Após manifestação do presidente dos EUA, Lula afirma que Brasil é soberano e não tolera interferência externa.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva respondeu nesta segunda-feira (7) a uma publicação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que criticou o tratamento dado ao ex-presidente Jair Bolsonaro pelas autoridades brasileiras. Trump acusou o Brasil de promover uma “caça às bruxas” contra Bolsonaro e pediu que o deixassem em paz.
Em resposta, Lula afirmou em suas redes sociais: “A defesa da democracia no Brasil é um tema que compete aos brasileiros. Somos um país soberano. Não aceitamos interferência ou tutela de quem quer que seja. Possuímos instituições sólidas e independentes. Ninguém está acima da lei.”
A declaração de Trump foi considerada pelo governo brasileiro como um sinal de alerta. Segundo informações do UOL, o Itamaraty avalia convocar de volta sua embaixadora em Washington caso Trump adote medidas ou sanções de impacto contra o Supremo Tribunal Federal (STF) e outras autoridades brasileiras.
Além disso, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, também reagiu às críticas de Trump, afirmando que Bolsonaro “responde pelos crimes que cometeu contra a democracia e contra o processo eleitoral no Brasil” e que “não se pode falar em perseguição quando um país soberano cumpre o devido processo legal no estado democrático de direito” .