Connect with us

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Cajazeiras ganhará Novo Hospital Couto Maia até junho

Com as obras já em fase final e referência em doenças infecto-contagiosas, o novo hospital recebe investimento de cerca de R$ 110 milhões. Ele será entregue ainda no primeiro semestre deste ano, substituindo o Hospital Couto Maia, que funciona no bairro do Monte Serrat e já não comporta o volume de atendimentos e a complexidade das doenças atuais.
Nova unidade hospitalar do Governo do Estado, o Instituto Couto Maia (Icom) visitado por deputados da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) nesta terça-feira (15). O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas conduziu os deputados pelas instalações, explicando como funcionarão os diversos setores como emergência, internação e centro de referência de imunobiológicos.
Com o Icom, a oferta de leitos será ampliada de 97 para 120, sendo 20 vagas de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “Este será o maior e mais moderno hospital de doenças infecciosas do país, com leitos de UTI pediátrica e adulta, enfermarias com leitos de isolamento, além de salas cirúrgicas”, afirmou Fábio Vilas-Boas. Ele ainda acrescentou que a nova unidade utilizará prontuário eletrônico, dispensando impressão de papel.
O presidente da comissão de saúde e saneamento, deputado Alex da Piatã, destacou como uma grande iniciativa a construção do hospital. “Eu achava que [o Icom] seria inaugurado no próximo ano, mas estou vendo que está tudo muito adiantado. Vai ser mais uma referência em saúde para nosso estado”, disse Alex da Piatã. Já a deputada Maria Del Carmen comentou que a visita serviu para constatar “como está adiantada a obra e também a grandiosidade deste hospital. Isso mostra a preocupação do governador Rui Costa e do secretário Fábio Vilas-Boas com a saúde do povo baiano”.
Segundo a diretora-geral do Hospital Couto Maia, Ceuci Nunes, o Icom garantirá uma melhor assistência aos pacientes e uma maior segurança para eles e para os trabalhadores. “Vai ser uma melhoria estrutural imensa. Haverá, por exemplo, leito de isolamento com pressão negativa e equipamentos de diagnóstico por imagem”.
Este é o segundo hospital no estado a ser construído por meio de uma Parceira Público-Privada (PPP). No modelo adotado, os serviços médicos são prestados pelo Estado e os serviços de apoio pelo parceiro privado.
Faça um comentário

O maior Portal de Notícias e Entretenimento de Cajazeiras e região. O que você gostaria de saber "A gente mostra todo mundo vê"

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Parangolé anima torcida brasileira no São João em Paripe

O show gratuito da banda Parangolé, abrindo as atrações do São João da Bahia na Praça João Martins, em Paripe, antes do jogo do Brasil e Peru, pela Copa América, foi uma verdadeira explosão de alegria, neste sábado (22), no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Com o patrocínio do Governo do Estado, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa), o São João em Paripe já se tornou tradicional no calendário de festas de Salvador.

O superintendente da Bahiatursa, Diogo Medrado, lembrou que esse é o quarto ano consecutivo que o Governo do Estado faz o São João em Paripe. “Ainda teremos outras atrações hoje e, no domingo, nós vamos ter Solange Almeida e Simone e Simaria. É uma programação eclética para todos os gostos. Assim, o Governo do Estado promove uma oportunidade para a população e para turistas terem acesso a grandes artistas”, afirmou.

Com a Polícia Militar a postos, a oportunidade de lazer e de cultivar a tradição do São João bem pertinho de casa atrai famílias inteiras. A assistente social Sueli de Oliveira, moradora da região, foi com duas irmãs, filhos e sobrinhos para a festa. “É importante esse tipo de entretenimento para a comunidade. É uma oportunidade para as pessoas se encontrarem. O ambiente está bem policiado, seguro, bem familiar. Vale a pena vir e aproveitar”.

O motorista de aplicativo Douglas Borges também foi para o show com a família. “É o segundo ano que eu venho passar o São João em Paripe. Esse ano tem também o jogo da Copa América. Estou aqui com minha, mãe, primo, irmão. É um São João diferente”.

O vocalista do Parangolé, Tony Salles, destacou que “esse show é especial demais para a gente e para mim, particularmente, que sou daqui de Periperi, podendo levar alegria para o público através da nossa música. Ter essa proximidade aqui é uma coisa preciosa, e o papel do Governo do Estado nesse momento é fundamental”.

Já o comerciante Jackson Luiz dos Santos ressaltou que o São João de Paripe é também uma oportunidade para reforçar a renda. “Dá para fazer uma renda extra. Quanto mais eventos na comunidade, mais renda extra para a gente. Dá para fazer um planejamento e pagar algumas contas”.

Faça um comentário
Continue Reading

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Parangolé animará o público em Paripe para o jogo Brasil x Peru

No dia 22, a partir das 14h30, a banda Parangolé animará o público em Paripe para o jogo Brasil x Peru, última apresentação brasileira na fase de grupos da Copa América 2019. A programação retorna às 20h30 com Anna Catarina. A grade deste dia se encerra com Swing do Luh.

A véspera do São João terá duas grandes atrações lideradas por mulheres. Solange Almeida e Simone e Simaria são os destaques do dia 23. A programação contará também com shows de Irmanada, Dinho Santos e Forró Didaindoido.

Faça um comentário
Continue Reading

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Nova Agência dos Correios começa a funcionar no Shopping Cajazeiras

Agência dos Correios do Shopping Cajazeiras. (Foto: Fala Cajazeiras)

Inaugurada na manhã desta segunda-feira (17), a nova agência do Correios em Cajazeiras irá funcionar no piso L2 do Shopping Cajazeiras. A agencia conta com uma área de 100 metros quadrados e a expectativa é que atenda cerca de 15 mil pessoas por mês.

Mesmo sendo o maior bairro da America Latina com uma população estimada em quase 1 milhão de habitantes, Cajazeiras ficou sem os serviços essenciais  dos Correios por mais de 3 anos, a última agência que funcionava na Rótula da Feirinha em Cajazeiras 10 foi fechada sem aviso prévio à comunidade, desde então para quem necessitava dos serviços dos Correios tinha que se deslocar para outras agencias fora do bairro.

A nova agência que irá funcionar das 9h às 17h, vai oferecer serviços postais, emissão, regularização e alteração de CPF, entrada no seguro DPVAT, entre outros.

 

Faça um comentário
Continue Reading

Publicidade:

Anúncio
Advertisement

politica

BORA, BAHÊA!

PRA CIMA DELES LEÃO

Cajazeiras e Região