Connect with us

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Curso gratuito de defesa pessoal para mulheres abre novas turmas

A Prefeitura abre novas turmas do curso gratuito de Defesa Pessoal e Prevenção à Violência para mulheres neste segundo semestre de 2019. A iniciativa é promovida pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) em parceria com a Guarda Civil Municipal (GCM), e é voltada para o público feminino que passa ou não por situação de violência. As palestras e atividades práticas serão ministradas por guardas municipais e realizadas no Centro de Referência de Atenção à Mulher Loreta Valadares (CRAMLV), localizado nos Barris, e no Centro de Atendimento à Mulher Soteropolitana Irmã Dulce (Camsid), no bairro da  Ribeira.

 

De acordo com a diretora de Políticas para Mulheres da SPMJ, Eurâny Mangueira, o objetivo do curso é trabalhar o controle emocional e o fortalecimento pessoal, além das técnicas de defesa pessoal. “Nosso objetivo ao ofertar esse curso para as mulheres soteropolitanas é ensinar defesa pessoal gratuita para as vítimas de violência doméstica, assim como mulheres egressas do tráfico de pessoas e, de forma preventiva, para aquelas que não passaram por esse tipo de sofrimento. Queremos que elas aprendam técnicas de autodefesa, que muitas vezes não exigem força física, mas sim equilíbrio emocional para que possam solucionar o problema de forma rápida e segura, podendo assim buscar um socorro”, explica.

 

As candidatas podem se inscrever até a última semana de novembro, quando acontece a  formação da última turma. As inscrições podem ser feitas no Centro de Referência mais próximo ou por meio dos telefones (71) 3235-4268 (Loreta Valadares) ou (71) 3611-6581 (Irmã Dulce). É necessário apresentar apenas o documento de identificação com foto e ter, no mínimo, 18 anos de idade.

Programação:

JULHO

– Dias 5 a 7: CAMSID – Ribeira
– Dias 12 a 19: CRAMLV – Barris
– Dias 19 a 26: CAMSID – Ribeira

AGOSTO

– Dias 2 a 9: CRAMLV – Barris
– Dias 9 a 16: CAMSID – Ribeira
– Dias 16 a 23: CRAMLV – Barris

SETEMBRO

– Dias 6 a 13: CAMSID – Ribeira
– Dias 13 a 20: CRAMLV – Barris
– Dias 20 a 27: CAMSID – Ribeira

OUTUBRO

– Dias 4 a 10: CRAMLV – Barris
– Dias 11 a 18: CAMSID – Ribeira
– Dias 18 a 25: CRAMLV – Barris

NOVEMBRO

– Dias 1º a 8: CAMSID – Ribeira
– Dias 18 a 25: CRAMLV – Barris
– Dias 25/11 a 2/12: CAMSID – Ribeira

 

Faça um comentário

O maior Portal de Notícias e Entretenimento de Cajazeiras e região. O que você gostaria de saber "A gente mostra todo mundo vê"

Advertisement

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria da Educação do Estado inicia novo ciclo do Aulões ENEM 100%

Com o auditório da Secretaria da Educação do Estado (SEC) ocupado por estudantes de oito colégios da rede, foi iniciado, nesta segunda-feira (15), mais um ciclo dos Aulões ENEM 100%.  Promovida pela própria SEC, a ação é realizada a cada ano letivo com o objetivo de ampliar as oportunidades de aprendizagens de competências cognitivas e socioemocionais dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio e da Educação Profissional, com foco na melhoria do desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A aula de abertura contou com as presenças do secretário Jerônimo Rodrigues. Para alcançar o maior número de estudantes da rede, os aulões estão sendo transmitidos, ao vivo, pelo Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).

Um momento de música, com voz e violão, marcou o começo dos Aulões que prosseguem até sexta-feira (19), envolvendo, diariamente, 320 estudantes dos seguintes colégios estaduais: Alberto Santos Dumont, Heitor Villa Lobos, Eduardo Baiana, Central, Senhor do Bonfim, Bolivar Santana, Cesare Casale e Dona Mora Guimarães. Durante a semana, os estudantes destas unidades escolares vão ganhar reforço de conteúdos voltados às provas do ENEM nas disciplinas de Língua Portuguesa, Redação, Matemática, História, Geografia, Biologia, Química, Física, Sociologia e Língua Inglesa.

Empolgado com a novidade de assistir a uma aula diferente, fora da sala de aula, o estudante Vitor Saraiva, 17, do Colégio Estadual da Bahia – Central, localizado no bairro de Nazaré, em Salvador, falou sobre a sua expectativa para o ENEM. “Acho muito interessante uma iniciativa como esta, porque a fase que estamos é de muita tensão e este aulão nos traz não só a revisão de conteúdos voltados para as provas do exame de uma forma descontraída, como ensinamentos interessantes, tipo saber aproveitar melhor o tempo de estudos e controlar o nervosismo na hora H”, disse o aluno, que pretende seguir a carreira de Direito.

