SEGURANÇA
Bahia registra prisão de 42 policiais em dois anos

Publicado a
2 meses atrásem

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) revela que, no ano de 2023 e 2024, 42 policiais foram presos no estado. Do total, 37 eram policiais militares, quatro pertenciam ao sistema prisional e um era policial civil. Segundo o órgão, as prisões ocorreram no contexto de 18 operações realizadas para cumprir mandados contra esses agentes de segurança pública.
O Ministério Público não informou detalhes sobre as operações que resultaram nas prisões dos agentes, as acusações que eles respondem e nem os nomes dos detidos.
“Temos observado um crescimento nas ligações dos agentes com facções ligadas ao narcotráfico, além de um fenômeno onde pessoas já entram nas corporações integrando esses grupos. Não é algo exclusivo da polícia, e é um risco muito grande, tanto que as instituições estão aprimorando seus mecanismos correcionais e suas sindicâncias sociais para detectar antecipadamente esse tipo de envolvimento”, ressaltou o coronel e especialista em segurança pública Antônio Jorge Melo.
Antônio Jorge também explica que, por integrarem as forças de segurança, os policiais são os alvos preferenciais dos processos de cooptação das organizações criminosas. “Os motivos são diversos, podem ser por proteção ou para obterem informações privilegiadas. Esses grupos buscam os agentes com o objetivo de obterem vantagens”, completou.
O maior Portal de Notícias e Entretenimento de Cajazeiras e região. O que você gostaria de saber "A gente mostra todo mundo vê"
