Conecte-se conosco

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Cajazeiras Será Palco de Curta-Metragem que Valoriza Comunidades Periféricas

Publicado a

em

Foto: Fala Cajazeiras

O bairro de Cajazeiras se tornará o cenário para “Ancestral,” um curta-metragem dirigido por Marise Urbano, cineasta com uma sólida trajetória de valorização das comunidades periféricas. Nascida e criada em Cajazeiras, Marise assume uma perspectiva engajada que busca dar voz às realidades diversas do bairro.

A produção do filme terá a participação dos próprios moradores de Cajacity, que serão escolhidos por meio de uma oficina de preparação de elenco, conduzida pelo ator Heraldo de Deus. A seleção dos participantes ocorrerá em setembro.

Foto: Divulgação

Marise, além de sua função como diretora e roteirista, é pesquisadora, curadora, e participa ativamente de associações e coletivos voltados para a promoção do cinema negro. Com “Ancestral,” ela pretende explorar o conceito de que o futuro está ligado às raízes ancestrais, inspirada pelo pensamento sankofa. Dessa forma, o filme irá abordar o afrofuturismo enquanto fomenta discussões sobre questões sociais e políticas presentes nas comunidades periféricas.

A escolha de Cajazeiras como locação reflete a conexão pessoal da diretora com o bairro, além de reforçar a missão do cinema baiano de ser mais inclusivo e explorar áreas antes pouco utilizadas como cenário. Ao descentralizar as filmagens e trazer o cinema para a periferia, o projeto conta com uma equipe predominantemente formada por profissionais negros e periféricos, reforçando a ideia de que cinema é também um ato político.

Com essa abordagem, Marise Urbano e sua equipe esperam proporcionar um novo olhar sobre as realidades periféricas, ao mesmo tempo em que promovem a diversidade e a representatividade dentro do cinema brasileiro.

O maior Portal de Notícias e Entretenimento de Cajazeiras e região. O que você gostaria de saber "A gente mostra todo mundo vê"

Advertisement
Advertisement

politica