Connect with us

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Contra o preconceito, Lauro de Freitas sediou 1ª Copa Gay Nordeste

Published

on

Após vencer o Bárbaros Futebol Clube de São Paulo (SP) por 3 a 2, o Bravus FC de Brasília (DF) sagrou-se campeão da 1º Copa Gay do Nordeste, realizada neste sábado (9) e domingo (10). Em clima de lacração, a partida foi disputada na Arena Golaço, em Buraquinho, no município de Lauro de Freitas. Seis times dos estados da Bahia, Sergipe, São Paulo e Brasília – Distrito Federal brigaram pelo troféu Jean Wyllys, uma homenagem ao ex-parlamentar, alvo de homofobia. A 1º Copa Gay Nordeste é uma organização do Dendê Futebol Clube Bahia e apoio da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas.
Após a estreia de sábado (9) com muita fechação e habilidade nos pés, os times jogaram pelas fases semifinal e final neste domingo (10), além da premiação e encerramento. 100 atletas competiram durante os dois dias na modalidade Fut-7, esporte coletivo jogado entre dois times de sete jogadores cada, com a vitória de primeiro lugar para o Bravus FC (DF), seguido dos Bárbaros FC (SP) em segundo, Capital FC (DF) em terceiro, Dendê FC (BA) em quarto, e Natus FC (SP) e Araras FC (SE) nas quinta e sexta posições. O Dendê contou com uma torcida muito especial, as Mães Arco Iris, que vibravam na lateral do campo a cada lance.
Com assistência de materiais e logística, Uilson Souza, secretário Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Setrel), destacou o apoio da Prefeitura e o dinamismo do esporte. “Apoiamos a construção da Copa desde o início. Sabemos que o futebol pode quebrar várias barreiras, se tornando um espaço de inclusão universal. O esporte transforma vidas e aqui pudemos ver exemplos de conquistas e combate a preconceitos” enfatizou.
Lateral do Bárbaros, Alberto Hossoe conta que a Copa Gay Nordeste é o maior campeonato que o time já participou. “Nosso time completa um ano agora em março e é importante estarmos nesses espaços. O mercado esportivo é muito difícil para homossexuais, que existem em times tradicionais e não podem se assumir por questões de contratos e patrocínios. Esta é a nossa luta: diversidade e inclusão” pontuou.
Bola tocada, o zagueiro do Natus, Eduardo Ramos, falou sobre esporte e sexualidade. “Esta Copa e outras ligas são promovidas para dar visibilidade a pessoas que antes eram excluídas apenas por sua sexualidade. Demonstramos não só a competência de jogar, mas de que o esporte é para todos”, ressaltou.
Idealizada pelos jogadores do Dendê FC, a Copa Gay do Nordeste surge com intuito de expandir o esporte para minorias. “Pensamos o futebol como inclusão, e por isso, há mais de um ano começamos a reunir pessoas para criar um time gay. Fomos achando nomes que ajudaram no projeto e logo com a formação do time demos início a construção da 1º Copa Gay Nordeste, em que todos teriam que ser gays, homens trans ou bissexuais. O futebol é um meio de muito preconceito. Aqui, a bola representa o preconceito e nós chutamos ela” frisou Elivelton Brandão, vice-presidente do Dendê FC, primeiro time de futebol formado por homens gays na Bahia.
TORCIDA MUITO ESPECIAL
No passe da bola e cheias de amor, as “Mães Arco-íris” do coletivo de Salvador, demonstraram a força de uma torcida colorida. “Somos mães de LGBT’s e sabemos como apoio e respeito da família condiciona essas vidas. Quando nos tornamos mães por amor, todos os LGBT’s se tornam nossos filhos” disse Cristina Sarmento, integrante do coletivo.
O coletivo é de abrangência nacional e tem representação na Bahia com visando dar visibilidade à importância do amor, aceitação e suporte das mães na luta dos filhos LGBT’s. As mães promovem ações frequentes de combate a LGBTfobia.
informaçõies do Noticia Livre
Faça um comentário

O maior Portal de Notícias e Entretenimento de Cajazeiras e região. O que você gostaria de saber "A gente mostra todo mundo vê"

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Nota Premiada tem ganhador de Cajazeiras e Lauro de Freitas

Published

on

A Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz) divulgou os nomes dos dez ganhadores do sorteio desta quarta-feira (17) da campanha Nota Premiada Bahia, do Governo do Estado. Cada sorteado vai receber um total de R$ 100 mil. Foram contemplados oito moradores de Salvador, dos quais dois de Stella Maris, um do Imbuí, um do Cabula, um de Cajazeiras, um do Acupe de Brotas, um de Marechal Rondon e um de Pero Vaz; e dois do interior, dos municípios de Ipiaú e Lauro de Freitas.

