Conecte-se conosco

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em pleno verão, um abaixo-assinado quer proibir as caixinhas de som das areias de Salvador.

Publicado a

em

porto da barra
Foto: Elaine Sanoli/CORREIO

Criado pelo baiano Lucas Albuquerque, 30, o documento denominado ‘Pela proibição de aparelhos de som nas praias de Salvador’ recebeu 8.475 assinaturas na plataforma Change.org. Entre os dias 15 de janeiro e 5 de fevereiro, a população pode decicir votar a favor da proibição de caixinhas de som nas praias da cidade. “É um desejo coletivo das pessoas terem o espaço da praia como um lugar de contemplação. São inúmeros grupos, cada um com seu estilo musical, o que causa uma poluição auditiva”, diz Lucas.

No sul da Bahia, a prefeitura de Itacaré implementou uma proibição do uso de caixas de som nas praias, medida que entrou em vigor em dezembro do ano passado. As infrações podem resultar em multas de até R$ 20 mil. Além disso, foram proibidos churrascos, acampamentos e o trânsito de animais nas áreas litorâneas.

Nos comentários da votação online, os apoiadores do abaixo-assinado explicam os motivos para apoiarem a medida. “Democracia sonora. Quem quiser ouvir sua música, que a ouça até o ouvido do outro não alcançar”, diz um defensor. “O som na praia é muito desagradável. Um desrespeito para quem quer aproveitar a natureza”, complementa outro.

De acordo com o autor do abaixo-assinado, as praias de Porto da Barra e Boa Viagem são as mais afetadas pelo uso de aparelhos de som. No entanto, há quem defenda a liberdade de levar caixas de som para qualquer lugar. Uma vendedora que costuma fazer isso justifica: “Acho que a proibição não é a melhor solução. Precisamos de educação. Basta não colocar o som em volume que incomode os outros”.

Em 2024, foram registradas 23.187 denúncias de poluição sonora em Salvador, o que resulta em uma média de 63 reclamações diárias. Contudo, segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), nenhuma dessas denúncias foi relacionada ao som emitido nas praias.

 

O maior Portal de Notícias e Entretenimento de Cajazeiras e região. O que você gostaria de saber "A gente mostra todo mundo vê"

Advertisement