Uma dessas moradoras é a dona de casa Alessandra Silva, que teve o maior aumento entre as contas. Ela, que pagava uma média de R$ 160 reais, tomou um susto com a conta de março: R$735. O aumento foi superior a 350%.
“A gente economiza tanto, para vir num valor mais baixo, e mesmo assim vem esse valor aqui. O sistema nervoso da gente fica abalado. A gente gasta um dinheiro de transporte que às vezes a gente não tem, para resolver a situação”, disse Alessandra.
Cerca de 50 famílias na mesma rua relataram o mesmo problema. Na residência da também dona de casa Michele Oliveira, o aumento foi superior a 300%.
Com poucos eletrodomésticos, entre eles sanduicheira, televisão, microondas e geladeira, Michele não vê justificativa para o valor exorbitante na conta, que passou de R$ 80 para R$ 682. Ela mora apenas com o marido e a filha, de três meses.
“Tudo sempre fica fora da tomada, [uso] somente quando vou esquentar alguma coisa. A geladeira que é de uso contínuo, a gente não pode ficar desligando, mas fora isso é tudo sempre economizando. Eu não tive nem reação, porque primeiro que eu não trabalho, quem trabalha é meu esposo, mas não é de carteira assinada. E aí chega um valor desse aqui, a gente tomou um susto. A gente nem sabe o que fazer. É triste, porque a gente que mora em uma comunidade, que não tem condições de fazer o pagamento de uma conta desse valor, chega a se assustar. Isso não é normal”, desabafou Michele.

Moradores de Cajazeiras reclamam de valor abusivo em contas de energia elétrica; aumento chega a 350% — Foto: Reprodução/TV Bahia
A maioria dos moradores conseguiu registrar o caso junto à Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba). A manicure Maura Cardoso foi uma das poucas que não conseguiu fazer o registro. Na casa dela, a conta saltou de R$ 195 para R$ 690.
“Eu liguei no sábado, só que não consegui ser atendida. Eles ficam colocando aquela musiquinha e a ligação cai. Você tenta de novo e a ligação cai. Ontem eu retornei a ligar, pela manhã, a atendente me disse que o sistema estava fora do ar e que eu ligasse a partir das 14h. Eu fiquei a tarde toda ligando e, quando eu ligo, eles falam que eu já fiz a reclamação, mas eu não consegui fazer a reclamação”, disse.
Um outro morador, Nadiano Duarte, disse que o problema começou depois que os contadores antigos foram substituídos, há cerca de cinco meses.
“Trocaram os cantores. Antes estava vindo o preço [da conta] R$ 80. Eu moro sozinho. Só tenho um ventilador, uma televisão e uma geladeira. Eu sempre controlo tudo, até a luz de noite são só duas lâmpadas. Minha conta vinha R$ 70, R$ 80. De um mês para o outro, justamente no mês desse caso, veio R$ 370. É impossível pagar uma conta dessa”, pontuou Nadiano.
Por meio de nota, a Coelba disse que funcionários foram até o local e identificaram uma falha no sistema de leitura. A companhia de energia elétrica disse ainda que todas as contas com leitura incorreta serão corrigidas e emitidas novamente com os novos valores e novas datas de vencimento.