Connect with us
 

FALA MUNICÍPIOS

Com 980 pontos na redação, moradora de Lauro de Freitas é destaque no Enem 2021

Published

on

Foto: ASCOM - Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas

Ex-aluna da rede pública, Érica Natália Santana, de 24 anos, moradora de Lauro de Freitas, foi destaque na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição 2021. A jovem participante marcou 980 pontos na produção textual. Até então, apenas três estudantes baianos oriundos da rede particular conseguiram tirar nota mil na redação do exame. Para alcançar esse resultado, Érica disse que treinou bastante a escrita e gritou de alegria quando conferiu sua nota no sistema.

“Eu não sabia que a nota ia sair no dia 9 [de fevereiro], foi a avó do meu filho que me avisou. Entrei no site, mas a minha nota não aparecia. Fiquei ansiosa e quando foi por volta das 23h eu consegui ver, eu não acreditei que tinha tirado 980 na redação. Fiquei me tremendo e querendo chorar. A primeira pessoa que contei foi a minha mãe, ela estava dormindo e eu a acordei gritando, meus pais e minha avó sempre me apoiaram”, relatou Érica.

O Enem 2021 trouxe como tema da redação a “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”. Com o apoio dos textos motivadores, a candidata a programas como Sisu e ProUni fundamentou seu texto dissertativo-argumentativo com citação de obra literária de Montesquieu, do filósofo Jean-Jacques Rousseau e da Constituição Federal, além de sugerir projeto para o Ministério das Comunicações em sua proposta de intervenção.

Moradora do bairro de Vida Nova, Érica Natália construiu a sua trajetória estudantil na Escola Municipal do bairro, durante o ensino fundamental, e no Ceep/tic (Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação), onde concluiu o ensino médio em 2015. Em 2019, ela conquistou o certificado de técnica em enfermagem.

Esta não foi a primeira vez que a jovem aspirante a um curso de Medicina fez a prova do Enem. Com a boa pontuação, ela sonha com uma vaga nas Universidades Federal e Estadual da Bahia, UFBA e UNEB. “Faço o Enem há 8 anos, mas desta vez me dediquei muito mais, nunca tinha me dedicado tanto quanto neste ano. Eu meti a cara nos estudos”, contou. Mãe de um menino de um ano e 11 meses, Érica enfrentou dificuldades na sua rotina de estudos.

“Meu preparo para o Enem foi um pouco difícil, pois eu só conseguia estudar quando meu filho dormia, aí eu estudava até as 3h da manhã e quando dava 6h eu levantava para trabalhar. Eu treinava todos os dias, enquanto eu trabalhava, eu treinava, esperava meu filho dormir e treinava, eu foquei muito na redação. A minha organização era essa, qualquer tempo livre que eu tivesse eu treinava”, detalhou.

A participante do Enem, Érica Natália é um exemplo de determinação e força de vontade. Ela aconselha para ninguém desistir dos seus sonhos. “A dica que eu deixo para os estudantes é estude, porque ninguém pode fazer isso por você a não ser você mesmo. Se queremos algo, temos que ir em busca mesmo com dificuldade. Estuda que a vida muda

Faça um comentário
Advertisement