Os resultados podem ser conferidos no site da campanha, e ainda no Instagram (@notapremiadabahia), no Facebook (/sefaz.govba) e no Twitter (@sefazba). Os vencedores foram Rita de Cássia Oliveira Moitinho, William Santana de Morais, Mário César Alves da Silva, Maria Roberto Vieira, Israel Lago Brasil, João Antônio Maciel Maia, Diogo Silva Santos Neri, Alisson de Miranda Castro, Ednaldo Souza de Jesus e Nelson Bello dos Santos Júnior.

Com o sorteio desta quarta, já são 152 ganhadores da Nota Premiada Bahia. Foram 150 prêmios regulares nos últimos 15 meses, e ainda os dois sorteios especiais de R$ 1 milhão realizados em junho de 2018 e em março de 2019. A campanha conta atualmente com 456 mil participantes inscritos no site www.notapremiadabahia.ba.gov.br. Para participar, além de estar cadastrado é preciso incluir o CPF nas compras realizadas em estabelecimentos que emitem a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e).

Os participantes também compartilham suas notas fiscais eletrônicas com 708 instituições beneficentes apoiadas pelo programa Sua Nota é um Show de Solidariedade: quem se cadastra para concorrer aos sorteios deve indicar até duas instituições, uma da área de saúde e outra da área social.

Loteria Federal

Todas as premiações têm como base os resultados da Loteria Federal. Os números dos bilhetes com os quais as pessoas concorrem aos sorteios são divulgados com antecedência no site. Para acompanhar todo o processo, basta acessar a página, fazer o login e, no menu Minha Conta, escolher a opção Bilhetes. A busca pode ser filtrada pelo período de emissão da nota fiscal. Todas as informações estão disponíveis no site da campanha.

Faça um comentário
Continue Reading

CAJAZEIRAS E REGIÃO

BR-324: Tiroteio e prisão após roubo de carro em Cajazeiras

Published

on

Na noite da última terça-feira (16), Policias civis e militares receberam informações do (CICOM) Centro Integrado de Comunicações,  sobre o veículo caminhonete S10, que seguia sentido Amélia Rodrigues.

Um cerco foi montado nas intermediações do posto Serve Bem, onde houve o confronto. Um homem com idade de 29 anos, foi preso acusado de roubar um veiculo no bairro de Cajazeiras  e fugir pela BR-324.

Durante a ocorrência um dos suspeitos foi atingido e encaminhado para o Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana. Outro carro que escoltava a caminhonete conseguiu fugir. “A ação ocorreu muito rápido, quando avistamos o veículo, demos ordem de parada e fomos recebidos a tiros. Revidamos e acertamos um dos assaltantes”, disse o delegado Idelfonso Gomes Monteiro Neto.

 

Faça um comentário
Continue Reading

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Ônibus pega fogo na Avenida Aliomar Baleeiro em São Cristóvão

Published

on

Um ônibus pegou fogo no início da tarde desta quarta-feira (17), na avenida Aliomar Baleeiro, no bairro de São Cristóvão. Não há registro de feridos e ainda não se sabe a causa do incêndio, mas os rodoviários que estavam no veículo suspeitam de uma pane elétrica. O ônibus fazia a linha São Cristóvão/Barroquinha. Com a chegada do Corpo de Bombeiros, por volta das 13h, as chamas foram debeladas.

A Coelba informou que a energia precisou ser interrompida em parte da localidade para que os reparos na rede elétrica pudessem ser realizados. Por volta das 15h uma equipe estava realizando a limpeza da rede. Até o momento do fechamento da matéria o restabelecimento do serviço ainda não havia acontecido e parte do bairro se encontrava sem luz.

 

informações VN

Faça um comentário
Continue Reading
Advertisement

politica

segurança

BORA, BAHÊA!

PRA CIMA DELES LEÃO

Cajazeiras e Região