Conecte-se conosco

POLÍTICA

Projeto que prevê a instalação de câmeras nas escolas é debatido na Câmara

Publicado a

em

Foto: Antonio Queirós

O coordenador-geral da APLB/Sindicato, Rui Oliveira, utilizou a Tribuna Popular da Câmara na sessão ordinária desta segunda-feira (7), no auditório do Centro de Cultura da Casa. Dentre os temas do seu pronunciamento, ele protestou contra o Projeto de Lei nº 99/2025, de autoria do vereador Cezar Leite (PL), que prevê a instalação obrigatória de câmeras com áudio em todas as salas de aula das escolas municipais e privadas.

“Esse projeto vai de encontro à liberdade de expressão e à nossa concepção de escola pública”, frisou Rui Oliveira. Ele também afirmou que os colégios não devem ser espaços de discussões ideológicas e sim de conhecimento.

Já o vereador Cezar Leite defendeu a sua proposição parlamentar. Na justificativa do projeto, o vereador afirma que “garante transparência, segurança e evita influências político-ideológicas no ambiente escolar”. A proposição parlamentar está em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final (CCJ) da Câmara.

Ele lembrou, em defesa do projeto, um caso que aconteceu na cidade do Rio de Janeiro há alguns meses. “O professor deu um chute numa criança autista de apenas 11 anos de idade”, disse o vereador. Segundo o parlamentar, a comprovação veio à tona tempos depois, quando foram divulgadas as imagens da agressão. “E há professores que também são agredidos. Portanto, essa iniciativa visa proteger os alunos e os bons professores”, defendeu o vereador.

Dia do Jornalista

Já os vereadores Claudio Tinoco (União) e Aladilce Souza (PCdoB) saudaram os profissionais de imprensa pelo Dia do Jornalista, celebrado em 7 de abril. A data foi instituída pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI), em 1931, em homenagem ao médico e jornalista Giovanni Battista Líbero, assassinado por motivações políticas, em 1830.

“Nesses tempos de fake news, é mais importante ainda saudar os profissionais que trazem a informação fidedigna”, disse Claudio Tinoco.

A vereadora Aladilce Souza, além de parabenizar os jornalistas, frisou que “esses profissionais trazem muitas informações importantes, inclusive para nós, políticos”.

Dia Nacional da Saúde 

E as vereadoras Débora Santana (PDT) e Aladilce Souza também saudaram o Dia Mundial da Saúde, também comemorado em 7 de abril. Segundo o Ministério da Saúde, esta data é celebrada desde 1950, “com o objetivo de chamar a atenção para as prioridades específicas” deste segmento. A data homenageia a criação da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1948.

“Gostaria, nesta data, de abordar o nosso projeto que visa a criação da Carteira de Identificação dos Portadores de Diabetes”, afirmou Débora Santana. O PI n° 5/2025 “indica ao prefeito a elaboração de um projeto de lei que determine a criação da Carteira de Identificação da Pessoa com Diabetes no Município de Salvador”.

Por sua vez, Aladilce Souza, referindo-se ao SUS, afirmou que o Brasil tem “o maior e melhor sistema de saúde pública do mundo”. Entretanto, frisou que “a saúde no nosso município está deixando muito a desejar”.

 

 

Fonte da notícia: Diretoria de Comunicação

O maior Portal de Notícias e Entretenimento de Cajazeiras e região. O que você gostaria de saber "A gente mostra todo mundo vê"

Advertisement