Conecte-se conosco

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Palco Aberto Boca de Brasa Casa do Sol celebra a arte do Bairro de Cajazeiras.

Publicado a

em

Foto: Divulgação / Casa do Sol

Música, arte, dança e literatura marcam a IIIª Edição do Palco Aberto Boca de Brasa Casa do Sol que acontecerá no dia 05 de dezembro,  às 15h00,  em formato de live no Youtube Espaço Casa do Sol.

Com o tema Navegando pelo Mundo Reconhecendo Nossa História,  a programação conta  com mostra de resultados das oficinas de teatro, voz-violão, dança e percussão do Projeto Adolescente em Arte-Ação. A proposta  tem como desafio unir arte, educação e mobilização social entre os adolescente. Além de formações específicas nas áreas artísticas também trabalharam temáticas como ancestralidade, territorialidade e identidade.

Grupo de Capoeira Angola Mourão – Foto: Divulgação / Casa do Sol

O Palco Aberto Boca de Brasa Casa do Sol pretende dar visibilidade aos artistas periféricos,  principalmente do bairro de Cajazeiras. Haverá a participação do grupo de dança Ballet Style of Dance, fundado em março de 2016, desenvolve um trabalho com temática diversificada e mistura de ritmos. 

Participa desse encontro, o  Balé da Comunidade, que através da dança pretende elevar a autoestima da população. 

O grupo Soul, tá Crew representará o Levante Popular da Juventude.  Formado por mulheres é um espaço de compartilhamento,  conhecimento,   fortalecimento e empoderamento feminino.  O Ballet Centro promete dar  um show de dança e sentimento. Aqui também tem ginga, com o Grupo de Capoeira Angola Mourão, primeiro grupo de Capoeira Angola do bairro de Cajazeiras.

Balé da Comunidade – Foto: Divulgação / Casa do Sol

Arte ancestral e rima andam jutas.  Da Sol contaremos com o Grupo de Samba de Roda  e o Grupo de Poesia Solstício.

Para fechar a programação os jovens MC’s Cretto, Lila Raio do Sol e Nmares  fazem uma apresentação especial cantando juntes,  rimando e refletindo sobre suas realidades enquanto  jovens negros periféricos.

A Casa do Sol Padre Luís Lintner foi contemplada pelo edital Espaço Cultural Boca de Brasa, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador.

Levante Popular da Juventude – Foto: Divulgação / Casa do Sol

 

A Casa do Sol

Instituição sem fins lucrativos que atua em Cajazeiras V e entorno, com a missão de “proporcionar um espaço formativo à população mais desfavorecida do bairro, para que no desenvolvimento pleno de suas capacidades e na conquista da participação e dos direitos sociais, cada pessoa se torne sujeito de transformação e de construção de relações igualitárias”.

Oferece propostas educativas e culturais que potencializam os crescimento harmônico  integral de cada sujeito, buscando desenvolver atitudes responsáveis e comprometidas com a própria família, a comunidade, os mais desfavorecidos, o meio ambiente e o próprio País.

Uma das iniciativas da Casa do Sol é o Projeto Adolescente em Arte-Ação:  Oficinas de teatro, música (percussão, canto, violão), dança contemporânea para adolescentes e jovens entre 12 e 18 anos, com vivências de sensibilização estética, práticas das técnicas artísticas, produção artístico-cultural e educação para o desenvolvimento humano.

 

Boca de Brasa

Desde 2013, a Fundação Gregório de Mattos desenvolve ações que visam a promoção e produção cultural pelos diversos pontos da cidade, no intuito de descentralizar as atividades em Salvador. Criado em 1986, o projeto Boca de Brasa visa fomentar a cultura na periferia, com foco na promoção da cidadania, por meio do incentivo às manifestações artísticas dos bairros da capital baiana. Em 2013, a ação recebeu um novo formato, que contempla oficinas gratuitas de diferentes áreas artísticas, bem como formação de gestores. Até 2016, foram realizadas 21 edições, com público total de 42 mil pessoas, 120 oficinas realizadas e 2.300 agentes culturais atendidos em 20 bairros. Em 2017, a FGM lança o edital Espaços Culturais Boca de Brasa, concedendo aporte financeiro a três propostas voltadas ao aprimoramento, dinamização e/ou ampliação das atividades artístico-culturais desenvolvidas em espaços culturais já existentes. Em 2018, esses espaços funcionaram com atividades financiadas pelo edital, sendo considerados Espaços Culturais Boca de Brasa. Em 2019, em sua segunda edição, o edital premia mais quatro espaços da cidade que recebem aporte financeiro onde eles passam a ser identificados, até o mês de junho 2021, como Espaços Culturais Boca de Brasa.

Serviço:

Palco Aberto Boca de Brasa Casa do Sol

Data:  05 de dezembro de 2020, às 15h

Transmissão no Youtube  Espaço Casa do Sol

 

Contato: Tulani Nascimento – Comunicação + 71 9 86601654

O maior Portal de Notícias e Entretenimento de Cajazeiras e região. O que você gostaria de saber "A gente mostra todo mundo vê"

Advertisement