Connect with us

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Câmara promove Sessão Especial pelo Dia do Músico; Veja as fotos

Published

on

Foto: Reginaldo Ipê

A Câmara Municipal de Salvador realizou, na manhã desta segunda-feira (22), uma sessão especial alusiva ao Dia do Músico. O evento, de autoria do vereador Maurício Trindade (MDB), foi uma homenagem a Adolfo Antônio Nascimento, “Dodô”, e contou com a participação do presidente da Casa, vereador Geraldo Júnior (MDB).

 

Foto: Reginaldo Ipê

 

Técnico em eletrônica, artesão e instrumentista, Dodô foi um dos inventores do trio elétrico do Carnaval da capital baiana, ao lado de Osmar Macedo. Ele era natural de Salvador e faleceu aos 64 anos, em 1978, deixando 11 filhos. Artesão por excelência, ele fabricou a maioria das guitarras baianas do estado até o final dos anos 70.

Presente ao evento, o vice-governador João Leão (PP) afirmou que era amigo de Dodô e Osmar. “E sou um carnavalesco. Trago a esta Casa um abraço do governador Rui Costa nesta sessão em homenagem a Dodô, um grande ícone do Carnaval da Bahia”, pontuou.

Na ocasião, o vereador Cláudio Tinoco (DEM) recebeu o Diploma do Sindicato dos Músicos da Bahia e do mandato do vereador Maurício Trindade pelos relevantes serviços prestados à arte e à cultura baiana.

Também foi homenageado o músico Felipe Leão, filho do vice-governador João Leão. Ele recebeu o diploma das mãos do presidente Geraldo Júnior. Diversos representantes de entidades culturais também foram agraciados com a honraria.

O presidente Geraldo Júnior frisou que sempre teve uma relação de amizade e carinho com os músicos de Salvador. “Ainda mais no momento em que homenageamos Dodô, um homem que deixou uma marca indelével no Carnaval da Bahia”, disse.

Já o vereador Maurício Trindade pontuou que Salvador é a capital nacional da alegria e da música. “Acredito que um dos seus maiores expoentes é Dodô, e por extensão Osmar, Armandinho, Carlinhos Brown e Luiz Caldas. Eles mudaram a maneira de fazer Carnaval, através da criação do trio elétrico, que conquistou a Bahia, o Brasil e o mundo. As pessoas conhecem a nossa musicalidade através desta luta que começou com Dodô e Osmar, lá atrás”, afirmou.

A sessão contou com a apresentação cultural da Associação Mesa de Ogans.

Carnaval

Além das homenagens, um assunto que se fez presente no plenário foi sobre a realização ou não do Carnaval de Salvador em 2022. Maurício Trindade, que também é presidente da Comissão de Saúde da Câmara, destacou a importância do Carnaval para o estado, mas deixou clara a preocupação com as vidas e a tristeza pelos que morreram por causa da pandemia de Covid-19.

“O Carnaval é, sem sombra de dúvida, nossa maior fonte de arrecadação e tem uma participação gigantesca na geração de recursos, emprego e renda. Fizemos essa sessão pensando em homenagear os músicos e todos aqueles que vivem da música, a exemplo dos produtores, promotores de eventos, ajudantes de um modo geral, cordeiros, trabalhadores da reciclagem. E, nesse momento tão delicado, precisamos decidir pelo Carnaval, guardando todos os protocolos da OMS e demais órgãos”, disse o vereador, salientando que é preciso estar atento aos números, pois um novo surto obriga mudanças no planejamento.

Convidados

Também participaram da mesa da sessão Flávio Souza, presidente do Conselho Municipal do Carnaval (Comcar); Washington Paganelli, coordenador executivo do Carnaval; Cristiano Silva, representante da gravadora A&R Manager; Márcio Sampaio, diretor de eventos da Secretaria de Turismo de Salvador (Saltur); Carlinhos Dodô, gestor cultural do Projeto DNA Dodô; Sidney Zapata, vice-presidente do Comcar; e Joca Soares, presidente municipal do PP.

O Dia do Músico é comemorado no dia 22 de novembro, Dia de Santa Cecília, proclamada a padroeira da música pelo Papa Gregório XIII, em 1594. Ela também é conhecida como Cecília de Roma.

Faça um comentário

O maior Portal de Notícias e Entretenimento de Cajazeiras e região. O que você gostaria de saber "A gente mostra todo mundo vê"

Advertisement
error: Copyright © - Grupo Fala Cajazeiras ®