Conecte-se conosco

SAÚDE

Salvador terá capacidade de imunizar 70 mil por dia, segundo a Secretaria de Saúde

Publicado a

em

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) estima que a cidade terá condições potenciais de imunizar 70 mil pessoas por dia contra a Covid-19. Essa estimativa se baseia em outras estratégias de imunização que apresentaram boa aderência da população na capital baiana.

Segundo Doiane Lemos, subcoordenadora de Doenças Imunopreveníveis: “Essa estimativa foi abalizada tanto pela expectativa da população em geral em ter acesso às doses quanto no planejamento que já foi desenhado pelo município em estabelecer pontos estratégicos de imunização que facilitem o acesso e também favoreçam as medidas restritivas de distanciamento. Também existe a perspectiva de uma possível contratação de novos profissionais para atuação temporária e complementação das equipes de aplicação das doses na cidade”.

A Prefeitura já tem estratégia e a estrutura necessária para iniciar a vacinação contra a Covid-19 na cidade. Para agilizar o processo de imunização de maneira gradual, técnicos da Secretaria criaram um Plano Municipal de Imunização que determina as etapas da mobilização, o público prioritário para receber as vacinas e o fluxo de acesso às doses através da rede SUS no município.

No que se refere ao armazenamento e à distribuição dessas doses, a Secretaria dispõe de quatro ultrafreezers de -86°C para o acondicionamento correto das vacinas, já que elas precisam ser conservadas em baixíssima temperatura. Além disso, a SMS providenciará a aquisição de mais quatro ultrafreezer, para acelerar a vacinação.

Atualmente, Salvador tem capacidade de armazenar até 160 mil doses em temperatura abaixo de -75C de uma só vez. Para as vacinas contra a Covid que não necessitam ser conservadas em baixa temperatura, a cidade também dispõe de infraestrutura através de câmaras e freezer científicos que servirão para a estratégia de imunização.

Advertisement