Connect with us

SAÚDE

Bahia registra 884 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

Published

on

Foto: Reprodução Internet

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 884 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de 1,6%), 55 óbitos (+3,3%) e 8.801 curados (+28,2%). Dos 65.244 casos confirmados desde o início da pandemia, 39.993 já são considerados curados, 23.554 encontram-se ativos e 1.697 tiveram óbito confirmado.

A partir deste sábado (27), a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) passará a validar todas as fichas de notificação no sistema e-SUS, do Ministério da Saúde com resultados positivos, mesmo que o campo “classificação final” não tenha sido preenchido pelos municípios. Assim, a Sesab reitera o compromisso com a transparência e precisão nas informações. 

Deste modo, a incorporação de novos 7.938 casos no boletim epidemiológico deste sábado (27) se deve a decisão da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) de não aguardar mais a validação dos municípios, que estava demorando demasiado, com casos acumulados por mais de 30 dias, constando apenas como “notificados”. A secretaria reitera que esses casos não ocorreram nas últimas 24 horas e que refletem mais de 30 dias de represamento nos sistemas.

As confirmações ocorreram em 386 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (47,91%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Itajuípe (1.415,26), Gandu (1.404,19), Ipiaú (1.351,56), Uruçuca (1.169,65) e Salvador (1.084,17).
O boletim epidemiológico contabiliza 65.224 casos confirmados, 154.293 casos descartados e 67.470 em investigação.

Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste sábado.

Na Bahia, 7.944 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. O boletim completo está disponível no site da Sesab

Taxa de ocupação
Na Bahia, dos 2.259 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para coronavírus, 1.425 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 64%. No que se refere aos leitos de UTI adulto e pediátrico, dos 901 leitos exclusivos para o coronavírus, 716 possuem pacientes internados, compreendendo uma taxa de ocupação de 79%.

O número de leitos é flutuante, representando o quantitativo exato de vagas disponíveis no dia. Intercorrências com equipamentos, rede de gases ou equipes incompletas, por exemplo, inviabilizam a disponibilidade do leito. Ressalte-se que novos leitos são abertos progressivamente mediante o aumento da demanda.

Faça um comentário

O maior Portal de Notícias e Entretenimento de Cajazeiras e região. O que você gostaria de saber "A gente mostra todo mundo vê"

SAÚDE

Salvador tem mais de 72% dos leitos ocupados, devido a Covid-19

Published

on

Foto: Reprodução Internet

Na última sexta-feira, foi desativado o hospital de campanha do Wet’n Wild, localizado na Paralela. Com isso, hoje a ocupação dos leitos clínicos é de  72%, e os de  UTI estão em 58%.

No hospital de campanha localizado em Itaigara, os dados divulgados pela Secretaria de Saúde da Bahia, a ocupação total de leitos clínicos é de 95%. Com a desativação, os pacientes foram encaminhados para outros hospitais de Salvador.




Faça um comentário

Continue Reading

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Aumenta casos de Covid-19 no Hospital Couto Maia em Cajazeiras 2

Published

on

O Hospital Couto Maia registrou, nessa semana, aumento no número de funcionários infectados pela Covid-19. O Hospital é uma das unidades de referência no tratamento da doença em Salvador. Ceuci Nunes, infectologista e diretora do Couto Maia, afirmou na terça-feira, 17, que 15 funcionários testaram positivo para a doença, entre eles incluem-se tanto atuantes na assistência à saúde quanto do setor administrativo. 

De acordo com Ceuci, a unidade tem 1.400 funcionários, todos são testados quinzenalmente. Nas últimas semanas, a média de casos positivos era de duas a três pessoas, até chegar a 15 casos nesta semana, representando um aumento de 400%. O quadro de funcionários chegou a registrar 8 casos confirmados, mas o índice de 15, alcançado ainda no início da semana, preocupou a direção da unidade.

Diante do aumento, a direção emitiu um comunicado interno, com o objetivo de alertar os funcionários sobre os casos da doença no Hospital. Nele, Ceuci declara que a alta no número de casos denota que a prevenção no local não está adequada, e recomenda a utilização dos EPIs – Equipamentos de Proteção Individual-, ressaltando que a unidade hospitalar tem quantidade muito satisfatória desse material no estoque. Ela também reforça que todos da assistência à saúde precisam usar a máscara n-95, independente do setor.

Na última quinta-feira, 19, o boletiom da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) registrou 2.849 novos casos de Covid-19 em 24h na Bahia. O número total de casos no estado passa de 380 mil com 8.038 mortes. .

 




Faça um comentário

Continue Reading

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Prefeitura promove dia D de mobilização do Novembro Azul neste sábado (21)

Published

on

 

A prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), abrirá 59 postos de saúde, neste sábado, 21, para o Dia D do Novembro Azul, mês da campanha de conscientização com a saúde integral do homem. O principal foco da campanha de mobilização é o combate ao câncer de próstata, que é o tipo mais frequente de linfoma entre os homens. 

Devido à pandemia da Covid-19, as consultas realizadas no Dia D com clínicos, enfermeiros e dentistas estão sendo agendadas nas unidades previamente para evitar aglomeração. No entanto, serviços como testagem rápida, atualização da carteira de vacina, distribuição de preservativo, além de orientações sobre cuidados com a saúde serão por demanda aberta, obedecendo os protocolos sanitários vigentes.

Ana Carolina Gonçalves, coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde do Homem, ressalta que a Secretaria Municipal es´ta empenhada no desenvolvimento de atividades de promoção e prevenção de doenças como hipertensão, diabetes e obesidade. 

Para ter acesso aos serviços, será necessário realizar o agendamento de consultas ou exames em uma das 153 unidades básicas presentes na cidade. No caso de Cajazeiras, algumas dessas unidades se encontram em: Cajazeiras IV, Cajazeiras X e Cajazeiras XI.




Faça um comentário

Continue Reading

Publicidade:

Advertisement

politica

AS MAIS LIDAS DA SEMANA

error: Copyright © - Grupo Fala Cajazeiras ®