Conecte-se conosco

MOBILIDADE

Governador Jerônimo Rodrigues propõe mudanças para ransporte público da Bahia

Publicado a

em

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, encaminhou um Projeto de Lei (PL) à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) que tem como objetivo promover mudanças significativas no transporte e na mobilidade do estado. A busca iniciativa criar uma Política de Mobilidade Inter-Regional e Intrarregional, conforme comunicado divulgado no Diário Oficial do Legislativo.

De acordo com o texto enviado aos deputados, o projeto visa melhorar as condições de transporte e acessibilidade na Bahia, por meio de princípios e diretrizes que consideram as particularidades das cidades do estado. “A proposta pretende contribuir para a melhoria das condições de mobilidade, por meio da definição de princípios, objetivos e diretrizes, estabelecidas a partir das características e especificidades da rede de cidades baianas”, diz o documento.

Um dos principais focos do PL é descentralizar a infraestrutura e os serviços de Transporte Público Coletivo (TPC), ampliando o atendimento a áreas periféricas, tanto nas regiões metropolitanas quanto nas demais localidades do estado. Além disso, está prevista a expansão do transporte ferroviário de passageiros, buscando oferecer novas alternativas de deslocamento entre os municípios baianos.

Outro ponto de destaque do projeto é a criação de um Conselho de Caráter Consultivo, que será vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). Esse conselho terá a função de traçar diretrizes e colaborar na formulação e execução das ações do programa de mobilidade.

O governador solicita que a apreciação do projeto seja feita com caráter de urgência, o que permitirá maior ceridade na tramitação e dispensará algumas formalidades regimentais na Assembleia. Caso o pedido seja aceito, as mudanças propostas poderão avançar com mais rapidez, atendendo às demandas de transporte público em todo o estado.

O maior Portal de Notícias e Entretenimento de Cajazeiras e região. O que você gostaria de saber "A gente mostra todo mundo vê"

Advertisement