Conecte-se conosco

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Com a chuva, Árvore cai e fecha um lado da Av. Assis Valente (Pistão)

Publicado a

em

As fortes chuvas que tingiram Salvador durante os últimos dias, causou estragos também em Cajazeiras. Uma árvore de grande porte caiu  na manha desta sexta-feira (20), interditando parcialmente a Av. Assis Valente mais conhecida como Pistão, que é utilizada por muitas pessoas na prática de atividades físicas durante o dia.

A sirene de alerta instalada em Bom Juá foi acionada na região por volta das 10h. Com isso, moradores da comunidade foram encaminhados para se abrigarem temporariamente na Escola Municipal ACM, na Rua do Ocidente.

Uma outra sirene de alerta, localizada na Vila Picasso, em São Caetano, foi acionada por volta 12h. O local até então acumulou 147,8 mm de água nos últimos três dias. A comunidade foi alertada primeiramente via SMS.

As comunidades de Bom Juá, Vila Picasso, Calabetão, Coronel Pedro Ferrão, Mamede e Baixa de Santa Rita foram mais atingidas pela chuva que está caindo em Salvador, nos últimos três dias, segundo a Codesal. O que esses bairros tem em comum, além dos alagamentos, são as sirenes de alerta instaladas pela Prefeitura de Salvador.

Bom Juá foi o bairro mais chuvoso da cidade. Segundo um levantamento da Defesa Civil de Salvador (Codesal), foram registrados 134,6 mm de chuva nessa região. A Vila Picasso fica logo atrás com 127,4 mm. Essa comunidade tem duas sirenes instaladas.

Os equipamentos servem para alertar os moradores em caso de risco de deslizamento de terra. Caso o alerta toque os moradores precisam sair em busca e abrigo na escola municipal do bairro. Alguns deles foram capacitados pela prefeitura para ajudar na evacuação. A Codesal tem uma escala para avaliar os ricos da chuva que começa com ‘Observação’, ‘Atenção’, ‘Alerta’, e ‘Alerta Máximo’. Tanto Bom Juá como a Vila Picasso estão em situação de alerta.

O Calabetão também tem sirenes e está em ‘Alerta’, depois que 107,8 mm de chuva caiu na região. A comunidade Coronel Pedro Ferrão registrou 104,8 mm, e segue a mesma orientação da Codesal em relação às outras  comunidades.

Os moradores de Baixa de Santa Rita estão em Alerta, depois de 85,2 mm de chuva. Apesar da comunidade de Mamede, no Subúrbio Ferroviário, ter registrado 93,2 mm o bairro é o único com sirene que está em nível de Atenção. A região tem dois equipamentos.

Até as 10h30 o órgão tinha recebido 123 ocorrências. Foram seis alagamentos de área, 33 alagamentos de imóvel, 12 ameaças de desabamento de imóvel, duas ameaças de desabamento de muro, 13 ameaças de deslizamento de terra, duas ameaças de queda de árvore, uma árvore caída, duas avaliações de imóveis alagados, um desabamento de imóvel, dois desabamentos parciais, 47 deslizamentos de terra e duas infiltrações.

Não há registro de feridos. O local com maios número de ocorrência foi São Marcos, com 14 chamados. A Codesal permanece com o plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.

O maior Portal de Notícias e Entretenimento de Cajazeiras e região. O que você gostaria de saber "A gente mostra todo mundo vê"

Advertisement