Connect with us

EDUCAÇÃO

Alunos participam de roda de contação de histórias e distribuição de bonecos

Published

on

Uma festa com contações de histórias afro e distribuição gratuita de bonecas e bonecos pretos tomaram conta da Escola Municipal Gersino Coelho, no bairro do Doron, na tarde desta quarta-feira (13). As 150 crianças da Educação Infantil participaram do evento “Eu brinco, eu existo! ”. De forma lúdica, o ateliê de brinquedos Amora, em parceria com a Prefeitura, deu largada em uma série de eventos com o objetivo de estimular a promoção e a igualdade racial. Outras 11 escolas públicas de Salvador serão beneficiadas com as ações, alcançando um total de duas mil crianças da primeira infância à adolescência.

As ações visam a divulgação de práticas de promoção de igualdade racial, estimulando e divulgando a estética e a cultura afro, a diversidade étnica e os ensinamentos da história africana. Sentados no chão, formando um grande círculo, as crianças de 4,5 e 6 anos assistiam atentamente as explicações da Amora, uma boneca humanizada, interpretada por uma das contadoras de histórias do projeto. Depois de cumprimentar a criançada, Amora perguntou se algum deles tinha em casa um boneco ou boneca que fosse parecido consigo mesmo. As crianças, em um só coro, responderam que “não”.

A pequena Kailane Kelly da Silva, de 6 anos, foi uma das exceções. “Tenho sim, uma bebê da minha cor. Até parece minha filha”, comentou a pequenina, arrancando sorrisos dos colegas. Para a diretora da escola, Kátia Silva, o uso da ferramenta lúdica é uma das melhores de formas de fazer as crianças obterem o entendimento de muitos conceitos importantes. “São as bonecas que vão ensinar sobre a representatividade, sobre a importância da igualdade racial”, frisou.

Além da contação de histórias, dez bonecos e bonecas pretas foram distribuídas. Os brinquedos afirmativos serão usados pelos educadores para que possam trabalhar durante todo o ano letivo com diversas turmas promovendo e estimulando a igualdade racial. A idealizadora do Ateliê Amora – Brinquedos Afirmativos, a designer Geórgia Nunes, explica que a ideia surgiu a partir de uma pesquisa que a fez constatar que as bonecas e bonecos pretos ocupam apenas 3% das prateleiras de lojas de brinquedos. “Não faz sentido, se temos 57% da população declarada pelo IBGE como negra ou afrodescendente. Então, entendi que são esses brinquedos que vão fazer a diferença na vida e autoestima dessas crianças”, afirmou.

Escolas contempladas – Ainda neste mês, as ações serão promovidas nas escolas Nossa Senhora dos Anjos, em Brotas, e Fonte do Capim, na Fazenda Grande do Retiro. Em abril, as atividades chegarão a Escola Saturnino Cabral (Cosme de Farias), CMEI Cecy Andrade (Sussuarana), Escola Municipal Pernambués e na Paulo Freire (Arraial do Retiro). No mês seguinte e último do projeto, a programação irá ocorrer nas escolas Primeiro Passo, Escola Clemilda Andrade (Brotas) e nas municipais do Quingoma, Calafate e Periperi. A iniciativa é embasada pela Lei 10.639 que visa a promoção da igualdade racial na educação básica, fase fundamental para a construção da identidade de todas as crianças.

Como tudo começou – A 1ª edição do Evento “Eu brinco, eu existo” aconteceu em abril de 2017 e os brinquedos foram distribuídos para crianças do Parque da Cidade, no Itaigara. Em novembro deste mesmo ano, a Escola Municipal Alto de Coutos foi beneficiada com a iniciativa. Ano passado, em junho, o Centro Municipal de Educação Infantil Dr. Djalma Ramos, referência no Brasil no ensino das relações étnico-raciais com crianças pequenas, foi palco das atividades de promoção a igualdade racial.

des

Faça um comentário

O maior Portal de Notícias e Entretenimento de Cajazeiras e região. O que você gostaria de saber "A gente mostra todo mundo vê"

EDUCAÇÃO

Resultado do Fies está disponível na internet; Veja

Published

on

O resultado do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) está disponível na página do programa na internet. Os estudantes devem estar atentos para não perder os próximos prazos.

Aqueles que foram pré-selecionados para a modalidade juro zero devem complementar suas informações no FiesSeleção, no endereço eletrônico http://fiesselecaoaluno.mec.gov.br/ , no período de 26 de fevereiro a 7 de março de 2019, para contratação do financiamento.

Já os aprovados pelo P-Fies devem verificar os procedimentos com os agentes financeiros operadores de crédito e as instituições de ensino superior.

Na modalidade juro zero, aqueles que não forem selecionados serão incluídos automaticamente na lista de espera. Esses estudantes devem acompanhar sua eventual pré-seleção do dia 27 de fevereiro a 10 de abril, na internet.

