Connect with us
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Castramóvel realiza atendimentos no Mercado São Miguel na Barroquinha

Published

on

Foto: Bruno Concha/Secom

O Castramóvel, serviço itinerante de castração de cães e gatos, iniciou nesta segunda-feira (10) os atendimentos no Mercado São Miguel, na Barroquinha. O equipamento ficará no local até o dia 4 de março. São realizados cerca de 15 procedimentos de segunda a sexta, das 8h às 13h.

No ano passado, o Castramóvel realizou mais de 12 mil cirurgias na capital baiana. No total, foram dez localidades beneficiadas pelos dois equipamentos mantidos pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

De acordo com a diretora de Proteção Animal (Dipa), Tainara Ferreira, a realização do procedimento cirúrgico traz impactos positivos para a saúde dos pets. “A castração prolonga a vida do animal e faz o controle populacional. Previne doenças como tumores, a exemplo do câncer de mama, nas cadelas ou gatas. O procedimento diminui também a demarcação de território e, em muitos casos, reduz a agressividade do animal”, explicou.

Como agendar – Além da Barroquinha, o Castramóvel também está presente em Pau da Lima, na Rua Pastor José Guilherme de Moraes, 7, próximo à Delegacia Territorial do bairro. Os agendamentos para realização dos procedimentos acontecem via internet e presencialmente (exclusivo para unidade de Pau da Lima).

Os agendamentos virtuais acontecem por meio do email agendamento.dipa @gmail. com . Basta enviar RG e CPF do tutor, comprovante de residência em Salvador, cartão do SUS e cartão de vacina antirrábica do animal atualizada. No dia agendado é realizada a triagem do animal e, caso esteja tudo em ordem com a saúde, a castração é feita em seguida.

Para a marcação presencial na unidade Pau da Lima são oferecidas dez vagas diárias, das 8h às 13h. O animal deve estar em jejum por 12 horas e o tutor deve apresentar os seguintes documentos: RG e CPF do tutor, comprovante de residência de Salvador, cartão do SUS e cartão de vacina antirrábica do animal atualizada.

Faltosos – As duas unidades do Castramóvel registraram um índice de abstenção de 44% nos atendimentos, em 2021. De acordo com Tainara Ferreira, o não comparecimento tira a oportunidade de outros protetores e cuidadores de cães e gatos realizarem a castração dos bichos de estimação.

“É necessário que aquelas pessoas que tenham algum contratempo, ou indisponibilidade de comparecer ao Castramóvel, no dia agendado para fazer a cirurgia, entre em contato com a Dipa, desmarcando o procedimento. Com isso, conseguimos lançar novamente a vaga no sistema, possibilitando que outros interessados possam ter acesso ao serviço”, alerta a gestora.

Para evitar os transtornos, o órgão disponibiliza o canal telefônico através do (71) 3611-7365, exclusivo para desmarcação das castrações. “Quem não puder ir no dia, deve ligar para este número das 8h às 17h, evitando prejudicar o fluxo de marcações”, disse Tainara.

Faça um comentário

O maior Portal de Notícias e Entretenimento de Cajazeiras e região. O que você gostaria de saber "A gente mostra todo mundo vê"

Advertisement