Connect with us

Residente há 26 anos da Rua São Paulo, Vânia Ramos, de 30 anos, representava o alívio e a felicidade dos moradores da comunidade localizada no Parque Sílvio Leal, em Cajazeiras VI, com a entrega da geomanta e escadaria com guarda-corpo pela Prefeitura nesta terça-feira (10). O evento teve a participação do prefeito ACM Neto, gestores municipais, lideranças comunitárias e políticas, além da população. Realizadas pela secretarias de Manutenção (Seman) e Cidade Sustentável e Inovação (Secis) – esta última através da Defesa Civil de Salvador (Codesal), as obras de escadaria e geomanta duraram aproximadamente três meses.

“Era algo muito esperado pela comunidade. Aqui antes era só mato e lama. Em 2015, meu pai quase morreu em um deslizamento ali em cima da encosta, que destruiu a cozinha da casa dele. Só tenho a agradecer a Prefeitura por essa obra, que vai dar mais segurança pra gente”, relatou Vânia, ao lado da filhinha Cauane, de 2 anos.

O prefeito lembrou que esta é a terceira vez que é realizada uma inauguração na região de Cajazeiras em uma semana – as outras duas foram o Hospital Municipal de Salvador e a Praça de Cajazeiras XI – e reafirmou a importância de ações para prevenção de ocorrências em áreas de risco. “Já foram investidos milhões em contenção de encostas; adoção da técnica inovadora da geomanta, aplicada em mais de uma centena de locais; e reestruturação da Codesal com investimentos em equipamentos, pessoal, elaboração de planos e trabalho de conscientização das pessoas. Hoje estamos muito mais preparados que no passado para enfrentar situações de risco provocados pelas chuvas”, afirmou ACM Neto.

Ele ainda aproveitou para fazer um apelo à população. “Aqueles que identificarem alguma situação irregular em casa, procurem a Prefeitura para que seja feita uma avaliação do local. Se oferecer riscos, a família será retirada dali e colocada em um lugar seguro, além de ter direito ao Aluguel Social”, completou o prefeito. A pedido dos moradores, foi autorizada a melhoria da iluminação da Rua São Paulo.


Obras – A geomanta inaugurada na região possui área de 1.155 metros quadrados. A obra durou cerca de 90 dias e contou com investimento de R$ 180 mil. Inovadora no país e adotada pela Prefeitura desde 2016, a técnica de proteção de encosta é formada por um composto de PVC e geotêxtil, com cobertura de argamassa jateada.

A estrutura impermeabiliza o talude e erosões superficiais, absorção de águas da chuva e possível risco de deslizamento do terreno. A duração do material é de 5 anos, em média – bem superior ao da lona comum, que é de três meses. A técnica já foi aplicada em mais de 80 encostas da cidade.

SECOM – Secretaria de Comunicação
Telma Novaes e Girlane Effren: (71) 3202-6177

Faça um comentário

O maior Portal de Notícias e Entretenimento de Cajazeiras e região. O que você gostaria de saber "A gente mostra todo mundo vê"

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Operação em Lauro de Freitas deixa dois mortos

Published

on

Uma ação integrada apreendeu pistola, revólver e drogas com quadrilha, na Região Metropolitana de Salvador. A operação ostensiva foi deflagrada, na cidade de Lauro de Freitas, na tarde de sábado (15).

Equipes do Grupamento Aéreo (Graer), da 52ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Lauro de Freitas) e das Rondas Especiais (Rondesp) RMS atuaram, nas localidades de Queira Deus e Pé Preto. Chegando na região, um grupo correu e buscou se esconder das guarnições.

Após cerco, houve confronto e dois homens acabaram feridos e não resistiram. Com eles foram apreendidos uma pistola calibre 380, um revólver calibre 38, carregador, munições, três tabletes de maconha, 29 pedras de crack e uma balança.

O caso foi registrado na 34ª Delegacia Territorial (DT/Portão).

informações do IB

Faça um comentário
Continue Reading

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Primavera no mar leva música a Enseada de São Tomé de Paripe

Published

on

O Subúrbio é mais um dos pontos de Salvador que vai receber o Festival da Primavera. O músico Léo Macedo e convidados vão flutuar na Enseada de São Tomé de Paripe com um show para lá de especial no sábado (22), a partir das 11h. O evento é realizado pelo Grupo Trimar Eventos Náuticos e conta com apoio da Prefeitura, por meio da Empresa Salvador Turismo (Saltur).

O show será voltado para os banhistas da praia e para as embarcações que formarão semicírculo no entorno do palco flutuante. As pessoas presentes poderão sair das lanchas, Jet Skis e pranchas para chegar mais perto do cantor assim como os banhistas em boias ou nadando vão poder curtir o show dentro do mar.

Faça um comentário
Continue Reading

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Homem morto a tiros na Rua Direta de Águas Claras

Published

on

Um homem identificado como Eduardo Silva Santos de 20 anos, foi morto a tiros na tarde de sexta (14), na Rua Direta de Águas Claras o crime aconteceu por volta das 16h30.

Segundo informações a vitima estava em um veículo de transporte por aplicativo quando foi surpreendido. Tabem ficou ferido o motorista, Diego Barreto Santos de 20 anos que foi ser socorrido para o Hospital Eládio Lasserre em Cajazeiras 2 por policiais militares.

O caso é investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP)

Faça um comentário
Continue Reading

Cajazeiras e Região