Connect with us

POLÍTICA

Bruno Reis lidera corrida eleitoral; Veja

Published

on

Foto: Reprodução/A TARDE

O vice-prefeito Bruno Reis (DEM) foi o único candidato a oscilar positivamente acima da margem de erro e lidera a corrida eleitoral em Salvador com 43% das intenções de voto, conforme novo levantamento A TARDE/Potencial Pesquisa, realizado entre os dias 15 e 20 de outubro. Candidato do prefeito ACM Neto (DEM), Bruno tem 49% dos votos válidos. Para vencer no primeiro turno, precisa conseguir nas urnas mais da metade dos votos válidos (excluídos os votos em branco e nulos).

Os outros três candidatos que melhor pontuaram estão empatados tecnicamente. Major Denice (PT) tem 8%, Pastor Sargento Isidório (Avante) aparece com 6% e Olívia Santana (PCdoB), com 5%.

Em seguida, Cezar Leite (PRTB) obteve 2%, enquanto Hilton Coelho (PSOL) e Bacelar (Podemos) tiveram 1%, cada um. Celsinho Cotrim (Pros) e Rodrigo Pereira (PCO) não pontuaram. Os indecisos são 21%, brancos e nulos somam 13% e 1% não quis responder.

Registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº BA-09090/2020, a pesquisa tem margem de erro de 3,46 pontos percentuais.

Esta é a primeira rodada da pesquisa realizada depois do início da campanha e da propaganda eleitoral. No primeiro levantamento, Bruno apareceu com 35% das intenções de voto, Sargento Isidório e Olívia Santana com 10% cada, e Major Denice (PT) tinha 7%.

Para o estatístico e especialista em marketing eleitoral Zeca Martins, sócio da Potencial Pesquisa, Bruno tem obtido êxito em se apresentar ao eleitorado como aquele que dará prosseguimento à atual administração municipal, bem avaliada por 70% da população. “A percepção das pessoas é de que vai existir essa continuidade. É como se fosse uma reeleição”, compara.

“Bruno cresceu de uma pesquisa para outra. Foi a única oscilação que mudou de patamar, e positivamente. Esse resultado não dá vitória no primeiro turno, mas está bem próximo. Está no limite de ter ou não (segundo turno). É um cenário bem difícil para os adversários, que terão que entender os melhores caminhos para aumentar o voto”, completa.

O levantamento também revela, destaca o diretor da Potencial, a dificuldade de Denice, candidata do governador Rui Costa (PT), em assumir o posto de adversária do vice-prefeito em um eventual segundo turno. “Até então, ela não conseguiu se deslocar daquele grupo para ser a pessoa que disputaria um segundo turno”, diz Martins.

Além de crescer oito pontos percentuais na estimulada, Bruno subiu ainda mais na espontânea – quando não são mencionados os nomes dos postulantes – passando de 21% em setembro para os atuais 36%. Ao mesmo tempo, houve recuo de 44% para 32% dos indecisos, o que sugere que uma larga fatia daqueles que não tinham candidato estão aderindo à candidatura do democrata. Além disso, Neto foi citado somente por 1% dos entrevistados, quando na rodada anterior foi a opção de 5% das pessoas ouvidas.

Entre os postulantes, o vice-prefeito é ainda o que tem o maior potencial eleitoral, já que 56% dos entrevistados responderam que com certeza votariam ou poderiam votar nele para prefeito. Aliado a isso, figura como aquele com menor rejeição – 27% afirmaram que não votariam nele de forma alguma.

A segunda rodada da pesquisa reforça que Isidório e Bruno são os dois candidatos mais conhecidos, com taxas de desconhecimento, respectivamente, por 12% e 16% do eleitorado. Em sua primeira disputa eleitoral, Denice conseguiu se tornar mais conhecida, com resultados semelhantes a Olívia Santana e Hilton Coelho. Responderam que não conhecem suficientemente a major 32% dos entrevistados, mesmo índice da deputada do PCdoB. Em relação ao psolista, 31% disseram não conhecê-lo bem.

Tão conhecido quanto Bruno, Isidório continua, por outro lado, sendo o candidato com maior rejeição. Entre os entrevistados, 68% disseram que não votariam no pastor de jeito nenhum

Regiões

Das 10 áreas pesquisadas, o candidato do DEM lidera com folga em nove, empatando tecnicamente com Isidório em Valéria, onde o vice-prefeito tem 29% das intenções de voto e o deputado, 25%. A região, no entanto, representa somente 3% do eleitorado da capital baiana.

A divisão territorial foi a mesma das prefeituras-bairro: Brotas/Centro, Subúrbio/Ilhas, Cajazeiras, Itapuã/Ipitanga, Cidade Baixa, Barra/Pituba, Liberdade/São Caetano, Cabula/Tancredo Neves, Pau da Lima e Valéria.

