Connect with us

Residente há 26 anos da Rua São Paulo, Vânia Ramos, de 30 anos, representava o alívio e a felicidade dos moradores da comunidade localizada no Parque Sílvio Leal, em Cajazeiras VI, com a entrega da geomanta e escadaria com guarda-corpo pela Prefeitura nesta terça-feira (10). O evento teve a participação do prefeito ACM Neto, gestores municipais, lideranças comunitárias e políticas, além da população. Realizadas pela secretarias de Manutenção (Seman) e Cidade Sustentável e Inovação (Secis) – esta última através da Defesa Civil de Salvador (Codesal), as obras de escadaria e geomanta duraram aproximadamente três meses.

“Era algo muito esperado pela comunidade. Aqui antes era só mato e lama. Em 2015, meu pai quase morreu em um deslizamento ali em cima da encosta, que destruiu a cozinha da casa dele. Só tenho a agradecer a Prefeitura por essa obra, que vai dar mais segurança pra gente”, relatou Vânia, ao lado da filhinha Cauane, de 2 anos.

O prefeito lembrou que esta é a terceira vez que é realizada uma inauguração na região de Cajazeiras em uma semana – as outras duas foram o Hospital Municipal de Salvador e a Praça de Cajazeiras XI – e reafirmou a importância de ações para prevenção de ocorrências em áreas de risco. “Já foram investidos milhões em contenção de encostas; adoção da técnica inovadora da geomanta, aplicada em mais de uma centena de locais; e reestruturação da Codesal com investimentos em equipamentos, pessoal, elaboração de planos e trabalho de conscientização das pessoas. Hoje estamos muito mais preparados que no passado para enfrentar situações de risco provocados pelas chuvas”, afirmou ACM Neto.

Ele ainda aproveitou para fazer um apelo à população. “Aqueles que identificarem alguma situação irregular em casa, procurem a Prefeitura para que seja feita uma avaliação do local. Se oferecer riscos, a família será retirada dali e colocada em um lugar seguro, além de ter direito ao Aluguel Social”, completou o prefeito. A pedido dos moradores, foi autorizada a melhoria da iluminação da Rua São Paulo.


Obras – A geomanta inaugurada na região possui área de 1.155 metros quadrados. A obra durou cerca de 90 dias e contou com investimento de R$ 180 mil. Inovadora no país e adotada pela Prefeitura desde 2016, a técnica de proteção de encosta é formada por um composto de PVC e geotêxtil, com cobertura de argamassa jateada.

A estrutura impermeabiliza o talude e erosões superficiais, absorção de águas da chuva e possível risco de deslizamento do terreno. A duração do material é de 5 anos, em média – bem superior ao da lona comum, que é de três meses. A técnica já foi aplicada em mais de 80 encostas da cidade.

SECOM – Secretaria de Comunicação
Telma Novaes e Girlane Effren: (71) 3202-6177

Faça um comentário

O maior Portal de Notícias e Entretenimento de Cajazeiras e região. O que você gostaria de saber "A gente mostra todo mundo vê"

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Sema apoia coleta de lixo da ong Cajaverde em Piatã

Published

on

A ong CajaVerde – Organização Ambiental e Cultural de Cajazeiras realizou mais uma ação de limpeza de praias em Salvador. Com o apoio da Secrateria Estadual do Meio Ambiente (SEMA) a ong levou 65 alunos do projeto CajaEsporte, patrocinado pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), à praia de Piatã, nesta segunda-feira (11).

CLICK E VEJA O ÁLBUM COMPLETO

A manhã começou com uma aula de ginástica na praia, seguida da ação de coleta, que durou cerca de 20 minutos e contou com a força das mulheres, que são ampla maioria no grupo (60 mulheres e 5 homens, das mais variadas idades).

Rose Meure Souza, 27, uma das alunas do projeto, ficou surpresa com a quantidade de lixo retirado. “A praia já estava aparentemente limpa, passamos pouco tempo coletando, numa área muito pequena, e conseguimos juntar todo esse lixo”, disse a aluna, mostrando o lixo exposto na lona. A jovem contou que está desempregada, mas faz artesanato com garrafas de vidro coletadas. “Gosto muito de participar de ações assim, já catei sozinha palitos de picolé no Parque da Cidade, e juntei uma grande quantidade. Faço isso porque temos que deixar um país melhor para nossos filhos e netos e um ambiente preservado”, disse.

A equipe da coleta municipal estava presente na área e sinalizou a importância da conscientização e educação ambiental. “O lixo deixado aqui em Piatã no domingo já encheu um container de 30 metros cúbicos e já estamos enchendo o segundo. Fazemos a limpeza com o equipamento adequado, mas é muito difícil extrair todo o lixo da areia, por isso é importante que o lixo não seja deixado na praia”, reforçou um dos prepostos do poder municipal.

O coordenador institucional da ong Cajaverde, Kilson Melo, agradeceu o apoio da Sema, que ofereceu os materiais e estrutura para a coleta, como luvas, baldes, lona, toldos com água e cadeiras, além de orientar a atividade.

Faça um comentário
Continue Reading

CAJAZEIRAS E REGIÃO

“Não foi ataque”, garante Facebook sobre instabilidade de redes sociais

Published

on

Com a instabilidade do Instagram e Facebook – relatada por usuários de todo o mundo – nesta quarta-feira (13/2), o ‘Face’ se pronunciou por meio da sua conta oficial no Twitter. No texto, garante que não foi um ataque DDoS, cujo objetivo é tornar um servidor, serviço ou infraestrutura indisponível.

Leia o comunicado:

“Estamos cientes de que algumas pessoas estão atualmente tendo problemas para acessar a família de aplicativos do Facebook. Estamos trabalhando para resolver o problema o mais rápido possível, mas podemos confirmar que o problema não está relacionado a um ataque DDoS”.

O Facebook, o Instagram e o WhatsApp (também instável, para alguns usuários) são do mesmo grupo empresarial. No primeiro, algumas pessoas relataram não poder comentar ou publicar conteúdo. No segundo, aparecem mensagens como “Erro de rede desconhecido”, além de ferramentas como o “Stories” e o “Direct” também apresentarem problemas.

Faça um comentário
Continue Reading

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Prefeitura entrega 189 imóveis reformados do Morar Melhor hoje (13) no Subúrbio

Published

on

O prefeito ACM Neto entrega hoje, às 18h, 189 casas reformadas pelo Morar Melhor na Rua Litoral (Areal), em São João do Cabrito, no Subúrbio Ferroviário. Antes, às 17h30, o prefeito vistoria as obras de reforma de outros 392 imóveis, na Rua Bananeiras (próximo  àloja Mariposa e ao bar do Gentil), em Plataforma. O vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas, Bruno Reis, participa dos dois atos.

Mais de 80 localidades já foram atendidas em toda a cidade pelo Morar Melhor. Com isso, as reformas beneficiaram 23.500 casas desde o início do programa, em 2015, com serviços como pintura e reboco, troca de esquadrias, substituição de vasos sanitários e pias e recuperação ou troca de telhado.

Para a escolha das regiões beneficiadas, são levados em consideração critérios como a precariedade dos bairros, baseada em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e da unidade habitacional, com base na observação de campo. São considerados a maior predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento, de pessoas abaixo da linha da pobreza e de mulheres chefes de família.

Faça um comentário
Continue Reading

Cajazeiras e Região