Na modalidade P-Fies, não há lista de espera.

Ao todo, são ofertadas 100 mil vagas na modalidade juro zero e 450 mil na modalidade P-Fies. As duas modalidades têm apenas uma chamada.

Fies

O Fies oferece financiamento para cobrir os custos das mensalidades de instituições privadas de ensino superior.

A modalidade de financiamento com juro zero é voltada para os estudantes com renda per capita mensal familiar até três salários mínimos. Nessa modalidade, o aluno começará a pagar as prestações respeitando o limite de renda.

O P-Fies é destinado aos estudantes com renda per capita mensal familiar até cinco salários mínimos. A modalidade funciona com recursos dos fundos constitucionais e de Desenvolvimento e com recursos dos bancos privados participantes.

Podem participar do programa os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010, e obtiveram nota média nas provas igual ou superior a 450. Além disso, não podem ter zerado a redação.

Os bolsista parciais do Programa Universidade para Todos (ProUni), ou seja, aqueles que têm bolsa de 50% da mensalidade, podem participar do processo seletivo do Fies e financiar a parte da mensalidade não coberta pela bolsa.

Faça um comentário
Continue Reading

EDUCAÇÃO

Matrículas para Educação de Jovens e Adultos seguem abertas em Salvador

Published

on

Para quem deseja ingressar na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Salvador, uma boa notícia: ainda há 3,5 mil vagas em aberto para o ano letivo de 2019. Para saber se há vaga na escola de interesse, basta ligar para a Central de Matrícula da Secretaria Municipal da Educação (Smed), no telefone (71) 3202-3102. Pela central também podem ser solucionadas dúvidas e obter mais esclarecimentos sobre o procedimento de ingresso na rede municipal de ensino.

A matrícula só pode ser realizada presencialmente na unidade de interesse. A documentação exigida é a carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e histórico escolar. A diretora pedagógica, Nilce Gama, reforça que a Smed matricula durante todo ano, mesmo com as aulas em andamento. “Aqueles que não tiverem o histórico escolar não ficam impossibilitados de estudar. Devem procurar o colégio assim mesmo, com o restante da documentação. A única diferença é que precisaremos fazer uma avaliação para identificar se o estudante se encaixa nas turmas de EJA I ou EJA II”, explica Nilce.

As aulas para 17.394 mil estudantes da EJA I – Tempo de Aprendizagem (TAP) I, II e III e EJA II – TAP IV e V tiveram início, na última quarta-feira (6), no mesmo dia em que aconteceu a aula inaugural 2019 para toda rede municipal de ensino. Em 2019, 119 escolas municipais ofertam as aulas noturnas para o EJA I – TAP I, II e III, que fazem a equivalência do 1º ao 5 º ano. Já as aulas do EJA II – TAP IV e V, que vai do 6º ao 9º ano, são oferecidas em 87 colégios da rede.

Faça um comentário
Continue Reading

EDUCAÇÃO

Prazo para recadastramento de beneficiários do Primeiro Passo vai até 13/02

Published

on

A Prefeitura está realizando o recadastramento dos beneficiários do programa Primeiro Passo – auxílio financeiro de R$50 mensais às famílias com crianças em idade de creche e pré-escola (do nascimento aos cinco anos) que não estejam matriculadas nas unidades de ensino públicas ou conveniadas. As famílias devem procurar uma das Prefeituras-Bairro até o dia 13 de fevereiro para realizar a atualização do cadastro.

Um dos objetivos do recadastramento é obter dados detalhados de demanda de vagas para a implementação do Programa Pé na Escola, que tem como público prioritário, em 2019, os beneficiários do Primeiro Passo que tenham entre 2 a 5 anos, completos até 31 de março do ano corrente. Através de convênio com a Prefeitura, o Pé na Escola ofertará vagas da Educação Infantil em escolas particulares, localizadas em regiões com maior demanda de vagas para esse segmento.

Para o recadastramento, as famílias devem comparecer à Prefeitura Bairro mais próxima de sua residência, levando o documento de identificação original e dos seus dependentes de até 5 anos de idade, além de um comprovante de residência, de preferência da Coelba ou da Embasa, das 8h às 18h.

O recadastramento teve início na segunda-feira (4) e se estenderá até o dia 13 de fevereiro. Após a atualização do cadastro, as famílias que ainda não realizaram inscrição para uma vaga ou não estão com suas crianças matriculadas em uma instituição de ensino pública ou privada, serão orientadas a buscarem uma Escola da Rede Municipal de Ensino mais próxima de sua residência, para realizar a inscrição pleiteando uma vaga

Faça um comentário
Continue Reading
Advertisement

politica

segurança

BORA, BAHÊA!

PRA CIMA DELES LEÃO

Cajazeiras e Região