Connect with us

SAÚDE

Bahia registra 2.460 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

Published

on

Foto: Reprodução Internet

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.460 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,8%) e 1.600 curados (+0,5%). Dos 329.787 casos confirmados desde o início da pandemia, 315.863 já são considerados curados e 6.710 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível no Business Intelligence.

Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (27,10%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (7.347,18), Almadina (6.551,98), Itabuna (6.286,38), Madre de Deus (6.220,07), Apuarema (5.702,59).

boletim epidemiológico contabiliza ainda 666.672 casos descartados e 76.243 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quarta-feira (14).

Na Bahia, 27.375 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Óbitos

O boletim epidemiológico desta quarta-feira (14) contabiliza 26 óbitos que ocorreram em diversas datas. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.

O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 7.214, representando uma letalidade de 2,19%. Dentre os óbitos, 55,93% ocorreram no sexo masculino e 44,07% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,14% corresponderam a parda, seguidos por branca com 17,41%, preta com 15,15%, amarela com 0,79%, indígena com 0,11% e não há informação em 12,39% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 72,12%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (75,30%).

Faça um comentário

O maior Portal de Notícias e Entretenimento de Cajazeiras e região. O que você gostaria de saber "A gente mostra todo mundo vê"

SAÚDE

Salvador tem mais de 72% dos leitos ocupados, devido a Covid-19

Published

on

Foto: Reprodução Internet

Na última sexta-feira, foi desativado o hospital de campanha do Wet’n Wild, localizado na Paralela. Com isso, hoje a ocupação dos leitos clínicos é de  72%, e os de  UTI estão em 58%.

No hospital de campanha localizado em Itaigara, os dados divulgados pela Secretaria de Saúde da Bahia, a ocupação total de leitos clínicos é de 95%. Com a desativação, os pacientes foram encaminhados para outros hospitais de Salvador.




Faça um comentário

Continue Reading

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Aumenta casos de Covid-19 no Hospital Couto Maia em Cajazeiras 2

Published

on

O Hospital Couto Maia registrou, nessa semana, aumento no número de funcionários infectados pela Covid-19. O Hospital é uma das unidades de referência no tratamento da doença em Salvador. Ceuci Nunes, infectologista e diretora do Couto Maia, afirmou na terça-feira, 17, que 15 funcionários testaram positivo para a doença, entre eles incluem-se tanto atuantes na assistência à saúde quanto do setor administrativo. 

De acordo com Ceuci, a unidade tem 1.400 funcionários, todos são testados quinzenalmente. Nas últimas semanas, a média de casos positivos era de duas a três pessoas, até chegar a 15 casos nesta semana, representando um aumento de 400%. O quadro de funcionários chegou a registrar 8 casos confirmados, mas o índice de 15, alcançado ainda no início da semana, preocupou a direção da unidade.

Diante do aumento, a direção emitiu um comunicado interno, com o objetivo de alertar os funcionários sobre os casos da doença no Hospital. Nele, Ceuci declara que a alta no número de casos denota que a prevenção no local não está adequada, e recomenda a utilização dos EPIs – Equipamentos de Proteção Individual-, ressaltando que a unidade hospitalar tem quantidade muito satisfatória desse material no estoque. Ela também reforça que todos da assistência à saúde precisam usar a máscara n-95, independente do setor.

Na última quinta-feira, 19, o boletiom da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) registrou 2.849 novos casos de Covid-19 em 24h na Bahia. O número total de casos no estado passa de 380 mil com 8.038 mortes. .

 




Faça um comentário

Continue Reading

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Prefeitura promove dia D de mobilização do Novembro Azul neste sábado (21)

Published

on

 

A prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), abrirá 59 postos de saúde, neste sábado, 21, para o Dia D do Novembro Azul, mês da campanha de conscientização com a saúde integral do homem. O principal foco da campanha de mobilização é o combate ao câncer de próstata, que é o tipo mais frequente de linfoma entre os homens. 

Devido à pandemia da Covid-19, as consultas realizadas no Dia D com clínicos, enfermeiros e dentistas estão sendo agendadas nas unidades previamente para evitar aglomeração. No entanto, serviços como testagem rápida, atualização da carteira de vacina, distribuição de preservativo, além de orientações sobre cuidados com a saúde serão por demanda aberta, obedecendo os protocolos sanitários vigentes.

Ana Carolina Gonçalves, coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde do Homem, ressalta que a Secretaria Municipal es´ta empenhada no desenvolvimento de atividades de promoção e prevenção de doenças como hipertensão, diabetes e obesidade. 

Para ter acesso aos serviços, será necessário realizar o agendamento de consultas ou exames em uma das 153 unidades básicas presentes na cidade. No caso de Cajazeiras, algumas dessas unidades se encontram em: Cajazeiras IV, Cajazeiras X e Cajazeiras XI.




Faça um comentário

Continue Reading

Publicidade:

Advertisement

politica

AS MAIS LIDAS DA SEMANA

error: Copyright © - Grupo Fala Cajazeiras ®