Conecte-se conosco

SAÚDE

Bruno Reis divulga etapas do plano de vacinação em Salvador

Publicado a

em

Reprodução/Redes Sociais

Na manhã desta terça-feira, 12, o prefeito Bruno Reis (DEM) anunciou as etapas do Plano Municipal de Imunização contra o coronavírus em Salvador. Bruno sinalizou que a capital baiana terá 23 centros de vacinação, nove drive-thrus e 506 boxes com capacidade de aplicar 15 mil doses por hora na cidade, com o objetivo de atingir 100 mil por dia. Com isso, a prefeitura estima que serão necessárias 570 mil doses para imunizar os 4 grupos prioritários.

O prefeito explicou as especificidades do plano criado por Salvador: “O Ministério da Saúde considera três fases, mas nós teremos quatro fases. Estamos fazendo articulações políticas para que os profissionais que estão na quarta fase possam se incluir nas demais fases tendo em vista os serviços essenciais que eles realizam”, informou.

Na primeira fase serão vacinados os quatro grupos prioritários, sendo eles: trabalhadores de saúde, pessoas com mais de 75 anos, pessoas com mais de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência como asilos e instituições psiquiátricas, indígenas e povos/comunidades ribeirinhas. A segunda fase incluirá pessoas de 60 a 74 anos. 

A terceira fase englobará pessoas com comorbidades crônicas, transplantados e obesidade. Por fim, a quarta fase, incluída pela prefeitura, servirá para imunização dos trabalhadores de educação, pessoas com deficiência severa, membros das forças e salvamento, funcionários do sistema carcerário, trabalhadores do transporte coletivo, transportadores de carga e população carcerária.

Estima-se que na primeira fase serão 65 mil doses para idosos acima de 75 anos e 103 mil para os trabalhadores de saúde. Na segunda fase serão 185 mil doses para idosos de 60 a 74 anos, e na terceira prevê-se que 149 mil pessoas com comorbidades serão imunizadas.

Na quarta fase, que é a mais abrangente de todas, estima-se 29,5 mil doses para professores, 16 mil para as forças de segurança e salvamento, 3,5 mil para os funcionários do sistema carcerário, 10,5 mil para trabalhadores do transporte coletivo, 3,2 mil para os transportadores de carga e 4,3 mil para a população carcerária e jovens sob medidas socioeducativas.

Centros de vacinação e os drive-thrus terão um local delimitado para entrada de pessoas ou de veículos e outro para a saída. Esses centros terão áreas para a triagem e uma sala de apoio. Além disso, a vacinação ocorrerá em instituições que abrigam idosos e hospitais, assim como acontecerá em domicílios, quando necessário, e para a população de rua. 

 

Programação das etapas de imunização em Salvador:

 

Advertisement
Advertisement

politica