Conecte-se conosco

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Arcebispo celebra missa em louvor à São Francisco Xavier, padroeiro de Salvador

Publicado a

em

Foto: Carlos Alberto

Parceria

Foi celebrada, nesta segunda-feira, 10, uma missa em ação de graças pelos 335 anos de consagração de Salvador a São Francisco Xavier, santo padroeiro da cidade. Presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, a celebração ocorreu na manhã desta segunda-feira, 10, na Catedral Basílica, localizada no Terreiro de Jesus (Centro Histórico).

São Francisco Xavier se tornou padroeiro da cidade no dia 10 de maio 1686, após uma manifestação popular pedir às autoridades locais o envio deste pleito ao papa. Na ocasião, Salvador havia superado duas pestes, e os fiéis atribuíam este fato à intercessão do santo. Devido a pandemia, não houve a tradicional procissão. As poucas pessoas que participaram fizeram agendamento prévio junto à Catedral.

“São Francisco Xavier, este grande missionário de Jesus, já intercedeu pela cidade do Salvador em duas ocasiões de epidemia: em 1686, quando nosso povo sofreu com a febre amarela, e em 1855, quando livrou nossa população da cólera morbus. Neste ano, em que comemoramos 335 anos do seu patronato na cidade do Salvador, louvemos a São Francisco Xavier, pedindo sempre a sua poderosa intercessão junto a Deus”, afirmou o coordenador da Devoção a São Francisco Xavier, padre ngelo Magno Carmo Lopes.

Durante a missa, os vereadores da Câmara Municipal de Salvador fizeram a renovação dos votos de trabalho pela cidade. Eles e outros políticos conduziram a imagem de São Francisco Xavier à Catedral Basílica.

Estiveram presentes o prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), a vice-prefeita Ana Paula Matos (PDT), o presidente da Câmara, Geraldo Júnior (MDB), o líder do Governo no Legislativo Municipal, Paulo Magalhães Júnior (DEM), o vereador Joceval Rodrigues (Cidadania) e o secretário municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer e vereador licenciado Kiki Bispo (PDT).

“Hoje é o dia de homenagear São Francisco Xavier, padroeiro de Salvador. E rogar por proteção à saúde e vida dos moradores da nossa cidade, do Brasil e de todo o planeta. E pedir ao santo para a humanidade superar o mais breve possível essa pandemia”, afirmou Geraldo Júnior, em nota.

“Provavelmente somos uma das poucas cidades do mundo em que uma Câmara de Vereadores teve participação ativa na escolha de um padroeiro, inclusive solicitando o título diretamente ao Vaticano”, afirmou Rodrigues. “Fico muito feliz em poder ajudar a nossa cidade a manter viva a fé em nosso padroeiro. Na santa missa de hoje, renovei os votos de compromisso com Salvador”, frisou o parlamentar, em nota.

O maior Portal de Notícias e Entretenimento de Cajazeiras e região. O que você gostaria de saber "A gente mostra todo mundo vê"

Advertisement
Advertisement

politica