Conecte-se conosco

SAÚDE

COVID-19: Cajazeiras é o quarto distrito com mais incidência de casos

Publicado a

em

Reprodução

O prefeito Bruno Reis apresentou ontem, 25, o resultado do inquérito epidemiológico da Covid-19 em Salvador, feito pela Secretaria Municipal de Saúde junto com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e de acordo com os dados divulgados, 20% da população soteropolitana já teve contato com a doença. Os dados foram anunciados em entrevista coletiva na plataforma Zoom, e contou com a presença da vice e secretária de Governo, Ana Paula Matos, e o secretário municipal de saúde, Leo Prates. 

A pesquisa foi iniciada em novembro do ano passado com a realização de soroinquéritos nos doze distritos sanitários da capital baiana. O objetivo foi estimar a porcentagem de soteropolitanos com anticorpos para a Sars-Cov-2, além de avaliar a duração desses anticorpos na população estudada, determinar o percentual de infeccões assintomáticas ou subclínicas e analisar se aspectos sociais e demográficos, além de condições de saúde, são fatores de risco.

As primeiras observações apontam que os distritos com mais incidência de casos foram Itapagipe e Liberdade – ambos com 29% da população positivada -, seguidos por São Caetano (26%), Cajazeiras (25%), Itapuã (22%), Boca do Rio (21%), Cabula (19%), Pau da Lima (17%), Brotas (16%), Centro Histórico (15%), Barra/Rio Vermelho (12%) e Subúrbio (9%). Além dos exames, os cidadãos também responderam a questionários abordandos aspectos sociais. 

“Desde a chegada da pandemia sentimos a necessidade de ter a quantidade de pessoas que haviam contraído o coronavírus em Salvador. A ocupação de leitos e o número de óbitos diários, até então, sempre foram os dados que nortearam as nossas decisões. Só que não tínhamos uma base de amostragem da cidade toda”, informou Bruno Reis.

Segundo o democrata, esse inquérito servirá como mais um indicador para auxiliar a administração municipal na implantação de medidas de enfrentamente ao coronavírus. “É como uma pesquisa que foi feita para chegar o mais próximo da realidade do número de pessoas infectadas pela doença” completou.

Ações aplicativas

Tendo base no resultado preliminar do estudo, a prefeitura decidiu pela manutenção dos decretos que determinam medidas restritivas em algumas atividades comerciais de bares e restaurantes em Itapuã e Rio Vermelho, assim como a prorrogação do fechamento de cinemas, teatros e casas de espetáculos. Essas ações serão prorrogadas até o dia 9 de fevereiro. Além disso, Bruno anunciou que não tem necessidade, neste primeiro momento, de suspender outras atividades. 

Outra conclusão tirada pelo inquérito é sobre a possibilidade de imunidade de rebanho em Salvador. Por ter o percentual de apenas 20% da população infectada, a capital baiana segue distante do índice para alcançá-la. 

Isso porque a imunidade coletiva acontece quando uma porcentagem significativa de pessoas – entre 70% a 80% da população – fica imune a uma doença transmissível. Neste caso, mesmo aqueles que não foram infectados ficam protegidos, porque a população com imunidade serve como um obstáculo para a transmissão. 

Situação atual

O prefeito também apresentou dados em relação ao avanço do coronavírus na cidade:  “A capital baiana amanheceu com 67% de ocupação dos leitos de UTI. Ontem (24), quase todos os pacientes da UPAs foram encaminhados a hospitais de campanha. A média móvel de número de óbitos cresceu – eram quatro, cinco por dia, e agora aumentou para 11”, declarou. Ele reforçou a necessidade da população manter os cuidados sanitários para conter a disseminação da doença, como uso de máscara e higienização das mãos. 

Por fim, ele acrescentou que serão abertos mais dez novos leitos no Hospital Santa Clara, no Itaigara, e que a prefeitura permanece investindo na ampliação da testagem para população, através das unidades de saúde, unidades de urgência e emergência, e nos bairros da cidade sujeitos às medidas de proteção à vida. 

Advertisement
Advertisement

politica