O estudante Patrick Wenderson, 18, do Colégio Alberto Santos Dumont, situado em Pirajá, na capital baiana, também estava entusiasmado. “É uma forma diferente de assimilar os conteúdos do ENEM e aqui a gente ganha novas experiências de um jeito mais divertido, justamente por ser um momento de aprendizado e descontração, junto aos colegas”. O professor de Química, Ricardo Barreto, do Colégio Central, também elogiou a iniciativa da SEC. “É a minha primeira participação no Aulões ENEM 100%, e já percebo o quanto é interessante a ação de trazer estudantes do 3º ano para uma aula diferenciada para se preparar para as provas do ENEM”.

O secretário Jerônimo Rodrigues interagiu com os estudantes, enfatizando a importância do projeto da SEC não só para a realização das provas do ENEM, mas também como um aprendizado que levarão por toda a sua trajetória. “Me sinto muito orgulhoso de estar com meus colegas dirigindo este projeto. Nós, que somos educadores, sabemos o quanto faz a diferença estarmos juntos. Uma agenda como esta tem diversos significados. Ela não vai acontecer apenas na Secretaria e apenas

aqui em salvador. A Secretaria está fazendo isto por todo o Estado. Estamos aqui utilizando como um pretexto forte, importante, que é o ENEM. Mas nós sabemos que não é só para o exame. Esperamos que o que será aqui aprendido seja carregado para o resto da vida. Por mais que temos a capacidade, a gente precisa fazer uma boa revisão. Este é um momento, também, de aprendermos a organizar a nossa vida, o nosso tempo e nos prepararmos para chegar nas provas tranquilos”.

A superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Manuelita Brito, também destacou a importância da ação pedagógica. “Hoje a gente começa a temporada de aulões, que é uma ação estratégica da Secretaria e que vai do início ao final do ano letivo. Esta é a terceira etapa, a presencial, com a mobilização dos estudantes que têm como foco o ENEM. Esta concentração é muito importante na vida deles. Até outubro teremos recebido 6.400 estudantes na SEC. Esta aula diferenciada traz o sentimento de irmandade, de que eles não estão sós, que estamos na torcida com eles. Quando os estudantes estão entre os seus pares e tem aula diferenciada, intermediada com música, meditação, eles aprendem técnicas para chegar no dia das provas menos ansiosos”.

Programação – Os aulões prosseguem nos seguintes períodos: de 19 a 23 de agosto; de 23 a 27 de setembro; e de 7 a 11 de outubro, nos turnos matutino (das 9h às 12h) e vespertino (das 14h às 17h), no auditório da SEC, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). A ação pedagógica da SEC abrangerá, no total, 160 unidades escolares de Salvador e da Região Metropolitana de Salvador, contemplando 6.400 alunos. As provas do ENEM 2019 serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro.

Com os objetivos de orientar, mobilizar e fomentar a participação dos estudantes que estão concluindo o Ensino Médio no Exame Nacional do Ensino Médio, com vistas no seu ingresso nas instituições de Ensino Superior, o projeto ENEM 100% envolve, além dos aulões, o Redijaê, que é uma ação para fortalecer a produção textual por meio da Sala de Aula Virtual (Google Classroom), com foco na melhoria da proficiência escrita dos estudantes. Os temas sugeridos nas redações do Redijaê deste ano são: “Direitos e deveres do cidadão no Brasil contemporâneo”; “O mundo do trabalho e as perspectivas de futuro”; e “Imigrações e a crise dos refugiados”.

 

Fotos: Claudionor Jr

Faça um comentário
Continue Reading

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Divulgado resultado preliminar de prova do concurso da Prefeitura

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), divulgou no Diário Oficial do Município desta quinta-feira (11) o resultado preliminar da prova objetiva do concurso público para os cargos de agente de fiscalização, agente de salvamento aquático, agente de trânsito e transporte, guarda civil municipal e fiscal de serviços municipais.

O resultado faz parte do primeiro edital do certame, no qual foram destinadas 98 vagas, e contém o nome, número de inscrição, data de nascimento e nota dos candidatos que disputaram tanto na modalidade de ampla concorrência como nas de pessoas que se declararam com deficiência e negros. A remuneração para as funções chega a R$ 4.718,39 e carga horária de 40 horas.

O cronograma para as próximas etapas do concurso também foi divulgado hoje pela Fundação Getúlio Vargas, organizadora do certame. No dia 22 sai a publicação do resultado definitivo da prova objetiva e a acontece a convocação para o Teste de Aptidão Física  (TAF). A aplicação do TAF ocorrerá dos dias 28 de julho a 7 de agosto na Escola de Formação Complementar do Exército, na Pituba; e 8 e 9 de agosto na Arena Aquática de Salvador, também na Pituba. A necessidade de realização do TAF é exclusiva para as áreas de Agente de Trânsito e Transporte, Agente de Fiscalização Municipal, Agente de Salvamento Aquático, Fiscal de Serviços Municipais e Guarda Civil Municipal.

