Connect with us

CAJAZEIRAS E REGIÃO

10ª Caminhada da Pedra de Xangô vai acontecer dia 10 de fevereiro

Acontece no dia 10 de fevereiro, em Cajazeiras,  a 10ª Caminhada da Pedra de Xangô. O objetivo do evento é valorizar a Pedra de Xangô, Maior Monumento Orixá no Brasil e somar as lutas contra a Intolerância Religiosa, preservação do Patrimônio Material e Imaterial, integração humana e fortalecimento das heranças africanas.

A 10ª Caminhada é um evento de recuperação de uma importante tradição religiosa da Bahia, um dos marcos de resistência e luta do povo negro da Região Metropolitana de Salvador, pois a Pedra de Xangô, localizada em uma área de mata, servia de refúgio para negros escravizados. Há 29 anos, Mãe Iara de Oxum, terreiro Ilê T’omin Kiosisé Ayó, foi fazer oferendas aos orixás e descobriu a pedra na vasta mata, após a descoberta teve a confirmação no jogo de Ifá que do Orixá Xangô.

O evento marca integração de religiosos de Matriz Africana de Cajazeiras, Guarda da ancestralidade, religiosidade, cultura, valor geológico e de desenvolvimento integrado e sustentável. A caminhada será o marco da instalação do Projeto Casa de Memória da Pedra de Xangô e Projeto de Turismo Étnico Afro da Pedra, ambos construídos através de articulação com entidades de povos de terreiros, comunidade local, empreendedores locais, terceiro setor e poder público. A realização da 10ª Caminhada da Pedra de Xangô é fruto Associação de Terreiros Pássaros das Águas, liderada por Mãe Iara de Oxum. A concentração será no campo da Pronaica, em Cajazeiras X, e depois a caminhada segue pela Avenida Assis Valente.

O quê: 10ª Caminhada da Pedra de Xangô
Quando: 10 de fevereiro de 2019
Quanto: Entrada Gratuita
Onde: Pedra de Xangô – Avenida Assis Valente, Cajazeiras X
Informações: Naiara Brito – (071) 98714-0716

Faça um comentário

O maior Portal de Notícias e Entretenimento de Cajazeiras e região. O que você gostaria de saber "A gente mostra todo mundo vê"

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Fala Cajazeiras lança Aplicativo voltado para o Comércio de Cajazeiras e região

Foi lançado em Cajazeiras o primeiro Aplicativo voltado exclusivamente para o Comércio da região. A nova ferramenta desenvolvida pelo portal de notícias Fala Cajazeiras que já está disponível na Playstore, vai facilitar e agilizar o acesso a informações sobre promoções e ofertas oferecidas pelos lojistas não só de Cajazeiras mais bem como de toda região.

O Novo App “Ache AQUI Cajazeiras” chega com o objetivo principal de movimentar a economia local e fortalecer o relacionamento entre o comércio e o consumidor.

A intenção do novo aplicativo “Ache AQUI Cajazeiras”,  é promover de forma fácil e objetiva através de uma interface simples e intuitiva a busca rápida de produtos e serviços, para quem antes passava horas pelas ruas do bairro buscando a melhor oferta agora tudo fica mais fácil, basta baixar o App “Ache AQUI Cajazeiras” e encontrar tudo em um único lugar.

Lançado no dia 16 de julho, o App já está disponível para download na Playstore, basta buscar por; Ache AQUI Cajazeiras e instalar no seu Smartphone. Em breve o novo App também estará disponível para IOS.

Faça um comentário
Continue Reading

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Corpo é encontrado dentro de lixeira em Simões Filho

Um corpo foi encontrado dentro de uma lixeira na cidade de Simões Filho, na região metropolitana de Salvador, neste domingo (21).

De acordo com a Polícia Militar, a vítima estava na Avenida Elmo Cerejo, na localidade de Ponto Parada, e foi encontrada por populares, que acionaram a PM, por volta das 10h. Uma equipe da 22ª CIPM foi até o local e constatou o fato.

Ainda não há identificação da vítima. Ainda conforme a PM, a área foi isolada e o Serviço de Investigação em Local de Crime (Silc) acionado para remoção do corpo e realização de perícia. O caso vai ser investigado pela Polícia Civil.

informações do G1

Faça um comentário
Continue Reading

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Festival Coletivo do Pelc acontece neste sábado (20), no Ginásio de Cajazeiras

Coordenadores, agentes sociais e alunos do Projeto de Esporte e Lazer da Cidade (Pelc/BA) de 24 núcleos que atuam em Salvador, Alagoinhas, São Sebastião do Passé, Simões Filho e Lauro de Freitas participarão do Festival Coletivo neste sábado (20), no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, a partir das 14h.
A ideia do festival é oferecer gratuitamente, durante toda a tarde, atividades de esporte e lazer com os alunos e também ter a participação de moradores da comunidade de Cajazeiras. Na Bahia, o Pelc é executado pela Superintendência dos Desportos do Estado (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego e Esporte (Setre), com apoio financeiro do Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Especial do Esporte.
O programa Pelc está presente em 78 municípios do estado, dividido em 100 núcleos e beneficiando 35 mil pessoas com atividades gratuitas, há quase dois anos, de música, coral, teatro, artes, filmes/fotografia, capoeira, leitura infantil, recreação, caminhada, ginástica, dança, voleibol, handebol, futvôlei, basquete, futebol campo, futsal, karatê, judô, jiu-jitsu, hapkido, natação e canoagem.
Faça um comentário
Continue Reading

Publicidade:

Anúncio
Advertisement

politica

BORA, BAHÊA!

PRA CIMA DELES LEÃO

Cajazeiras e Região