Connect with us

POLÍTICA

Edvaldo Brito é homenageado em tributo a Mandela

Published

on

O vereador teve sua trajetória enaltecida durante as comemorações do TRE para o Dia da Consciência Negra

O jurista, professor e vereador Edvaldo Brito (PSD) foi uma das três personalidades homenageadas, nesta segunda-feira (18), na solenidade Tributo a Mandela, no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, em comemoração ao Dia da Consciência Negra. Brito recebeu a Medalha do Mérito Acadêmico Eleitoral Ministro Francisco Peçanha Martins pelos seus mais de 60 anos em sala de aula ensinando Direito e exemplo à sociedade.

No discurso, o vereador destacou a sua origem humilde, as dificuldades para estudar e a necessidade de políticas afirmativas para que os negros possam ascender socialmente. Chamou a atenção para a cultura baiana, que “enaltece a negritude na literatura, na música e nas demais artes quando o interesse é ganhar dinheiro, mas no dia a dia a realidade é cruel, com muita discriminação e negação”.

O parlamentar recordou que nos primeiros concursos dos quais participou na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e na Universidade São Paulo (USP), conquistou as maiores notas, e, no entanto, foi preterido por ser negro. Destacou também a sua luta para a valorização e o reconhecimento das religiões de matriz africana e relembrou o encontro com Nelson Mandela no Palácio do Planalto, em 1998.

“Foi o sonho de uma lavadeira de roupas que me fez chegar até aqui, a estar nesta mesa, nesta solenidade ao lado de tantos ilustres que também defendem a promoção da igualdade racial, como o ministro Ricardo Lewandowski, que teve um voto exemplar na relatoria das ações que contestavam as cotas raciais, e o professor de Harvard, Mark Tushnet, um especialista em políticas afirmativas, meus colegas nesta homenagem”, concluiu Brito, que foi aplaudido de pé.

Faça um comentário

O maior Portal de Notícias e Entretenimento de Cajazeiras e região. O que você gostaria de saber "A gente mostra todo mundo vê"

POLÍTICA

Deputados baianos estão entre os monitorados pelo governo Bolsonaro

Published

on

Seis deputados federais baianos estão inclusos na lista de 116 políticos que tiveram redes sociais monitoradas pelo Palácio do Planalto, com uso de dinheiro público. A informação foi revelada na coluna de Guilherme Amado, na revista Época. 

Os parlamentares baianos que tiveram suas redes sociais monitoradas são: Afonso Florence (PT), vice-líder da oposição na Câmara, Bacelar (Podemos), Daniel Almeida (PC do B), Dayane Pimentel (PSL) Eduardo Costa (PTB) e Jorge Solla (PT). 

Destaca-se que, dos seis listados, metade fazem parte do PT e PC do B, partidos que fazem oposição ao governo: Afonso Florence, do PT, é vice-líder da oposição na Câmara dos Deputados. Também é notável a presença da deputada federal Dayane Pimentel, do PSL, que, assim como muitos na sigla, rompeu com o presidente Jair Bolsonaro.

Ainda de acordo com a coluna, relatórios desse monitaramento foram produzidos entre os meses de fevereiro a abril deste ano, a pedido da Secretaria de Governo e da Secretaria de Comunicação (Secom). Foram alvos 105 deputados, nove senadores, uma deputada estadual e um vereador. 

Jornalistas também foram alvo da fiscalização, segundo o colunista. A Secom chegou a comparar, com o documento intitulado “Monitoramento de Redes Sociais”, o alcance dos perfis da coluna de Guilherme Amado e do jornalista Ricardo Noblat no Twitter com o de Jair Bolsonaro (sem partido).

Alegando que os documentos são sigilosos por se tratar de “trabalho autoral” da empresa contratada para o serviço, o Planalto não comentou sobre o monitoramento.

Faça um comentário
Continue Reading

POLÍTICA

ACM Neto mostra otimismo com a retomada das praias

Published

on

 

O prefeito ACM Neto, em coletiva de imprensa na quinta-feira, 19, afirmou que a retomada das praias, após ele ter liberado a abertura delas aos sábados, ocorre de forma adequada, e se diz satisfeito com o comportamento da população com as flexibilizações na cidade.  A coletiva aconteceu durante a assinatura da ordem de serviço para a construção de um Centro Especializado Odontológico em Periperi

Ele também ressaltou que a prefeitura estava ciente de que a abertura do Porto da Barra atrairia muitas pessoas, no entanto, avaliou que o uso das praias pelas pessoas era “cuidadoso e adequado”. Embora tenha exceções com dias críticos, eles seguem monitorando a situação: “Vamos seguir acompanhando. Quando for permitido liberar domingo e feriado, irei liberar. Se tiver que voltar atrás e fechar, não hesitaremos”, declarou. 

Faça um comentário
Continue Reading

POLÍTICA

Planos de Lula para morar em Lauro de Freitas foram adiados

Published

on

Foto: Reprodução Internet

Por conta do preço alto do aluguel, devido a proximidade do verão, o ex-presidente Lula decidiu prolongar sua vinda para Bahia.

Ele viveria no condomínio Busca Vida, localizado em Lauro de Freitas, o apartamento de quatro quartos, área de lazer e piscina, mas não luxuoso, já tinha sido escolhido, a expectativa é se mudar só após o verão passar, para ver as mudanças de preços.

 

 

Faça um comentário
Continue Reading

AS MAIS LIDAS DA SEMANA

error: Copyright © - Grupo Fala Cajazeiras ®