A relação dos candidatos convocados para o Teste de Aptidão Física, bem como os horários agendados para a realização de cada um dos testes da etapa e o horário de comparecimento dos candidatos, será divulgada após a publicação do resultado definitivo da prova objetiva. É de inteira responsabilidade dos candidatos acompanharem a publicação das informações relativas aos critérios, data, horário e convocação para realização da prova no site da FGV.

Editais restantes – As provas do concurso público da Prefeitura foram aplicadas em junho passado, visando preenchimento total de 368 vagas, provenientes de três editais. Além do primeiro edital – que envolveu seleção para funções de agente de fiscalização, agente de salvamento aquático, agente de trânsito e transporte, guarda civil municipal e fiscal de serviços municipais -, o segundo edital oferta 150 vagas de professores municipais, com remuneração que chega a R$ 3.603,80 e carga horário de 20 horas ou 40 horas.

 

Já o terceiro e último edital contempla o preenchimento de 120 vagas para médico, assistente social, psicólogo, engenheiro civil, engenheiro eletricista, engenheiro/arquiteto e – pela primeira vez na administração municipal, os cargos de gestor público, médico perito, médico do trabalho, técnico de enfermagem do trabalho e técnico em segurança do trabalho. Todas com carga horária de 20, 30 ou 40 horas e remuneração de até R$10.902,71.

O resultado das provas desses dois editais restantes será divulgado nos próximos dias.

Registros – No total, 99.145 pessoas participaram do concurso para a Prefeitura de Salvador, em 18 cargos e 12 áreas, nível médio, técnico e superior. Dessas quase 100 mil inscrições, 40.175 foram para Guarda Civil Municipal, o que representou, aproximadamente, 41% dos registros.

Outras carreiras bem procuradas foram as de Agente de Trânsito e Transporte, com 19.379 inscritos (19,5%); Professor de Educação Infantil – 40h, com 5.611 (5,6%); Professor de Educação Infantil – 20h, com 5.067 (5,1%); e Assistente Social, com 4.931 (4,9%).

Os novos postos vão representar um investimento de R$ 23,3 milhões para reforçar as áreas estratégicas e prioritárias do Executivo municipal.

Faça um comentário
Continue Reading

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Últimos dias de inscrição para cursos técnicos de nível médio na rede estadual de ensino

Os jovens e trabalhadores que desejam fazer um curso técnico de nível médio na rede estadual de ensino e ampliar as oportunidades de acesso ao mundo do trabalho devem ficar atentos ao calendário de inscrição e de matrícula da Secretaria da Educação do Estado. Estão sendo ofertadas 20 mil vagas para duas modalidades de ensino. São 12.510 vagas na forma de articulação Subsequente ao Ensino Médio, ou seja, para aqueles que já concluíram o Ensino Médio e querem voltar a estudar, e que precisam fazer a inscrição, até domingo (14), no Portal da Educação e participar do sorteio eletrônico. 

As outras 7.720 vagas são para cursos do PROEJA Médio, direcionadas a aqueles com mais de 18 anos, que concluíram o Ensino Fundamental. Para este público, a matrícula será feita nos dias 18 e 19 de julho, diretamente nas unidades escolares ofertantes de Educação Profissional. As vagas são para os Centros Estaduais e Centros Territoriais de Educação Profissional, além de unidades compartilhadas na capital, e em mais 97 municípios dos 27 Territórios de Identidade. A relação completa está disponível no Portal da Educação.

Ao todo são 45 cursos disponibilizados, a exemplo de Administração, Segurança do Trabalho, Logística, Meio Ambiente, Agroecologia, Agropecuária, Enfermagem, Nutrição e Dietética, Análises Clínicas, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Contabilidade, Farmácia, Química, Cozinha, Alimentos, Panificação, Recursos Humanos, Edificações, Desenho da Construção Civil, Rede de Computadores, Secretariado, Conservação e Restauro, Artes Visuais, Instrumento Musical, Documentação Musical e Regência.

A matrícula para as duas formas de articulação será realizada, presencialmente, no período de 18 e 19 de julho. Os estudantes que se inscreverem para o sorteio eletrônico devem ficar atentos para a divulgação da lista dos classificados, conforme o número de vagas por unidade ofertante, no dia 16 de julho, no Portal da Educação. No ato da matrícula, o estudante deve apresentar documentos como o original do histórico escolar; originais e cópias da cédula de identidade ou certidão de registro civil; do CPF; e do comprovante de residência. Nos dois casos, as aulas serão iniciadas no dia 29 de julho.

Acesse o edital e as unidades ofertantes com os respectivos números de vagas no Portal da Educação: www.educacao.ba.gov.br

Faça um comentário
Continue Reading

Publicidade:

Anúncio
Advertisement

politica

BORA, BAHÊA!

PRA CIMA DELES LEÃO

Cajazeiras e Região