CAJAZEIRAS E REGIÃO
Calor em Cajacity: moradores aproveitam barragem para aliviar o calor

Publicado a
2 meses atrásem

Com máxima de 32°C em Salvador, os soteropolitanos estão aderindo a métodos alternativos para enfrentar o calor. A barragem Ipitanga 1, em Cajazeiras, próximo dos bairros de Cajazeiras XI, Boca da Mata e Fazenda Grande I, foi o principal destino dos moradores locais para “matar o calorão”.
Vídeos que circularam nas redes sociais mostram crianças, jovens e até idosos aproveitando a barragem para nadar e pescar. Porém, além de ponto turísticos nos dias de verão, a barragem Ipitanga 1 é muito importante para o desenvolvimento do bairro.
Construída em 1932, a Ipitanga 1 ajuda a distribuir aproximadamente 40% da água de Salvador para os bairros de Cajazeiras e abastece as estações de tratamento de agua do Parque Boiadeira. Além de ser um ponto importante para a biodiversidade da região, com espécies de plantas e animais que dependem da preservação desse ambiente para sobreviverem.
Com aproximadamente 644,72 km² de extensão, o rio Ipitanga tem sua nascente em Simões Filho, percorre áreas de mata na região metropolitana de Salvador e deságua no rio Joanes, já em Lauro de Freitas. Ao longo do seu trajeto, conta com três represas – Ipitanga I, II e III – que integram o sistema de barragens Joanes-Ipitanga.
De acordo com dados divulgados pelo Inema – Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – em 2020, a barragem Ipitanga I é o único ponto da bacia do rio Ipitanga com níveis regulares de qualidade da água.
O maior Portal de Notícias e Entretenimento de Cajazeiras e região. O que você gostaria de saber "A gente mostra todo mundo vê"
