onça, ela ficava escondida por um matagal, que favorecia os escravos em sua fuga. 

No entanto, quase não escapa de ser implodida, em 2005, quando as obras da avenida estavam em andamento. Foi nesse momento que a comunidade do entorno se juntou para lutar pela preservação da pedra, que tem grande valor simbólico para adeptos das religiões de matriz africana. Desde então, uma série de atividades tem acontecido no local, chamando atenção para sua importância religiosa, cultural e turística.

Xangô, um dos principais orixás no panteão africano, é o patrono da justiça.

 

Faça um comentário

Publicidade:

Advertisement

politica

Cajazeiras e Região

error: Copyright © - Grupo Fala Cajazeiras ®