Conecte-se conosco

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Após quase uma semana, ônibus voltam a circular em Valéria

Publicado a

em

Foto: Reprodução Tv Bahia

Após quase uma semana, os ônibus do sistema de transporte público de Salvador voltaram a circular no bairro de Nova Brasília de Valéria. O atendimento na localidade estava suspenso desde o dia 18 de agosto, após os seguidos relatos de tiroteios motivados pela disputa pelo controle do tráfico de drogas por facções rivais.

Os coletivos não circulam pelo bairro desde a quarta-feira, 18, após diversos registros de tiroteios na região. A situação de insegurança interrompeu também o funcionamento de escolas e impediu a abertura de estabelecimentos.

Na quarta-feira, 18, a Polícia Militar iniciou a Operação Valéria em Paz, por tempo indeterminado, com o objetivo de reforçar o policiamento no bairro e regiões adjacentes.

“A categoria avaliou criteriosamente que tem uma ocupação no bairro. A gente avaliou que amanhã de manhã, 6h da manhã, começam a rodar os ônibus aqui em Valéria. Trabalhadores avaliaram que a vida humana é mais importante que qualquer coisa”, afirmou o presidente do Sindicato dos Rodoviários, Daniel Mota.

Episódios de violência

Após episódios de violência e relatos de tiroteios durante a última semana, o bairro de Nova Brasília de Valéria, em Salvador contou com policiamento reforçado, mas ficou por dias sem circulação de sistema de transporte público. Aulas nas escolas de ensino fundamental também chegaram a ser suspensas.

Os ônibus pararam de circular no bairro na manhã da última quarta-feira, 18, após decisão do Sindicato dos Rodoviários motivada por mais uma madrugada com troca de tiros entre facções rivais que brigam pelo controle do tráfico de drogas.

O serviço havia sido retomado dois antes, na segunda-feira, 16, após ser paralisado na sexta-feira, 13, pelo mesmo motivos. Ao menos três tiroteios foram relatados durante a madrugada na localidade.

Com isso, a Polícia Militar iniciou uma operação especial de reforço de policiamento em toda região de Valéria e adjacências. O reforço ainda segue por tempo indeterminado, com o objetivo de manter a ordem pública e “tranquilizar a comunidade”.

Além disso, após os seguidos tiroteios, a PM deflagrou na quinta-feira, 19, uma operação para conter os grupos criminosos que tem lutado pelo controle do tráfico de drogas no bairro. A Operação Conceição Valéria foi iniciado com o cumprimento de mandados de busca e apreensão em três bairros de Salvador e Região Metropolitana.

Também na quinta-feira, dois homens, que não tiveram suas identidades reveladas, foram encontrados mortos com marcas de tiros, no bairro. Segundo a Polícia Militar (PM-BA), as equipes realizavam patrulhamento na região da rua das Palmeiras, quando familiares dos indivíduos mortos acionaram os agentes e informaram que os corpos estariam dentro de um matagal nas localidades.

Os policiais se deslocaram ao ponto indicado e encontraram os corpos com perfurações de armas de fogo. Cabanas utilizadas por traficantes de drogas, além de materiais para embalagem de droga e diversas munições de fuzil, foram identificadas no local.

O maior Portal de Notícias e Entretenimento de Cajazeiras e região. O que você gostaria de saber "A gente mostra todo mundo vê"

Advertisement
Advertisement

politica