Bruno obteve seus maiores percentuais em Pau da Lima (56%) e Cajazeiras (55%), regiões que representam, respectivamente, 7% e 6% do eleitorado. Foi também em Cajazeiras que Denice teve seu melhor resultado, sendo mencionada por 18% dos entrevistados. Na Barra/Pituba, Olívia e Cezar conseguiram seus melhores índices, com 10% e 6% das intenções de voto na região, respectivamente.

Bacelar se saiu melhor em Cabula/Tancredo Neves, com 4%. Hilton ficou com 2% dos votos na Cidade Baixa e em Itapuã/Ipitanga. Celsinho, por sua vez, só pontuou em duas áreas, com 2% em ambas – Cajazeiras e Itapuã/Ipitanga. E o candidato do PCO foi citado somente por 2% dos entrevistados da Cidade Baixa.

Segmentos

Apesar de liderar entre mulheres e homens, é no eleitorado feminino que Bruno pontua melhor. Ele tem 47% das intenções de voto entre as mulheres e 37% entre os homens.

O vice-prefeito fica em primeiro em todos as faixas etárias, sempre com percentuais na casa dos 40%. Enquanto quase todos os postulantes pontuam de forma equilibrada entre as diferentes idades, o eleitorado de Olívia se concentra entre os mais jovens. A comunista pontua com 13% no grupo entre 16 e 24 anos, 4% entre 25 e 44 anos, 2% na faixa entre 45 e 59 anos e 1% no segmento com 60 anos ou mais.

Faça um comentário

O maior Portal de Notícias e Entretenimento de Cajazeiras e região. O que você gostaria de saber "A gente mostra todo mundo vê"

POLÍTICA

Deputados baianos estão entre os monitorados pelo governo Bolsonaro

Published

on

Seis deputados federais baianos estão inclusos na lista de 116 políticos que tiveram redes sociais monitoradas pelo Palácio do Planalto, com uso de dinheiro público. A informação foi revelada na coluna de Guilherme Amado, na revista Época. 

Os parlamentares baianos que tiveram suas redes sociais monitoradas são: Afonso Florence (PT), vice-líder da oposição na Câmara, Bacelar (Podemos), Daniel Almeida (PC do B), Dayane Pimentel (PSL) Eduardo Costa (PTB) e Jorge Solla (PT). 

Destaca-se que, dos seis listados, metade fazem parte do PT e PC do B, partidos que fazem oposição ao governo: Afonso Florence, do PT, é vice-líder da oposição na Câmara dos Deputados. Também é notável a presença da deputada federal Dayane Pimentel, do PSL, que, assim como muitos na sigla, rompeu com o presidente Jair Bolsonaro.

Ainda de acordo com a coluna, relatórios desse monitaramento foram produzidos entre os meses de fevereiro a abril deste ano, a pedido da Secretaria de Governo e da Secretaria de Comunicação (Secom). Foram alvos 105 deputados, nove senadores, uma deputada estadual e um vereador. 

Jornalistas também foram alvo da fiscalização, segundo o colunista. A Secom chegou a comparar, com o documento intitulado “Monitoramento de Redes Sociais”, o alcance dos perfis da coluna de Guilherme Amado e do jornalista Ricardo Noblat no Twitter com o de Jair Bolsonaro (sem partido).

Alegando que os documentos são sigilosos por se tratar de “trabalho autoral” da empresa contratada para o serviço, o Planalto não comentou sobre o monitoramento.




Faça um comentário

Continue Reading

POLÍTICA

ACM Neto mostra otimismo com a retomada das praias

Published

on

 

O prefeito ACM Neto, em coletiva de imprensa na quinta-feira, 19, afirmou que a retomada das praias, após ele ter liberado a abertura delas aos sábados, ocorre de forma adequada, e se diz satisfeito com o comportamento da população com as flexibilizações na cidade.  A coletiva aconteceu durante a assinatura da ordem de serviço para a construção de um Centro Especializado Odontológico em Periperi

Ele também ressaltou que a prefeitura estava ciente de que a abertura do Porto da Barra atrairia muitas pessoas, no entanto, avaliou que o uso das praias pelas pessoas era “cuidadoso e adequado”. Embora tenha exceções com dias críticos, eles seguem monitorando a situação: “Vamos seguir acompanhando. Quando for permitido liberar domingo e feriado, irei liberar. Se tiver que voltar atrás e fechar, não hesitaremos”, declarou. 




Faça um comentário

Continue Reading

POLÍTICA

Planos de Lula para morar em Lauro de Freitas foram adiados

Published

on

Foto: Reprodução Internet

Por conta do preço alto do aluguel, devido a proximidade do verão, o ex-presidente Lula decidiu prolongar sua vinda para Bahia.

Ele viveria no condomínio Busca Vida, localizado em Lauro de Freitas, o apartamento de quatro quartos, área de lazer e piscina, mas não luxuoso, já tinha sido escolhido, a expectativa é se mudar só após o verão passar, para ver as mudanças de preços.

 

 




Faça um comentário

Continue Reading

Publicidade:

Advertisement

politica

AS MAIS LIDAS DA SEMANA

error: Copyright © - Grupo Fala Cajazeiras ®