SAÚDE
Vilas-Boas cobra agilidade da Anvisa para liberação das vacinas

Publicado a
4 anos atrásem
Por
Redação
Em entrevista dada ao Jornal da Manhã, na TV Bahia, Fábio Vilas-Boas, secretário estadual de saúde, pediu agilidade à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no processo para aprovação da Coronavac, da farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan e que foi adquirida pelo Ministério da Saúde.
“Existe um processo moroso da Anvisa. Enquanto mais de 50 países já estão vacinando nós estamos ficando para trás. É preciso flexibilizar as regras porque a cada dia que a vacina é postergada são mais mil mortes registradas no país. Hoje nós vamos enviar uma carta assinada por vários secretários de Saúde para a Anvisa flexibilizar o processo”, declarou o secretário.
“Eu acredito que já no final do mês de fevereiro esse alinhamento já esteja feito. Conforme eu havia previsto, a vacina do Butantan e a russa Sputinik V já estão em solo brasileiro, e no dia 15 de janeiro a União Química Farmacêutica, que é um grande laboratório nacional, vai iniciar a produção e fabricação do insumo da vacina. Teremos duas grandes vacinas que estão sendo produzidas no Brasil, agora, a pressão tem que ser em cima da Anvisa que deve ser célere no processo”, ponderou.
A CoronaVac apresentou uma eficácia de 78% em casos leves e de 100% em casos graves e moderados. Para permitir a liberação, a Anvisa pediu mais detalhes dos dados apresentados.