Conecte-se conosco

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Com fortes chuvas, rio invade condomínio no bairro de Piatã

Publicado a

em

Foto: Reprodução

Parceria

Moradores do condomínio Águas do Jaguaribe, no bairro de Piatã, em Salvador, costumam sofrer bastante nos períodos de chuva na capital baiana e, nesta quinta-feira não tem sido diferente.

A enfermeira e moradora do local, Alziemia Sousa de Paula, 66 anos, informou que a água do Rio Jaguaribe está invadindo sua residência devido à chuva que cai desde a madrugada. Segundo ela, o que está acontecendo é que, com as obras, acabaram desviando o leito do rio. “O rio Jaguaribe está invadindo a minha casa devido a um desvio no leito, feito por conta dessas obras”.

A moradora acusa a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), de não fiscalizar a obra que está sendo realizada.

Nas imagens enviadas pela enfermeira ao PORTAL A TARDE, a água chega a ultrapassar a altura do portão de uma das residências. “Esta tão forte que levou um banco de madeira muito pesado que tinha no jardim da minha casa”, acrescenta.

Em nota enviada ao PORTAL A TARDE, a Conder informou que equipes técnicas do consórcio já estão no local realizando o escoamento da água.

“O objetivo da obra é reverter o histórico de alagamentos e enchentes na região onde está localizado o Condomínio Águas do Jaguaribe, na parte baixa da Orlando Gomes, que inicia na Orla Marítima. Além de ser bem próxima ao rio, essa região com obras em andamento sofre a influência das cheias provocadas pela combinação das fortes chuvas, que ocorrem desde a madrugada desta quinta, e a alta da maré, o que também dificulta o escoamento”, diz a nota

A Conder esclareceu que realiza as obras de macrodrenagem do Rio Jaguaribe, entre as avenidas Paralela (Bairro da Paz) e Orlando Gomes, com a execução dos serviços de aumento da sua seção, aprofundamento e desobstrução do leito, além da proteção das margens, para melhorar a vazão das águas pluviais, para prevenção de desastres naturais.

Codesal

A Codesal (Defesa Civil de Salvador) contabilizou, até o início da tarde desta quinta-feira (8), 138 ocorrências relacionadas à chuva que cai na capital. Segundo boletim do órgão, foram notificados 26 alagamentos de imóvel, um alagamento de área, 14 ameaças de desabamento, 39 ameaças de deslizamento, 11 deslizamentos de terra, uma queda de árvore, além de 37 imóveis alagados.

De acordo com a agência Climatempo, na noite desta quinta o tempo permanecerá bastante instável, com previsão de mais chuva persistente, que pode vir com forte intensidade.

Para sexta, 09, a previsão é de sol com muitas nuvens durante o dia e chuva a qualquer hora.

A temperatura deve variar entre 25º (mínima) e 28º (máxima).

O maior Portal de Notícias e Entretenimento de Cajazeiras e região. O que você gostaria de saber "A gente mostra todo mundo vê"

Advertisement
Advertisement

politica