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CadÚnico Itinerante beneficia moradores do Tororó

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Fotos: Bruno Concha/Secom

A Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) promoveu, nesta quarta-feira (6), mais uma ação do CadÚnico Itinerante na capital baiana. Desta vez, os serviços de inclusão e atualização do Cadastro Único foram ofertados na Igreja Ministério Profético, no Tororó. Na oportunidade, foram distribuídas 100 fichas para atendimento, sem necessidade de agendamento.

Como estratégia para evitar bloqueio de benefícios, a Sempre tem intensificado as ações de CadÚnico Itinerante em Salvador. Pelo menos três vezes na semana, o órgão realiza a ação, em diferentes comunidades da capital. A gerente geral da descentralização do órgão, Daniele Andrade, ressaltou que a oferta de serviço nos bairros, além de dar acessibilidade, traz maior acolhimento.

“O CadÚnico Itinerante tem como objetivo descentralizar as demandas dentro das unidades e dar mais acesso à população. Existem pessoas que não têm condições de ir para a sede, algumas têm dificuldade no agendamento. Então, quando a gente traz o serviço para dentro do bairro, a gente desafoga a demanda e beneficia quem mais precisa, assistindo um maior número de pessoas, de forma integral”, afirmou a gerente.

Benefícios – Desempregada, Luzinete Azevedo, de 53 anos, destacou a facilidade do atendimento no bairro em que reside. “São muitas dificuldades, e sei o quanto preciso do benefício para conseguir comprar o básico. Infelizmente, sem trabalho, os preços são absurdamente caros. Então, ações como essa facilitam a nossa vida, com certeza”, reconheceu.

Além da oferta de serviços nos bairros soteropolitanos, a população também pode receber atendimento de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 16h, na sede Cadastro Único, no Comércio; Subúrbio 360, em Coutos; Centros de Referência de Assistência Social (Cras); Casa do Trabalhador de Cajazeiras; e Prefeituras-Bairro – neste último, apenas para atendimento do Benefício de Prestação Continuada. Nesses locais, o atendimento é feito mediante agendamento, que pode ser realizado no Aplicativo Fala Cidadão, site horamarcada. salvador. ba. gov. br ou WhatsApp – Assistente Virtual Jana, no (71) 98392-3927.

Aqueles que recebem o BPC e não conseguirem sacar o benefício devem comparecer aos locais de atendimento, sem agendamento prévio. Já, quem é beneficiário do Auxílio Brasil e recebeu mensagens no extrato de pagamento ou aplicativo, informando que está em averiguação/focalização cadastral, deve ir a um dos postos, até o dia 10/6/2022. E se o beneficiário fez a última atualização há mais de quatro anos, o prazo para regularizar a situação é 15/7/2022. Nos dois últimos casos, também não é necessário agendar.

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