Conecte-se conosco

CAJAZEIRAS E REGIÃO

ACONTECEU: Aulão de história prepara alunos de Cajazeiras para o Enem

Publicado a

em

Aconteceu no Colégio Estadual Eduardo Bahiana, em Cajazeiras, o Aulão de História, com o professor Adenilton Santos. A atividade é uma parceria da Fundação Pedro Calmon (FPC/Secult) com o Universidade Para Todos (UPT), da Secretaria de Educação.

O educador trabalhou um pouco das ciências humanas e da história, contextualizando com aspectos da vida dos estudantes, como território e identidade. Segundo Santos, o objetivo é trabalhar com as competências que eles adquirem ao longo da vida. No livro, na história, mas também nas questões que os cercam.

Fotos: ASCOM/FPC

“Esse projeto é muito importante por não se limitar a esfera técnica. E o Flin (Festival Literário Nacional), acontecendo aqui em Cajazeiras, que é um dos maiores bairros da América Latina, terá uma grande relevância na vida desses jovens, porque traz temas do seu cotidiano e artistas que são referências nacionais. Essa proposta unida à educação, enriquece ainda mais”, comenta.

A unidade trabalha há 10 anos com uma educação voltada para projetos e tem realizado propostas pedagógicas que envolvem o reconhecimento de habilidades e talentos artísticos dos alunos. Durante a pré-Flin e nesta sexta-feira (20), de atividades do Transformaê (Secretaria de Educação), os estudantes apresentaram uma série de trabalhos pensada em um dos projetos da escola, nomeado Sarau de Ideias. “A gente apenas reapresentou toda uma construção que foi feita pelos alunos na segunda unidade e acrescentou várias demandas que eles trouxeram a partir do Sarau de Ideias, que é a questão de gênero, a preocupação com a depressão, com o feminicídio, com o respeito às identidades e outros temas dos quais eles tinham fome de discussões”, diz gestora da escola Ivani Teles.

Fotos: ASCOM/FPC

O aluno do terceiro ano, Felipe Dias, espera que os temas desenvolvidos por eles durante as atividades tenham lugar na prova do Enem, pois tentará aprovação no curso de biologia nas universidades públicas. “Eu pretendo fazer biologia, porque vejo a educação como uma arma para defendermos nossos direitos e para abrirmos portas para novos caminhos. Tudo parte da educação, sem ela não temos nada”.

A escola manterá a agenda pré-Enem até o mês de novembro, quando acontece a prova do Enem e o Festival Literário Nacional, com aulas preparatórias em diversas áreas do conhecimento e temas contemporâneos.

Pré-Flin – Nos próximos meses, a Pré-Flin promove diversas atividades junto à comunidade local. Em setembro, terão reuniões com empreendedores de Cajazeiras para formações sobre Empreendedorismo e Cooperativismo; bate-papo e atividades educativas, através do TransformaeÊ, com crianças e adolescentes das escolas estaduais da região; oficina de Poema-Cartaz e Campanha Leia e Passe Adiante, com distribuição de livros nas escolas. Além do aulão pré-Enem sobre a História da Bahia na história do Brasil, que será realizado em diversas escolas durante os próximos três meses.

Flin – O Festival Nacional Literário (Flin): Diversas Leituras & Novos Caminhos é um projeto do Governo do Estado da Bahia, executado através da Secretaria de Cultura (SecultBA) e coordenado pela Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA). O Flin conta com a parceria das secretarias de Administração (SAEB); de Comunicação (SECOM); de Educação (SEC); de Meio Ambiente (SEMA); de Saúde (SESAB); de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE); de Políticas para as Mulheres (SPM); de Promoção da Igualdade Social (SEPROMI); de Tecnologia e Ciência (SECTI) e de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), além da Bahiatursa, do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) e da Fundação Cultural (FUNCEB).

O maior Portal de Notícias e Entretenimento de Cajazeiras e região. O que você gostaria de saber "A gente mostra todo mundo vê"

Advertisement
Advertisement

politica