CAJAZEIRAS E REGIÃO
Moradores de Itapuã cobram apoio da Saltur para festa secular

Publicado a
6 anos atrásem

Prestes a completar 114 anos de celebração, a tradicional Lavagem de Itapuã precisa de apoio dos poderes públicos. A queixa é da associação dos moradores do bairro, que foi representada na Tribuna Popular, na tarde de segunda-feira (11), por Raimundo Gonçalves dos Santos, o Bujão.
Na Câmara, o líder comunitário chamou a atenção dos vereadores para o tradicional evento popular, que desde dezembro vem sendo organizado. “Apelamos a esta Casa, que faz as leis do Município, pois não teria outro meio para chamar a atenção e fazer a interlocução com a Saltur (Empresa Salvador Turismo)”, salientou Bujão. Segundo ele, procurada, o órgão municipal não tem atendido o pleito da comunidade.
Os vereadores Moisés Rocha, Suíca, do PT, e Toinho Carolino (Podemos), expressaram apoio à reivindicação dos organizadores da lavagem. “Não se trata apenas de uma festa, é uma celebração, uma manifestação secular de resistência daquele povo”, afirmou Suíca, cobrando atenção dos governos estadual e municipal. Para Moisés Rocha, “as festas populares perderam a força que tinham por falta de apoio dos poderes públicos”.
Durante seu comentário, Carolino ressaltou que o evento é marcado pelo sincretismo religioso e criticou a falta de comprometimento da prefeitura, se comparado a outros eventos. “Não é recurso para o bolso (dos organizadores), é para a festa, que é obrigação do Município. Faz para o réveillon, mas não faz uma festa para o próprio povo?”, questionou.
Toinho Carolino ainda pediu maior interação da Câmara com a festa, a exemplo do que já ocorre no Carnaval e Lavagem do Bonfim. A solicitação foi bem aceita pelo presidente da Casa, vereador Geraldo Júnior (SD).
Programação
A tradicional Festa da Lavagem terá início no dia 21 de fevereiro (quinta-feira), com o Bando Anunciador, que irá percorrer as ruas do bairro ainda durante a madrugada. Às 5h, uma queima de fogos de artifícios anunciará a alvorada.
O evento terá continuidade com a lavagem e terá continuidade com o cortejo tradicional. A riqueza multicultural do bairro será demonstrada no desfile dos grupos artísticos e culturais. Cerca de trinta atrações do próprio bairro participam da festa.
Na sexta-feira (22), shows com atrações locais animam os populares. No dia seguinte (23), será realizado o Terno de Reis. A programação terá continuidade com a oferta de presentes para Yemanjá, a Peixada Itapuãzeira e a Segunda-feira Gorda de Itapuã.
Foto: Antonio Queirós
O maior Portal de Notícias e Entretenimento de Cajazeiras e região. O que você gostaria de saber "A gente mostra todo mundo vê"
