Defesa de Matteos França Campos solicita transferência urgente após relatos de risco à integridade física do acusado
Matteos França Campos, de 32 anos, acusado de matar a própria mãe em Belo Horizonte, está sofrendo ameaças de morte dentro da unidade prisional onde se encontra detido. A informação foi confirmada pelo advogado de defesa, Gabriel Arruda, que solicitou a transferência urgente do cliente para outro presídio, alegando risco iminente à sua integridade física.
Segundo a Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, Matteos permanece custodiado no Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) Gameleira desde a última sexta-feira, 25 de julho. Até o momento, não há definição sobre uma possível mudança de unidade.
Matteos confessou ter matado a mãe, Soraya Tatiana Bonfim, de 56 anos, professora do Colégio Santa Marcelina, durante um momento de descontrole emocional. Segundo depoimento à Polícia Civil, o crime ocorreu no dia 18 de julho após uma discussão relacionada a problemas financeiros. Ele afirmou que estava endividado por conta de empréstimos e apostas online. Durante a briga, teria estrangulado a mãe.
O corpo de Soraya foi localizado dois dias depois, envolto em um lençol sob um viaduto no município de Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O laudo do Instituto Médico Legal confirmou que a causa da morte foi esganadura.
Durante o enterro da mãe, realizado no Cemitério da Paz, Matteos demonstrou aparente comoção e declarou que a família estava “perdida e devastada”, pedindo por “respostas”, apesar já ter cometido o crime.
No domingo, 27 de julho, a juíza Juliana Berett Kirche converteu a prisão temporária em preventiva, o que mantém o acusado detido por tempo indeterminado enquanto as investigações prosseguem.