Connect with us

EDUCAÇÃO

Capacita Salvador promove curso gratuito de Hospitalidade

Published

on

Fotos: Bruno Concha/Secom

A sede da ONG A Mulherada, no Centro Histórico, se transformou em sala de aula para dezenas de soteropolitanos que se inscreveram nos cursos do programa Capacita Salvador. A iniciativa, operacionalizada pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), pelo Prodetur Salvador, tem como objetivo oferecer aos cidadãos a oportunidade de se atualizar para oferecer serviços de qualidade a baianos e turistas.

Nesta sexta-feira (21) pela manhã, o palestrante Jorge Freitas apresentou o conteúdo para alunos da turma de Hospitalidade para Profissionais Operacionais. Na ocasião, o instrutor afirmou que, durante as aulas, ele procura diversificar o conteúdo e ir além do atendimento ao turista. “Tento trazer o turismo, mas com comparações de outros serviços. Temos pessoas que trabalham com alimentos e bebidas, restaurantes, que atendem também aos moradores da cidade, então trago experiências mais abrangentes”.

A jovem Daniela Pereira, de 25 anos, mora no Subúrbio Ferroviário e optou pelo curso para aprimorar o currículo com mais conhecimento sobre a área. Ela, que vende produtos diversos de cosméticos e perfumaria, espera com isso melhorar a comunicação e a forma de lidar com as pessoas. “Estou achando a capacitação importante, é significativa para eu conseguir evoluir e o professor ensina bem”.

Aos 26 anos, confeiteiro e dono de bar, Vitor Cerqueira resolveu sair da zona de conforto e ampliar seus conhecimentos. A primeira impressão foi tão boa que, mesmo inscrito na capacitação de Hospitalidade, ele decidiu procurar outros cursos oferecidos, a exemplo de cuidador de idosos, para atuar como voluntário. Inclusive, ele já recebeu até proposta de entrevista de emprego por conta das capacitações.

Sobre a iniciativa, Cerqueira salienta que o material aprendido em sala pode ser colocado em prática em diversos segmentos do mercado de trabalho. “Podemos entrar em hotel, hospital, agregar conhecimentos em todas as áreas, pessoal e profissional. Este diferencial me interessou muito desde o primeiro momento”.

Elma Andrade, coordenadora d’A Mulherada, diz que a oportunidade é de aprendizado e conhecimento com a turma e professores da capacitação. “O instituto está muito feliz em abrigar os cursos, até porque nós também aprendemos com eles. Tem sido uma ótima oportunidade para a ONG”.

Inscrições — Para se inscrever, é necessário ter o primeiro grau de escolaridade completo. Estão previstos cursos de Manipulador de Alimentos, Commis (ajudante de garçom) e Leitura Escrita. Todos os participantes com bom aproveitamento farão parte de um banco de dados que será disponibilizado para os hotéis, bares e restaurantes.

As inscrições podem ser feitas na Prefeitura-Bairro do Centro/Brotas através do telefone (71) 3202-6550 / 6233. Na Prefeitura-Bairro Subúrbio / Ilhas, o contato é o (71)3202-6700, e de Cajazeiras, no número (71) 3202-6292. Em Itapuã, basta ligar no telefone (71) 3202-6600, e na Liberdade / São Caetano o número é o (71)3202-6950.

Objetivo – O programa Capacita Salvador foi lançado em dezembro de 2020 e visa promover a melhoria e qualificação dos serviços prestados pelo setor na capital baiana. A iniciativa deve beneficiar mais de sete mil trabalhadores formais e informais do turismo soteropolitano.

Faça um comentário
Advertisement
Advertisement

politica

AS MAIS LIDAS DA SEMANA

error: Copyright © - Grupo Fala Cajazeiras ®